Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Sonic completa 21 anos! Relembre a história do ouriço!

Hoje, um dos personagens mais famosos do mundo dos games completa 21 anos de vida: Sonic, o veloz ouriço azul que é mascote da Sega, comemora os 21 anos do lançamento de Sonic: The Hedgehog, game que se tornou um dos maiores clássicos da geração 16 bits!

Pouca gente sabe, mas a primeira aparição do ouriço Sonic não foi em seu próprio game. Antes disso, ele apareceu em um jogo de corrida para arcade chamado Rad Mobile, também da Sega. Porém, nesta época, o mascote não passava de um chaveirinho, pendurado no espelho retrovisor do carro!

Meses depois, eis que aquele reles chaveiro ressurge em grande estilo no jogo Sonic: The Hedgehog, jogo que alavancou as vendas do recém-lançado Mega Drive, colocando-o em páreo direto contra a então líder Super Nintendo e iniciando a primeira briga séria de plataformas que tivemos.

O icônico design de Sonic foi criado por Naoto Ohsima, embora o criador do personagem em si seja Yuji Naka. Já quem criou os psicodélicos cenários do game foi a dupla Jina Ishiwatari e Reiko Kodama.

Imagem

Entre as bizarrices desta época, uma lenda urbana diz que seus famosos tênis vermelhos foram inspirados nos tênis que Michael Jackson usou na capa de seu álbum Bad. Outra lenda afirma que o Rei do Pop teria sido convidado para compor a trilha de Sonic he Hedgehog 3, mas a parceria não deu frutos por razões misteriosas.

Outro elemento que se destacou desde o primeiro jogo da série Sonic foi sua trilha sonora. Quem cuidou da trilha do primeiro game foi o compositor Masato Nakamura, e algumas músicas se tornaram clássicos atemporais do mundo dos games. Uma destas músicas é a clássica Green Hill Theme.



O primeiro jogo do Sonic foi um divisor de águas no gênero dos games de plataforma. Ao contrário de outros sucessos da época, como Super Mario Bros. ou Alex Kidd, Sonic apresentava uma jogabilidade extremamente rápida, e o jogador era incitado a completar as fases da maneira mais veloz possível.

Claro que nem sempre isso era possível, pois os cenários de Sonic sempre tiveram suas armadilhas, como espinhos, abismos, piscinas de lava escaldante e outros obstáculos que demandavam muita perícia do jogador para serem superados. As fases aquáticas eram um tormento excepcional, pois o personagem ficava mais lento, e tinha de engolir as famigeradas bolhas de ar para não morrer afogado.

Se Mario esteve sempre comprometido em salvar a princesa, a briga de Sonic geralmente envolve salvar seus amigos das garras do perverso vilão Dr. Robotnik (que posteriormente passou a ser chamado de Dr. Eggman). O cumprimento desta missão está geralmente envolvido com as Esmeraldas do Caos, pedras de grande poder mágico que Sonic tinha de recuperar do vilão.

Imagem

Posteriormente, Sonic ganhou uma história melhor desenvolvida, um elenco de apoio (Tails, Knuckles, Amy) e muitos novos movimentos (como o spin dash, que chegou em Sonic 2), além da possibilidade de se transformar em Super Sayaijin Sonic sempre que coleta todas as Esmeraldas. Esta transformação é realmente inspirada por Dragon Ball Z, pois o criador do personagem, Yuji Naka, é fã do mangá de Akira Toriyama.

Aproveitando a onda do sucesso, a Sega investiu pesado "na marca" Sonic: durante a década de 90, o ouriço o ganhou desenhos animados, histórias em quadrinhos, brinquedos variados e muito mais… Sonic ficou tão famoso que virou até troféu do GP da Europa de Formula 1 em 1993, e foi erguido pelo nosso grande piloto Ayrton Senna. Um encontro de dois mestres da velocidade!

Imagem

O início da carreira do Sonic foi sem dúvida bombástico, mas a passagem do tempo não fez bem para o ouriço. Com a chegada do Dreamcast, a Sega decidiu remodelar o personagem, e seu jeito fofinho de antigamente foi substituído por um Sonic mais "cool", mais alto e esguio, com olhos verdes e pinta de bonzão.

Daí para a frente, a carreira do ouriço foi ladeira abaixo, juntamente com a Sega. Ao contrário de outras franquias, a passagem do ouriço Sonic do ambiente 2D para o 3D não foi lá das melhores. Salvo os primeiros jogos da série Sonic Adventure, a maioria de suas aventuras tridimensionais foi lamentável.

Depois que parou de criar consoles, a Sega decidiu apelar, e colocou Sonic em situações deveras questionáveis: o ouriço se envolveu com humanos, virou um "lobiouriço", jogou tênis, participou de olimpíadas, andou de skate, pilotou karts e muito mais. Saíram alguns bons jogos aí do meio, mas muitos deles são abominados pelos fãs do personagem.

Imagem

Foi nesta época também que uma das maiores "guerras" do mundo dos games teve um fim: Sonic e Mario, rivais na geração 16 bits, se tornaram amigos, e protagonizaram alguns jogos esportivos lado a lado. Para os entusiastas da geração 16 bits isso foi um choque, mas os gamers mais jovens sem dúvida não deram muita bola para isso.

Nos últimos tempos a Sega andou tentando reerguer Sonic. Jogos como Sonic Colors e Sonic Generations (que traz de volta o Sonic gordinho da geração 16 bits) conseguiram melhorar o moral do personagem, embora o recente Sonic The Hedgehog 4 não tenha recebido boas críticas, mesmo sendo 2D.

Imagem

Apesar de tantos altos e baixos, Sonic está entre os 10 personagens mais facilmente reconhecíveis do mundo dos games, e sua fama (para o bem e para o mal), continua, bem como sua carreira em jogos próprios, spin offs e títulos variados.

Parabéns Sonic, por seus 21 anos, e que a Sega passe a colocá-o em jogos que façam jus à sua importância incontestável no mundo dos games!

Fonte: Arkade

Comentários

23 Jun, 2012 - 22:47

Comentários

rodrigo4142 25 Jun, 2012 15:16 1

19,65,9,17.........................4,1,2,6,1,9,9,2,1,1,2,4.............

Eu ainda lembro disso ...+ alguém??

luizdeniz 25 Jun, 2012 09:48 0

2 pra cima, 2 pra baixo, 4 pra cima, quem conhece sabe do que estou falando

guih27 24 Jun, 2012 21:18 0

adoro sonic, mais o game que mais marcou minha infancia foi Mario 64.

adolfocesar 24 Jun, 2012 20:47 0

Muito bom o Sonic! Eu gosto do Sonic e do Mário! Achei muito massa os dois em um jogo! E quero que a SEGA continue fazendo jogos do Sonic! Eu sou fã do Sonic e gosto tanto da versão antiga (Gordinho) como da nova (de olhos verdes)! Não sei o que os outros fans querem, mas a SEGA fez bons jogos de Sonic até agora! Só que tem alguns que poderiam ter ficados muito mais legais!

marcio10 24 Jun, 2012 14:09 0

galera eu gosto d + de sonic sou fan de carteirinha tenho todos os jogos dele do pc e emulador, tenho 34 anos e nunca dexei de jogar sonic desde o tempo do mega driver, valeu SEGA parabens SONIC
vc merecer vc e o kara.....

neokira 24 Jun, 2012 00:40 0

ainda bem que vivi essa época.