Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Microsoft explica como Game Mode do Windows 10 vai afetar CPU e placa de vídeo



A Microsoft revelou novas informações sobre o aguardado Game Mode, recurso que será implementado ao Windows 10 no futuro, e promete melhorar o desempenho de jogos no sistema operacional.

A ideia da companhia é oferecer ferramentas para que o Windows 10 se torne "o melhor sistema operacional para games da história". O mais interessante é que a Microsoft confirmou que a novidade realmente vai agraciar tanto games da Plataforma Universal do Windows (Windows Store) quanto os Win32 – incluindo aqueles comprados na Steam e na GOG.

"Eu vou dizer que é provável que a gente consiga extrair um pouquinho mais de desempenho no lado da Plataforma Universal do Windows com alguns games, essencialmente por causa da maneira que o Win32 é arquitetado", defendeu Kevin Gammill, gerente do grupo de parcerias do Xbox.

"Sendo específico, não existe maneira, no nível da plataforma, de realmente saber onde um jogo começa e onde termina... Você pode ter um número de serviços do Windows rodando, e nós não sabemos se eles são parte de um jogo ou não, que o game está utilizando-os", continuou Gammill.

"A Plataforma do Windows é um pacote mais contido, e você sabe onde ele começa e termina. Saber o que tem no pacote pode ser um benefício extra, com um desempenho um pouco melhor que o Win32. Mas não existe dúvidas de que o Game Mode pode trazer gigantescos benefícios de desempenho tanto no Win32 quanto na Plataforma do Windows", completou.

Otimizações de CPU e GPU

De acordo com o gerente do grupo de parcerias do Xbox, dependendo de vários fatores, é possível que o jogador tenha processos rodando em todos os núcleos da sua CPU, o que faria a máquina ficar relativamente mais quente.

Quando um jogo está rodando em cima disso tudo, dependendo da arquitetura dele, essas tarefas podem conflitar na utilização de recursos do sistema. Por isso, o Game Mode vai alocar um número de núcleos lógicos apenas para o jogo, enquanto o resto deles ficará apenas para o sistema.

Imagem

Agora existe uma opção Gaming no menu do Windows 10

Ao fazer essas contingências, a Microsoft disse que conseguiu deixar o desempenho mais consistente. Ao separar os núcleos para os jogos, eles ganharam uma margem maior para quando a CPU precisa de mais potência. Isso pode acontecer numa área que tenha muitos inimigos de inteligência artificial, por exemplo.

Algo parecido será feito com a placa de vídeo, que terá seus recursos totalmente priorizados para os games. O sistema vai lidar com isso de maneira bem similar com a maneira com o Xbox One opera quando roda jogos.

Quando lança e como ativa?

O Game Mode será lançado no período do outono no hemisfério sul, que acontece entre os dias 20 de março e 21 de junho de 2017. Para ativá-lo, basta apertar a combinação de teclas "Win + G", que vai abrir a Game Bar. Depois, basta selecionar a opção "ativar Game Mode para este jogo".

Imagem

A Microsoft está trabalhando para criar uma lista de games que vão ativar a função imediatamente, e esse é um dos motivos que o recurso está sendo testado no Windows Insider Preview. A ferramenta vai ter vários estágios de otimização e melhoria com o tempo, e será refinada para trabalhar melhor com recursos como o GeForce Experience e programas de streaming.

Fonte: Adrenaline/Uol

Comentários

26 Jan, 2017 - 13:14

Comentários