Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Vídeo compara os gráficos de Resident Evil 4 Remastered

Resident Evil 4 já tem mais de dez anos e uma grande quantidade de versões, mas ainda não recebemos uma remasterização que seja melhor que o jogo original do GameCube. Quando esta versão para PlayStation 4 e Xbox One foi anunciada, ficamos interessados. Será que o icônico jogo foi finalmente revisitado, revisto e remasterizado de verdade? Ou é apenas um mero port?

Estas versões são baseadas na versão Ultimate HD Edition do PC, baseada no jogo original do GameCube. É importante distinguir isto pois o port para PC original de 2007 é baseado na versão inferior do PS3. Apesar da idade, nunca nenhum dos ports se igualou ao original. Certos efeitos, tais como efeitos de fogo de alta densidade, campo de profundidade e partículas de pó estão ausentes enquanto as cores estão menos saturadas, eliminando o contraste entre luz e sombra. Estas críticas aplicam-se a todas as conversões - mesmo estas novas remasterizações. No entanto, apesar da imagem parecer menos rica, a maioria da experiência está intacta e a maior resolução ajuda a compensar as deficiências.

Desde o início é aparente que a qualidade de imagem não é a esperada. Ambas operam a 1080p mas sem anti-aliasing - algo como FXAA faria uma baita diferença aqui. Combinado com a falta de mip-maps (texturas geradas para combater o aliasing nas superfícies) o jogo sofre com muito aliasing. No GameCube, isto acontecia provavelmente para evitar o blurring do filtro trilinear, mas em consoles modernos é possível usar filtro anisotrópico em mip-maps para criar algo mais nítido e limpo. Mas não acontece.

A qualidade de imagem é compensada com o foco na performance - ambas rodam a sólidos 60fps. Ainda não completamos o jogo, mas jogamos os primeiros capítulos no PS4 e Xbox One sem qualquer trepidação. Tal como a versão para PC que as precede, o código original não foi desenhado para rodar a 60fps e podem surgir problemas.

Análise a vídeo de todas as principais versões de Resident Evil 4 e uma avaliação da qualidade desta mais recente.


Algumas animações ainda rodam a 30fps e parecem desajustadas. Animações de efeitos alpha, como fogo ou água, também rodam a 30fps. Alguns jogadores falaram em problemas com a proporção com que alguns itens surgem, devido ao frame, enquanto outros encontraram problemas na animação acelerada, a mira de Leon move-se muito rápido. Não conseguimos recriar estes problemas, mas existem vídeos que sugerem que a experiência não é perfeita para todos.

É possível escolher entre três tipos diferentes de controle e ao usar o Type 3, que emula o jogo original, a versão para PS4 obriga o uso do R1 e L1 de forma desconfortável. Felizmente, é possível personalizar os nossos controles.

No menu de opções é possível ativar o motion blur, apresentado aqui numa implementação datada que afeta a imagem. Recomendamos jogar com ele desativado - mas é uma desilusão não ver um efeito mais moderno. Também a incapacidade de usar as texturas originais do GameCube é uma desilusão. Apesar dos novos bens serem mais nítidos, a versão para PC permite optar entre os dois.

Fonte: Brasilgamer

Comentários

04 Set, 2016 - 14:35

Comentários