Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

5 (vs. -5) Motivos pelos quais Homem-Formiga pode (ou não) ser o Melhor da Marvel



Homem-Formiga está sendo encarado por uma esmagadora maioria dos apaixonados pelo Universo Cinematográico Marvel como o seu filme menos promissor e, talvez o seu próximo fiasco. Enquanto fã do personagem, me pareceu necessário e justo defender a sua primeira aventura nos cinemas.

Conheça agora os 5 motivos pelos quais Homem-Formiga pode ser o melhor filme da Marvel (e 1 motivo pelo qual você talvez devesse ignorar os 5 anteriores):


Imagem

Para começar, nenhum dos dois é um gênio da interpretação. Encaremos: os dois são bem medíocres. Só que ninguém precisa ser brilhante pra ser carismático. Rudd é o mesmo canatrão de sempre em todos os trabalhos que consegue e encarna precisamente o mesmo figurão, e de algum modo, continua sendo carismático. Talvez eu só goste dele porque ele se casou com a Phoebe, não sei. Quanto à Lilly, bem, ela não vai estar sendo Kate e contracenando com Sawyer, mas ainda há algo irresistível sobre ela – talvez seja o simples fato de ela ter sido parte do elenco da maior experiência televisiva que já existiu -. No final, Rudd é monoexpressivo, porém carismático e Lilly é… a Kate. Mas tudo isso é só besteira mesmo, se você quiser um elenco talentoso, espere por um 5 (vs. -5) de Dr. Estranho.

Imagem

Para quem não sabe, heist films são filmes de assalto. O mais popular, provavelmente, é Cães de Aluguel (de quando Tarantino ainda prestava). Um grupo de ladrões profissionais resolve assaltar um banco ou alguma outra fortaleza milionária e algo dá errado. Talvez isso ajude a combater a fórmula de pasteurização da Marvel Studios. Talvez não. Mas não há como negar que a premissa de um filme de super-herói que se vende como um heist film parece interessante, no mínimo. E também não deixa de combinar, já que Lang é, de fato, um ladrão.

Imagem

Descarte os discursos de todos que dizem que ‘ficar pequeno’ não é um super-poder legal: ele é (e demais). O Homem-Formiga é, de longe, o herói com o super-poder mais original que a Marvel estará apresentando nos seus filmes. A razão é bastante simples: uma das mil e uma razões pelas quais os amantes e críticos de cinema atacam os filmes de super-heróis são pela sua proposta de seriedade. Está bem, o que a Marvel vem fazendo se distancia bastante da esdrúxula iniciativa da DC Comics de ser ‘sombria e realista’ (quando nos quadrinhos é tão brincalhona quanto a rival), porém a intenção de ser encarada como ‘cinema para adultos’ ainda existe, e aparentemente só se intensificará. Aqui entra também o grande motivo para se estar empolgado por este filme, que vocês descobrirão abaixo, mas parece estúpido produzir um filme ‘adulto’ sobre um herói que encolhe e se comunica com formigas, certo?

Imagem

Ignorem também quem está enchendo o saco pelo Dr. Hank Pym não estar sob o manto do Homem-Formiga. Precisamente pela vibe da Casa das Ideias nos cinemas ser tão divertida que a presença do personagem é problemático. Pym é um dos poucos super-heróis psicologicamente complexos dos quadrinhos – ou seja, que não dá pra definir entre ‘escoteiro engraçado’ e ‘sombrio e arrogante – e, além de possuir diversos distúrbios mentais e sérios problemas de psique, também teve histórico de violência doméstica. Em outras palavras, o cientista jamais seria completamente aproveitado pelo estúdio como um protagonista, mas provavelmente dará certo como um mentor, já que esse tipo de problema se encaixa no seu passado. Por outro lado, Scott Lang é um sujeito absurdamente carismático e os seus conflitos envolvendo a sua filha Cassie – antes e depois da sua ressurreição – só o enriquecem. E ele é bem poderoso. Aliás, numa série recente ele chegou até mesmo a descobrir diretrizes desconhecidas das Partículas Pym de que nem o próprio Pym tinha consciência. Ao contrário do que todos pensavam, e como Lang descobriu, as Partículas possuem 3 diretrizes: X (controla o tamanho, a única até então conhecida), Y (controla a durabilidade/resistência) e Z (controla a força). Usando as Partículas Pym de uma forma que ninguém antes tinha conseguido, Lang conseguiu espancar e humilhar o próprio Dr. Destino, que havia matado a sua filha. Resumindo: Lang pode não ser tão mentalmente intrigante quanto Pym, porém o seu carisma é muito maior. É só uma pena que o personagem não vá ser ruivo. Estamos precisando de um herói ruivo nos cinemas.

