Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Versão 1.4.0 do Cemu, emulador de Wii U rodar jogos a até 50 fps no PC



Lembra que em outubro do ano passado o console mais recente da Nintendo ganhou sua versão emulada para computadores? Na época, o Cemu, mesmo estando em um estágio bem inicial de desenvolvimento, deu uma prévia do seu poder ao rodar de forma rudimentar – com baixa taxa de frames – alguns jogos do Wii U. Agora, com sua atualização 1.4.0 liberada na web esta semana, o emulador mostra uma evolução fantástica e passa a rodar grandes títulos da plataforma com qualidade e fluidez.

Até há pouco tempo, o software criado por Exzap e mantido com a ajuda de mais alguns desenvolvedores se mostrava mais como uma solução conceitual para rodar alguns clássicos do video game da Big N no PC do que um emulador propriamente dito. Isso porque ele exigia hardware de ponta para exibir não muito mais do que o menu inicial dos jogos e acabava travando constantemente. Com o update, o sistema fica bem mais próximo do original, tornando a jogatina não só possível, como agradável.



Como é possível conferir no vídeo logo acima e no topo da matéria, games da casa, como Super Mario 3D World e Captain Toad: Treasure Tracker, são reproduzidos com uma boa quantidade de detalhes no Cemu. De acordo com alguns internautas, máquinas mais robustas estão chegando a rodar a aventura do encanador bigodudo e de seus amigos a cerca de 50 quadros por segundo – uma marca bem impressionante para um emulador com apenas alguns meses de vida.

No caso do badalado e gigantesco Xenoblade Chronicles X, o programa sofre um pouco para colocar na tela uma versão emulada da obra máxima da Monolith Soft. Ok, é possível brincar no mundo do jRPG através do teclado e mouse, mas o fps é consideravelmente mais humilde do que nos títulos anteriores e o número de artefatos e engasgadas, em geral, é bem maior. Ainda assim, não deixa de ser um feito e tanto para Exzap e sua equipe, não é?



Futuro nebuloso

No fórum do NeoGAF e em outras comunidades pela internet, há relatos de que o emulador consegue rodar consideravelmente bem o aclamado Super Mario Maker, embora ele só possa ser curtido no modo offline – o que elimina a chance de experimentar os mapas criados pela galera aficionada pela Big N e por suas criações. Falando na Nintendo, aliás, ainda não se sabe se a companhia japonesa está acompanhando de perto esse crescimento e a onda de melhorias no Cemu.

Partindo do ponto que a empresa não vê problemas em detonar vídeos de gamers no YouTube ou acabar com festinhas regadas a pokémons e que o programa simula uma plataforma atual da marca, as chances são de que alguma atitude judicial vai ser tomada assim que o software se tornar uma ameaça real para os negócios da dona de Mario, Zelda, Metroid e outras franquias. Considerando que o Wii U deve parar de ser fabricado ainda este ano, será que a querida Nintendo vai fazer vistas grossas para essa iniciativa?

Fonte: Games/Tecmundo

Comentários

24 Mar, 2016 - 13:29

Comentários

cabarraws 28 Mar, 2016 20:24 0

bahamut escreveu:sou patreon e ja tenho acesso a essa versão
rodei a 60 fps o New Super Mario Bros U e tbm o Mario Maker, o Zelda WW HD ficou fullspeed (30 fps) em áreas fechadas

https://www.youtube.com/watch?v=1F70qz9nq5c
https://www.youtube.com/watch?v=WKIMPcexGUc
https://www.youtube.com/watch?v=qLMYU1-VcyA

meu pc:
fx-6300
12gb ram
gtx 960

já to até zerando o mario bros u


alguma chance do meu humulde i5 3470 3.2 gtx 960 e 8 GB ram rodar satisfatoriamente??

jaldox 28 Mar, 2016 19:34 0

meu povo do brasil onde acho essa versao do emulador 1.4.0 que nao acho nem a pau na net?? quebrem o galho desse pobre pois nao acho quem quiser mandar pra mim por favor façam essa caridade kkkk!!!

Grilex 27 Mar, 2016 11:08 0

Estou louco para o jogar o Fatal Frame: Maiden of Black Water!

ronaldo8 26 Mar, 2016 20:45 0

só no aguardo da versão 1.4.0 com meu i5 6400 + gtx 960 4gb + 8gb de ram e com new super mario bros u,new super luigi u,mario kart 8,Donkey kong tropical freeze entre outros.

rafaelsantosx 26 Mar, 2016 15:52 0

Não vejo a hora de jogar mario kart no pc

Moises37d 25 Mar, 2016 19:39 0

ia criticar um retardado que falou mer__da nos comentários MAS mudei de idéia, ao invés disso, vou parabenizar os caras. MEUS PARABÉNS, VCS QUE ESTÃO ENVOLVIDO NESTE PROJETO, TEM O MEU RESPEITO, GOSTARIA DE TER O CONHECIMENTOS DE VCS PRA AJUDÁ-LOS, MAS SÓ POSSO DESEJAR SORTE E SUCESSO NESTA DESCOBERTA. MIL PARABÉNS!

bahamut 25 Mar, 2016 16:34 0

pedrojosefino escreveu:
bahamut escreveu:sou patreon e ja tenho acesso a essa versão
rodei a 60 fps o New Super Mario Bros U e tbm o Mario Maker, o Zelda WW HD ficou fullspeed (30 fps) em áreas fechadas

https://www.youtube.com/watch?v=1F70qz9nq5c
https://www.youtube.com/watch?v=WKIMPcexGUc
https://www.youtube.com/watch?v=qLMYU1-VcyA

meu pc:
fx-6300
12gb ram
gtx 960

já to até zerando o mario bros u

Cara onde vc encontrou a rom do New mario U, varri a net completa e não consegui encontrar a rom.

Portal Roms

josuetds 25 Mar, 2016 16:23 0

A ultima versão só está disponivel pra quem ajuda o projeto
https://www.patreon.com/cemu?ty=p

Mr Survivor 25 Mar, 2016 15:54 1

MassacreSK8 escreveu:o q adianta ter o emulador e nenhum lugar pra baixar?? ja tenho inumeras roms e nada do emulador na versão 1.4.0


vi uma noticia se n me engano aqui mesmo, que por enquanto essa versão só ta disponível pra quem ajuda financeiramente, mas vão liberar pra geral nos próximos dias

willjay 25 Mar, 2016 15:39 0

Ghezi escreveu:Do que adianta esse emulador, onde tem jogos de Wii U pra baixar ?


sério mesmo jovem?
É a coisa mas fácil do mundo.
Se pesquisar pelo nome do console + a palavra "ISO" você acha toneladas.

MassacreSK8 25 Mar, 2016 15:18 0

o q adianta ter o emulador e nenhum lugar pra baixar?? ja tenho inumeras roms e nada do emulador na versão 1.4.0

Ghezi 25 Mar, 2016 15:13 0

Do que adianta esse emulador, onde tem jogos de Wii U pra baixar ?