Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Jogadores acusam Bethesda de copiar conteúdo de mod em DLC de "Fallout 4"

Membros do fórum RPG Codex estão acusando a Bethesda de copiar o conteúdo de um popular mod de "Fallout: New Vegas" para a criação de uma das missões do DLC "Far Harbor", de "Fallout 4".

O mod, conhecido como "Autumn Leaves", foi lançando algumas semanas antes de "Fallout 4" chegar às lojas, e coloca o jogador em uma investigação criminal dentro de um Abrigo habitado por robôs. Esta estrutura é bastante semelhante à da quest "Brain Dead", presente em "Far Harbor".

Além do enredo principal, tanto o Codex quanto o modder em questão, conhecido como "BaronVonChateau", deram exemplos de diversas semelhanças presentes nas duas narrativas, desde a importância de moduladores de voz para o caso, até um encontro romântico e discussões sobre arte com diferentes robôs.

Imagem

Imagem de "Brain Dead", uma das missões de "Far Habor" em "Fallout 4



Imagem

Imagem do mod "Autumn Leaves", de "Fallout: New Vegas"

"Nós do Codex sempre falamos como a Bethesda sofre com falta de criatividade, mas este é um novo baixo", escreveu um dos membros do fórum. "Então o que pode ser feito a respeito? Legalmente a Bethesda provavelmente tem direitos para fazer isso. Eu diria que eles deveriam ser humilhados publicamente até creditar [BaronVonChateau]... mas isso requer um megafone mais alto do que o nosso".

O próprio modder procurou ser mais diplomático na sua página de comparações no site ModDB.

"Para ser justo, eu honestamente acho que a Bethesda jogou 'Autumn Leaves', se divertiu muito (espero), e pegou algumas coisas para criar sua própria versão em 'Far Harbor'", escreveu. "E sinceramente acho que não há problemas com isso. Afinal de contas, há diversas inspirações para 'Autumn Leaves' (Asimov, Cluedo, 'Planescape: Torment', 'Arcanum', outros jogos de 'Fallout', etc.) e ser influenciado é parte natural do processo criativo".

"É claro, isso levanta algumas questões: será que modders deveriam receber algum reconhecimento ou compensação da indústria? Como podem estas duas dinâmicas - conteúdo pago e criações gratuitas - deveriam ser gerenciadas? Que tipo de reconhecimento grandes publishers deveriam dar a pequenos criadores? Que tipo de reconhecimento eles podem bancar?"

BaronVonChateau terminou pedindo a jogadores testarem "Autumn Leaves" caso tenham gostado de "Brain Dead", para experienciar a mesma ideia desenvolvida de forma diferente.

O mod pode ser baixado pelo ModDB, sendo necessária uma cópia de "Fallout: New Vegas".

Fonte: Jogos/Uol

Comentários

15 Jul, 2016 - 14:06

Comentários