Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Game of Thrones: Intenso, "The Door" humaniza a série

Cuidado, contém spoilers de Game of Thrones!

O quinto episódio da sexta temporada de Game of Thrones chegou e marcou mais uma vez o tom de encerramento que a série vem apresentando desde o debute do ano seis. Intenso, "The Door" encontrou sua força na humanização de diversos núcleos do programa e no reforço do desenvolvimento feminino que a série tem mostrado.

Humano

"The Door" foi marcado pela humanização de diversos personagens centrais da trama. O episódio já começa com Sansa (Sophie Turner)  se mostrando forte mais uma vez, porém, deixando claro que as feridas físicas e psicológicas que sofreu nas mãos de Ramsay (Iwan Rheon) jamais desaparecerão. Em contrapartida, na mesma cena, Mindinho (Aidan Gillen) percebeu que nem tudo está sobre o seu controle. Provavelmente uma das cenas mais emblemáticas da herdeira Stark.

Arya (Maisie Williams) também sai um pouco de sua frieza incentivada pelos Homens sem Rosto em uma das cenas mais interessantes de toda a série. A apresentação teatral contando toda a história do programa é eficiente não só pra humanizar a personagem através das lembranças do passado, mas também para mostrar um pouco mais da vida e dos costumes de todos aqueles que não estão envolvidos no jogo dos tronos.

Daenerys (Emilia Clarke) também teve seu momento humano, deixando de lado um pouco a sua face conquistadora e mostrando legítima afeição por Jorah (Iain Glen), que sempre esteve ao seu lado. Se "Book of the Stranger" deu a Mãe dos Dragões uma oportunidade de reafirmar seu poder, "The Door" reserva poucos minutos a ela. Minutos, porém, que dão incrível profundidade à personagem.

Imagem

Jornada

George R.R. Martin, D.B. Weiss e David Benioff sempre foram elogiados por abandonarem diversas convenções narrativas em prol de tramas mais realistas. Em "The Door", porém, a presença de arcos que seguem a estrutura da Jornada do Herói de Joseph Campbell fica ainda mais clara. Arya e Bran (Isaac Hempstead Wright) seguem seus caminhos e encontram suas respectivas provações, onde terão que colocar em prática tudo aquilo que aprenderam com seus mestres.

Embora os personagens de Game of Thrones continuem numa área moral cinzenta, é interessante notar que a estrutura do monomito também se faz presente neste universo.

Imagem

Estética

No núcleo dos Greyjoy, Game of Thrones encontra mais uma vez primor estético. O raccord empregado na sequência do batismo de Euron (Pilou Asbæk) dá aos fãs mais perceptivos a oportunidade de abrir um sorriso pelo storytelling visual do episódio. A trilha sonora de Ramin Djawadi consegue mais uma vez traduzir musicalmente toda a atmosfera da série em primor sonoro.

Segure a porta (Hold The Door)

É no núcleo de Bran que "The Door" chega em seu clímax. Desenvolvendo ainda mais a ameaça dos White Walkers, o episódio consegue direcionar mais ainda a narrativa do garoto e já o posiciona como uma figura fundamental na decisão do futuro de Westeros. A emoção toma conta com a explicação do nome e do comportamento de Hodor (Kristian Nairn) e sua morte subsequente.

Imagem

Com momentos marcantes, "The Door" continua uma excelente temporada permeada por momentos grandiosos, icônicos e que empurram as narrativas da série para frente. Dado o que já foi divulgado dos próximos episódios, o sexto ano de Game of Thrones deve seguir o ritmo estabelecido nestes cinco episódios iniciais.

Fonte: Jovemnerd

Comentários

23 Mai, 2016 - 10:19

Comentários