Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Resident Evil Zero HD para PC mostra como o original foi feito



A versão para PC de Resident Evil Zero HD Remaster oferece apenas pequenas melhorias sobre as versões de console. A apresentação full HD, efeitos e iluminação melhorados, modelos de personagens melhorados e o modo opcional de tela panorâmica oferecem um modo 60fps, e anti-aliasing melhorado - mas não muito. O que fascina nesta versão são os conteúdos do diretório de instalação: Resident Evil Zero HD para PC nos oferece uma ideia de como foi criado o original.

Ao iniciar o jogo pela primeira vez, a definição 60fps exclusiva do PC é a maior diferença para os consoles (existe opção para rodar a 30fps ou valores maiores). Um jogo deste estilo não exige reflexos rápidos, é Resident Evil clássico, onde resolver quebra-cabeças é o principal objetivo. Mesmo com os ângulos de câmera fixos, os movimentos de Rebecca são mais suaves a 60fps, comparados com os 30fps fixos no PS4 e Xbox One - duplicar a atualização é mais suave.

A exceção são os fundos - e é aqui que o diretório de instalação no PC revela sobre como funcionava o original, e como a Capcom aumentou a fidelidade para a remasterização. Dividido por pastas para cada área (tais como Train, Arklay Mountains, ou Chemical Plant) todos os fundos do jogo são na verdade arquivos de vídeo a 30fps, disponíveis para serem visualizados como MP4s individuais em qualquer leitor. É onde podemos observar certos detalhes: primeiro, cada fundo pré-renderizado tem um ciclo de animação de um a dois segundos e apesar do jogo rodar a 1080p, os fundos rodam numa resolução diferente.



O salto para 60fps diferencia a versão PC das versões para PS4 e Xbox One (que rodam a 30fps). Inspecionando a versão para PC, existem outras mudanças - enquanto o diretório de instalação nos dá uma fascinante amostra de como foi criada cada cena.


As propriedades de cada arquivo mostram que a maioria dos fundos (especialmente no comboio) estão guardados a 1588x1392 - para os que jogam a 4:3, significa que terá uma igualdade de pixeis quase de 1:1 na horizontal (as porções laterais da tela são cortadas e os pixeis ativos iguais à resolução de saída. Do resto, o eixo vertical desce de 1392 linhas para 1080, o que não afeta a imagem e na teoria oferece um ligeiro efeito super-sampling nesse eixo.

Existe um pequeno porém: os que jogam a 16:9 preenchem sua tela panorâmica 1920 com um renderizador a 1588. A claridade se mantém bem neste frame, mas significa que os detalhes não são entregues com a precisão do padrão full HD. Quanto à resolução vertical, o modo 16:9 está desenhado para se movimentar para baixo ou para cima em modo panorâmico. Na prática, ao rodar a 1080p no PC, este efeito diminui o problema no que diz respeito à estranha resolução vertical.

Com este arquivo de vídeo como base, foram adicionadas melhorias para dar vida a cada cena. Os fundos são em 2D, mas em cima disto, a Capcom adiciona geometria poligonal, tais como personagens e zombies. Adicionalmente, os novos efeitos de transparência, como fogo e chuva, estão numa camada diferente do fundo e outros elementos.

RE0 HD no PC roda em dois frames diferentes - o valor definido pelo usuário e 30fps fixos para os fundos. O jogo rodando em duas proporções diferentes não distrai (os fundos na sua maioria são estáticos) mas é uma curiosidade que remonta de uma era diferente no design de jogos.

Também é revelador quando olhamos para o menu gráfico do PC. A qualidade das sombras e texturas está aqui (vai de low a high) e o PS4 iguala as duas definições no máximo. Em comparação direta, ambos os consoles utilizam os mesmos bens para os fundos que o PC, e todas as outras facetas estão idênticas. Cada uma roda a 1080p, com novos efeitos de iluminação como brilho, com sombras e texturas de igual resolução, até na qualidade dos efeitos alpha em certas cenas.

Ainda assim existem falhas nos consoles. Ambos não têm os modos AA superiores do PC. Existem três, FXAA padrão que está nos consoles, FXAA3 superior e variantes HQ - esta última lida com o efeito serrilhado nos elementos geométricos, sem produzir o efeito suavizante visto nos consoles. A apresentação no PC é mais nítida, mas é preciso comparar lado a lado para perceber.



Comparamos o original, rodando no Wii, com a remasterização no PS4.


As cutscenes também estão iguais. Em Resident Evil HD Remaster, o PC tinha codificações de maior qualidade para cada sequência em vídeo - reduzindo a compactação. Infelizmente, o bloqueio macro nos bens do PS4 e Xbox One estão no PC, e não existe opção de alta qualidade. O diretório de instalação mostra apenas codificações a 1080p e 720p, nenhuma delas é mais suave. Talvez seja o elemento menos feliz da remasterização, onde os fundos in-game receberem maior cuidado.

Do resto, vale a pena dizer que o nosso PC equipado com um SSD mostrou menos problemas com trepidações nas mudanças da câmera. Os consoles que rodam com os HDDs padrão, podem apresentar trepidações quando os personagens chegam ao limite da tela, mas este problema é minimizado com tempos de carregamentos mais rápidos.

Outro ponto estranho é a ausência de um efeito pós-processamento no PC. Em cutscenes em tempo real, a versão para PC maximizada não tem campo de profundidade nos personagens, como no momento em que Rebecca se encontra com Billy pela primeira vez. É uma implementação simples e é surpreende estar ausente de um dos formatos. Talvez seja um erro que a Capcom não tenha corrigido.

