Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Tim Schafer fala do Brasil, criação de games e realidade virtual

Uma lenda viva dos games falando com exclusividade

O Brasil vai receber em abril Tim Schafer, um dos maiores desenvolvedores de games de todos os tempos, que visitará o país para o evento Geek & Game Rio Festival. No dia 21, o criador de jogos como Day of the Tentacle, Brütal Legend, Psychonauts e muitos outros vai palestrar para fãs e criadores de jogos, contando um pouco de sua carreira e de sua experiência. Também é a primeira vez que ele vem ao Brasil e está muito curioso com o que espera por ele no Rio de Janeiro.

"Eu nunca estive no Brasil e ouvi ótimas coisas a respeito das pessoas e da beleza do país. Sempre tivemos muito apoio desde a década de 1990 quando traduzimos games para o português", conta Schaffer em entrevista exclusiva ao IGN Brasil. "[Grim Fandango] foi uma das melhores traduções que já fizemos. estou ansioso para conhecer parte da comunidade. Já tivemos e temos brasileiros trabalhando na Double Fine [seu estúdio] neste momento".



Ele também falou das mudanças no mercado nesses 30 anos em que ele está em atividade: "Tudo mudou porque costumava ser um hobby de algumas crianças espertas. A principal mudança para os desenvolvedores é a interação com a comunidade. As coisas estão muito mais transparentes e há uma comunicação aberta entre quem faz o jogo e quem os joga". Para Schafer, os criadores podem escutar mais opiniões durante o processo de desenvolvimento e também mudar o conteúdo do game.

Tudo mudou porque costumava ser um hobby de algumas crianças espertas. A principal mudança para os desenvolvedores é a interação com a comunidade.


Por conta disso, o desenvolvedores brasileiros, segundo ele, têm muito mais oportunidades hoje. "Acho que nunca esteve tão fácil para pessoas que simplesmente tem uma ideia criativa, mas que não desenvolveram a técnica. Você pode assistir a um tutorial no YouTube ou instalar uma engine que já existe, como a Unreal ou a Unity, para fuçar com suas próprias ideias e se expressar criativamente".

Eu não sei se todos os jogos vão ser em VR, mas isso veio pra ficar e é uma maneira muito interessante de contar histórias e de criar gameplays.


Falando sobre realidade virtual, Schafer afirma que o que a Double Fine deseja é teletransportar as pessoas para um mundo de fantasia. "Queremos trazer você para o mundo que inventamos e fazer você ficar lá o maior tempo possível. E o VR faz isso facilmente". Embora acredite que há espaço para os games tradicionais -- "eu nunca disse 'todos os games agora serão em realidade virtual" --, ele ainda quer tentar e ver o que acontece. "Eu não sei se todos os jogos vão ser em VR, mas isso veio pra ficar e é uma maneira muito interessante de contar histórias e de criar gameplays.

Serviço

O que é: Geek & Game Rio Festival 2017;

Quando é: 21 a 23 de abril;

Onde: no Riocentro -- Av. Salvador Allende, 6555 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro;

Ingressos e mais informações: no site oficial.

Fonte: Br/Ign

Comentários

02 Mar, 2017 - 14:35

Comentários