Imagem

Segundo Joss Whedon, o roteiro de Edgar Wright para Homem-Formiga era o melhor que já havia sido escrito para a Marvel. E como o episódio do trenzinho Thomas no trailer parece ter sido inteligente demais para ter sido inventado por um dos band-aids que conseguiram para cobrir a saída de Wright, é possível que ainda existam muitos vestígios da técnica dele no filme. Se você quer entender melhor o que estou dizendo, leia o -5.

Imagem

Não é preciso entender mais do que o básico sobre comédia (ou cinema) para saber que se livrar do Edgar Wright foi a coisa mais estúpida que a Marvel já fez. Aparentemente, Wright foi despedido porque o seu Homem-Formiga estava ‘britânico demais’ – o que já é lamentável, porque os cineastas britânicos são superiores aos estadunidenses -. Como dito alguns pontos atrás, os estúdios liderados por Kevin Feige têm medo de fazer um filme que não tente, mesmo que um pouco, ser encarado como ‘sério’. Mesmo Guardiões da Galáxia tinha o espírito sentimental e açucarado dos americanos). O Homem-Formiga de Edgar Wright possivelmente seria algo como Louie da FX e, como sabemos, os filmes da Marvel estão mais para The Big Bang Theory (eca). E o mais revoltante: Wright é um dos pouquíssimos cineastas mainstream que sabe fazer comédia com técnicas de cinema e não de stand-up. Talvez seja difícil para a Marvel Studios compreender que ser engraçado é mais do que encher um script de one-liners. Se você não conhece o trabalho do diretor ou não sabe muito sobre o assunto, procure pelo vídeo de um sujeito sobre Tony Zhou sobre comédia visual.

(…)

E aí, o que você achou da lista? Os 5 motivos te conquistaram ou o -5 destruiu o seu hype?

Fonte: Overtice

Comentários

27 Jun, 2015 - 10:50

Comentários

Ecthelion 27 Jun, 2015 19:01 1

xandjam escreveu:Mas o universso Ultimate (Supremos) é um universso completamente diferente e nele o Hank e um bacaca, e praticamente um vilão.


Ele matando o Blob é uma das melhores cenas desse universo!

Delutto 27 Jun, 2015 16:26 1

"porque os cineastas britânicos são superiores aos estadunidenses"
eita... só se eles não derem um palpite sequer no script, principalmente nos diálogos, pq se tem uma coisa broxante em filme britânico são os diálogos inúteis, chatos e extensos...
Qanto ao filme, acho que vai ser muito bom sim, se não fizer sucesso,mas provável que seja por esse preconceito aí que se tem sobre o personagem...

xandjam 27 Jun, 2015 11:27 -1

Perdeu toda a credibilidade qdo li "histórico de violência doméstica" E "Scott Lang é carismatico".

Isso daí é argumento de quem não conhece o personagem ou simplesmente não gosta do Hank Pym.

Vamo lá: O Hank escostou na Jan 2 VEZES. Uma no universo tradicional quando eles brigaram e o Hank ja estava com problemas de personalidade, virando o Jaqueta Amarela, e deu um tapa na cara da Jan. E a segunda vez é no universo Ultimate... Nesse univesso sim ele espanca a Jan, e o Steve Rogers acaba descobrindo e da uma surra nele. Mas o universso Ultimate (Supremos) é um universso completamente diferente e nele o Hank e um bacaca, e praticamente um vilão.

Ja o Scott Lang ser carismatico? Com certeza não leem os quadrinhos dele. Personagem completamente sem graça. Não é a toa q revistas no Ant-Man nao fazem sucesso a MUITO TEMPO. Até o Eric O'Grady, q é meio q um vilão, é um Ant-Man mais interessante.

Resumindo: Argumentos falhos, de quem não conhece os personagens e fez pesquisa d Wikipedia