Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Vulkan, DirectX12 e Crossfire entenda como isso pode afetar os seus FPS

Aviso: Antes de começarmos, vou apenas explicar que toda a informação contida neste post, advem de minha própria experiência como desenvolvedor utilzando um sistema Multi-GPU da AMD (neste caso o Crossfire). Não sei explicar certo se tudo o que esta aqui, aplica-se também as tecnologias Multi-GPU na Nvidia (o SLI), então se alguém puder confirmar, por favor poste nos comentários para que eu possa atualizar o post.

Dadas as explicações, vamos ao que interessa.

Montar um sistema Multi-GPU pode ser um investimento caro, e que deve ser cuidadosamente planejado pelos Gamers, e que pode sim trazer resultados incríveis, chegando e alguns casos a dobrar a taxa de FPS de um game. MAS existem uma série de linhas miúdas que as empresas de Hardware que esquecem de explicar aos consumidores antes que eles possam fazer a compra, ou que por vezes passa batido em meio a todo o planejamento de hardware.

E talvez o mais importante fato dessa lista, se refere as novas API's de desenvolvimento, o DirectX12 e o Vulkan. Em geral uma API é uma "camada" de código que existe entre o sistema operacional e o hardware, e que neste caso faz as coisas aparecerem na tela. A agora estamos entrando em uma nova era para o processamento gráfico, onde novas API's "de baixo nivel" tem aparecido, e renovado o vigor do mercado.

O problema, é que nem o DirectX12 nem o Vulkan são compatíveis com a tecnologia Crossfire, ou seja. Se você for jogar Doom, utilizando o crossfire AMD, e abrir o seu gabinete, perceberá que somente UMA GPU está trabalhando. E isso se repete a qualquer jogo que utilize o DX12 ou OpenGL. Sendo que o Crossfire funciona efetivamente bem apenas em games feitos com DX11, o que pode explicar o escândalo por trás do lançamento do Quantum Break na Steam, que tinha performance superior no DX11.

O problema se repete também em jogos que utilizam o OpenGL como API base, exemplo novamente de Doom e Wolfenstein New Order, e tudo o que os drivers "Otimizados" fazem é sorrateiramente desativar uma das GPU's ou fazê-la trabalhar em modo de baixo consumo, e assim fazer o jogo funcionar.

Ao recorrer a o suporte de desenvolvedor da AMD, a resposta que tive a respeito disso foi honesta e direta. O mercado de jogos está lentamente se afastando do conceito de Multi-GPU. E realmente creio que isso seja em parte verdade, provavelmente devido ao alto custo de um sistema desse tipo.

Mas lembre-se, o Crossfire não está morto, ele funciona e funciona muito bem em qualquer game com suporte a DX11. Então se você possuí uma máquina com duas GPU's ou planeja montar uma, procure sempre games que utilizem o DX11, pois o ganho obtido com o Crossfire ainda é bem superior aos benefíos que uma API de baixo nível pode lhe oferecer.

FONTE: R.M.Lehnemann (Autoral)

Fonte:

Comentários

08 Fev, 2017 - 09:35

Comentários