No demais, temos poucas queixas e estamos contentes com os extras no PC - mesmo se não mudarem muito as coisas. É mais suave a 60fps, com um aspecto mais limpo devido à melhor AA - apesar de ocasionalmente falhar com um pequeno efeito. No geral, o projeto é um sucesso nos três formatos e os jogadores podem desfrutar de uma remasterização que respeita muito as escolhas de design do jogo original do GameCube.

Fonte: Brasilgamer

Comentários

22 Jan, 2016 - 18:10

Comentários

morceguinjp2 24 Jan, 2016 14:30 0

Por causa desses remasters resolvi voltar as antigas e lembrei de um jogo classico, dk country. Baixei o dolphin e consegui joga feliz pra kct haha.
[]httpi63.*******.com1ywwh2.jpg[]
Se tive uma traduçao eu jogo esse re.

ndapodmeparar 24 Jan, 2016 00:45 0

e tradução? será q vai rolar?

andreynoob 23 Jan, 2016 23:03 0

Caramba esses consoles não aguentam um jogo desse leve á 1080p 60 fps? eu com minha 760 que é pouca coisa superior ao PS4 rodo tranquilamente.

paulomalluko 23 Jan, 2016 22:52 0

Me lembro quando comprei um Game Cube versão Platinium no final de 2003 por 700 lulas, só para jogar o Resident Evil 4, que era pra ser exclusivo do console só que anos depois saiu em tudo quanto foi plataforma só faltou sair a versão para microondas do game. Depois comprei RE 0 e o Remake e não me arrependi. A Capcom deveria tê-los remasterizado a muito tempo, quem sabe não teriam passado o ultimo ano fiscal no vermelho.

Ale100PreCoxa 23 Jan, 2016 19:43 2

muita exatas pro meu gosto kkkkkk
mas é isso que está dando lucro pra capiqui, os caras pediram inovação mas descascaram o 5 e o 6, sem falar no Operation, aí fizeram o remaster do 1 de gamecube e lancaram o Revelations pra PC e consoles, ficou **** tesão e a galera comprou pakas, então partiu fazer remakes, tem o do 2 vindo que é compra na certa, e que venha o do 3 pra piscar o ânus com o nemesis em Full HD... só não sei onde a Capcom estava com a cabeça ao fazer exclusividade com a nintendo pra lançar a melhor franquia deles em um console que quase ninguém tinha... nem hoje a nintendo dá lucro, imagina em 2002 quando um PS1 custava 600 pelas e um PS2 custava 1300, um GC custava 2000 paus...

thomehhh 23 Jan, 2016 17:44 1

anthonystefanon escreveu:Tinha que fazer Remaster do RE 2 e 3, depois faz reboot do 0 ao 3, com a câmera do RE 4.

tinha que fazer um remaster do RE 2, pra depois fazer um remake do CV, com os elementos gráficos do RE 0. aí pega-se o 1, coloca o nemesis e tira o Mr. X com a roupa da Jill, atingindo assim os 1080fps tão desejados da época do PS1. aí é só colocar tudo num HD-DVD baseado em SSD de 128gb e rebootar tudo com um remaster do Winning Eleven 3 em primeira pessoa visto de cima. Simples :3

Marlon018 23 Jan, 2016 17:21 1

anthonystefanon escreveu:Tinha que fazer Remaster do RE 2 e 3, depois faz reboot do 0 ao 3, com a câmera do RE 4.

Estão fazendo remake do Resident Evil 2, mas não se sabe como será, se será nos moldes do original ou será como os mais novos (a partir do RE4). Não me importo que seja com a câmera no ombro desde que sejam fiéis ao jogo original na questão dificuldade, puzzles e terror.

ºBrunoº 23 Jan, 2016 14:03 1

anthonystefanon escreveu:Tinha que fazer Remaster do RE 2 e 3, depois faz reboot do 0 ao 3, com a câmera do RE 4.


Pela centésima vez: Não tem como fazer Remaster de jogos tão datados graficamente assim. Claramente, o povo não sabe a diferença entre Remaster e Remake!

Já existe um Remake em andamento.

anthonystefanon 23 Jan, 2016 10:50 0

Tinha que fazer Remaster do RE 2 e 3, depois faz reboot do 0 ao 3, com a câmera do RE 4.

mcdyn 23 Jan, 2016 10:44 1

na boa, quero ver quando acabar os clássicos e os remakes, o q a capcom vai fazer com a franquia

remake do remaster? remaster do remake?

só vou jogar isso aí se sair um nudemod pra rebeca Vish!

quem nao jogou esse aí vale a pena, mas só pra quem é de verdade fã da série, quem não é acostumado com resident evil's antigos, vaza fora, porque nao vão gostar

willian157 23 Jan, 2016 10:32 1

Rodando aqui a 4k(DSR) 60fps com uma gtx 970, é impressionante como ficou bem feito esse remaster,os graficos do cenario nao devem em nada pra muitos jogos da atual geração Magico!

Mr Survivor 23 Jan, 2016 10:15 1

Yria escreveu:
7black7metal7 escreveu:Na boa o pessoal dos Graficos.Pra mim essa historia de remake reboot e hd é só besteira.


Depende do titulo, quando se trata de um game da geração passada de um ano atras é realmente besteira, mas esse titulo é do final de 2002, isso realmente é algo que faz diferença, titulos antigos que envelheceram bem merecem sim um remake ou um remaster ou até um reeboot como vai ser o caso do R.E 2.


Concordo, títulos antigos merecem isso, um que torço muito pra ganhar remake é o vigilante 8, embora isso seja bem improvável.

Só lembrando que o RE2 vai ganhar um remake e não um reboot. (ainda bem, a série até o 4 é ótima, incluindo o 4)