10 curiosidades sobre a série Sonic
Que a série Sonic The Hedgehog é uma das franquias comercialmente mais bem sucedidas de todos os tempos ninguém duvida. Muito raro um jogo do mascote não alcançar pelo menos 1 milhão de cópias vendidas, e até hoje ele é o principal carro-chefe da SEGA em termos de lucro, com a grande maioria dos títulos tendo excelência em qualidade técnica.Claro, vamos excetuar os jogos de Sonic Boom, que são terceirizados e nem são dos desenvolvedores originais. Mas não dá pra estigmatizar uma série inteira por 2 jogos não terem ficado lá essas coisas, né?
Por amarmos o azulão, e também lembrando que virá novos jogos com a aproximação do aniversário de 25 anos do mascote (estes sim, com o pessoal da Sonic Team que sempre desenvolveu os jogos do herói), resolvemos trazer 10 curiosidades sobre a série Sonic, confira!
1 – O Sonic 1 se passa ao longo de um dia
Coincidência ou não, as fases do Sonic 1 para Mega Drive se passam ao longo de um dia inteiro. Green Hill Zone se passa pela manhã, Marble Zone é o início da tarde, Spring Yard Zone é a tarde, Starlight Zone a noite, e a Scrap Brain Zone no início da manhã.
2 – Símbolo da Nike no peito do Knuckles
Na época da produção de Sonic 3, a Nike era uma das patrocinadoras da SEGA, e como parte desta parceria, o símbolo no peito do Knuckles seria o símbolo característico da empresa de tênis. Eventualmente o contrato acabou antes do lançamento do game, então modificaram para o símbolo que conhecemos hoje.
3 – Blaze the Cat foi um dos designs do Shadow
Enquanto a SEGA produzia o Sonic Adventure 2, fizeram vários designs para o personagem do Shadow, e um deles foi o que viria a ser a Blaze alguns anos mais tarde. O ouriço negro surgiu, e a Blaze foi "colocada na gaveta". No entanto, com a produção de Sonic Rush a personagem veio sendo uma gata de outra dimensão. Curiosamente, no primeiro Rush ela serve basicamente como uma rival do Sonic e suas poses lembram as do Shadow.
4 – Inspirações musicais além do Michael Jackson
O chefe E-105 Zeta, batalhado durante a campanha do robô Gamma em Sonic Adventure, é feito de diversos Dreamcasts. Curiosamente, o visual do boss permanece o mesmo em todos os relançamentos do título, incluindo o Sonic Adventure DX para o GameCube, Steam, e mídias digitais em 2010.
6 – Fases inspiradas no mundo real
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City Escape de Sonic Adventure 2 recriada em Sonic Generations.
Uma clara homenagem a São Francisco.
Sabendo que o realismo gráfico funciona para melhores efeitos visuais no mundo tridimensional, a Sonic Team já se aproveitou disso e criou diversos jogos com fases inspiradas na realidade. A mais conhecida é a City Escape de Sonic Adventure 2, sendo um dos cenários mais populares do ouriço.
No entanto, todas as fases de Sonic Unleashed também são inspiradas em pontos turísticos do mundo: Apotos é inspirada na Grécia, Spagonia em cidades europeias, Mazuri na África, Chun-Nan na China, Holoska no Alasca, Shamar em Dakar, Empire City em Nova Iorque e Adabat no Sudeste Asiático.
7 – Hedgehog Engine é o sistema de iluminação mais sofisticado do mundo dos games
Desenvolvido por Yoshihisa Hashimoto ao longo de três anos, o motor gráfico batizado de "Hedgehog Engine" é um grande motivo de orgulho entre os fãs da SEGA. Ele simula o efeito de iluminação global que existe nos filmes de CGI nos gráficos "in-game", proporcionando efeitos de luz e sombra hiper realista aos cenários, o que dá uma qualidade visual impressionante aos jogos do mascote.
A tecnologia foi utilizada pela primeira vez em Sonic Unleashed HD lançado para Xbox 360 e Playstation 3, e os desenvolvedores tinham que distribuir uma única fase por vez em cerca de 100 computadores de última geração que demoravam 2 a 3 dias para darem conta de renderizar toda a potência gráfica. Sonic Generations, Lost World, Mario & Sonic at Sochi Olympic Games, e até Phantasy Star Online 2 utilizam este motor gráfico. Outros jogos podem ter gráficos mais sofisticados que a série Sonic, mas em questão de iluminação, a série Sonic é imbatível.
8 – Série Sonic já entrou no Guiness Book (Livro dos Recordes) várias vezes!
O mascote já conquistou uma vaga no Guiness Book por ter a maior duração de história em quadrinhos baseada em games até hoje, sendo 23 anos de publicações ininterruptas; Sonic Heroes é o jogo de plataforma com maior número de personagens jogáveis, 12 no total; Sonic Mega Collection é a coletânea de jogos antigos mais vendida da história, com 2 milhões e meio de cópias; Sonic 2 é o jogo mais vendido do mascote em um console da SEGA, e diversas outras conquistas.
9 – Música da Marble Zone de Sonic 1 do Mega foi encontrada no Sonic 1 do Master
Quem jogou ambos, sabe, apesar de compartilharem o mesmo nome, o Sonic 1 para Mega Drive é um jogo diferente do Sonic 1 para Master System. No entanto, o que poucos sabem é que a versão do Master veio 6 meses depois do lançamento para o Mega Drive, e ao que tudo indica, inicialmente o jogo seria um "demake" da versão 16 bits.
No entanto, parece que ao longo da produção os desenvolvedores acharam melhor explorar a potencialidade do Master System e do GameGear, e resolveram acrescentar fases diferentes. Curiosamente, hackers encontraram a faixa da Marble Zone, que é uma das fases exclusivas da versão 16 bits, na ROM do Sonic do Master.
10 – Sonic solta "hadouken" em Sonic Chaos
No jogo Sonic Chaos lançado para GameGear e Master System, caso o jogador vá em uma tela secreta de Sound Test e aperte "meia lua pra frente e pulo", ele solta o famoso Hadouken, fazendo uma homenagem aos jogos da série Street Fighter.
junio_26 22 Mar, 2016 11:55 1
silviola 22 Mar, 2016 11:52 0
chucky515 22 Mar, 2016 11:15 0
thiago52192 22 Mar, 2016 11:09 1
Irmãos Brain 22 Mar, 2016 00:51 0
Superego Brain: Aff, agora os fanboy vão acabar com a gente.
starbearer77 21 Mar, 2016 21:38 2