Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Quais recursos seu PC vai ganhar (e perder) ao atualizar para o Windows 10

Se você está usando o Windows 7 ou 8.1, provavelmente já recebeu a notificação "Baixe o Windows 10″ no seu PC: com ela, você pode reservar a atualização gratuita para baixá-la automaticamente quando ela estiver disponível, a partir de 29 de julho.

Você provavelmente já sabe dos novos recursos do Windows 10: a assistente virtual Cortana; o navegador Microsoft Edge; os apps simplificados do Word, Excel e PowerPoint; entre outros. A Microsoft também fez uma lista do que você vai perder: são coisas pequenas, mas é bom ficar atento.

O que há de novo

– menu Iniciar renovado: ele está de volta, agora incluindo blocos dinâmicos, e pode ser redimensionado. Você também pode fazê-lo ocupar a tela inteira – tal qual no Windows 8 – indo nas configurações.

Imagem

– Central de Ações: este recurso veio do Windows Phone, e reúne notificações de outros programas. Você pode realizar comandos direto no painel – dá para atender uma ligação do Skype, por exemplo – e acessar configurações rápidas na parte inferior.

– Microsoft Edge: o novo navegador web é exclusivo para o Windows 10, traz modo leitura e permite fazer anotações à caneta nas páginas. Ele terá suporte a extensões portadas do Firefox ou Chrome e deixa de lado aquelas terríveis barras de ferramentas.

Imagem

– Office: a Microsoft criou apps simplificados do Word, Excel e PowerPoint para fazer edições rápidas em documentos, seja com toques ou com teclado e mouse.

Imagem

– Xbox: você pode gravar e compartilhar vídeos de jogos com o Game DVR, e fazer streaming de jogos do Xbox One no seu computador, caso outra pessoa esteja usando a TV.



– Loja: a loja do Windows unifica apps, música e vídeos. Quanto aos apps, ela vai oferecer programas desktop "empacotados", que não têm acesso profundo ao sistema e podem ser facilmente desinstalados. Ela também oferece apps universais, feitos para rodarem em smartphones e PCs.

– Apps Metro renovados: no Windows 8, há programas que rodam sempre em tela cheia; no Windows 10, eles podem ser redimensionados e tratados como janelas. Além disso, os apps de Música, Vídeo, Clima, Notícias, Email, Calendário e outros foram atualizados com um novo visual.

Imagem

– Continuum: o Windows 10 assume um modo dedicado para tablets quando você quiser. Ele aumenta o tamanho dos botões na barra de tarefas, abre o Menu Iniciar em tela cheia e exibe um botão Voltar universal. Para tablets com menos de 10 polegadas, este modo é ativado por padrão.

Imagem

– Windows Spotlight: este recurso opcional fica na tela de bloqueio e troca a imagem de fundo, exibindo diferentes informações ao longo do dia. Ele também pode exibir sugestões de apps para baixar.

– Cortana: a assistente de voz migrou do Windows Phone para os PCs. Ela responde perguntas, permite ditar e-mails e mensagens – por exemplo, diga a Fulano que vou me atrasar usando o Viber – e exibe informações relevantes ao longo do dia. A Cortana também vai se vincular a apps para iOS e Android. Infelizmente, ela está restrita aos "Estados Unidos, Reino Unido, China, França, Itália, Alemanha e Espanha".

Imagem

– Windows Hello: trata-se de uma forma de fazer login no Windows sem usar senha – basta mostrar seu rosto, sua íris ou sua impressão digital para obter acesso ao sistema. Isto "requer uma câmera infravermelha iluminada especializada para o reconhecimento facial ou detecção de íris, ou um leitor de impressão digital que dê suporte ao Windows Biometric Framework", explica a Microsoft.

– multitarefa e áreas de trabalho virtuais: para alternar entre seus programas, há um novo botão na barra de tarefas. Para organizar seus apps abertos, existe o "Snap Assist": ao arrastar uma janela para a borda direita, ela ocupa a metade da tela, e você recebe sugestões de qual programa deve ocupar o lado esquerdo.

Imagem

Também é possível organizar seus programas em diferentes áreas de trabalho – separando programas para trabalho de apps para diversão, por exemplo.

– novos ícones e sons: o que você achou?

Imagem



– e mais: há apenas um Painel de Controle moderno para acessar suas configurações; é possível usar o comando Ctrl+V para colar texto no prompt de comando; há gestos com três dedos para trackpad para minimizar/alternar entre programas; e Candy Crush Saga será instalado automaticamente.

O que você vai perder

Alguns recursos vêm, alguns recursos se vão. A Microsoft fez uma lista do que o Windows 10 irá remover:

– Windows Media Center: este programa, lançado em 2002, foi abandonado em 2009 mas ainda rodava no Windows 8. Agora, ele vai morrer de vez, pois não é compatível com o Windows 10 e será removido quando você instalar a atualização. Troque-o por uma destas alternativas.

– Paciência, Campo Minado e Copas do Windows 7: estes jogos também serão removidos durante a instalação. A Microsoft lembra que lançou novas versões deles, chamadas "Solitaire Collection" e "Minesweeper", disponíveis gratuitamente na Loja.



Solitaire is back! pic.twitter.com/hgMfrojWgZ

— Steve T-S (@stroughtonsmith) April 23, 2015



– gadgets de área de trabalho do Windows 7: eles foram removidos do Windows 8 e não voltarão. Se você ainda usa, melhor dar adeus antes de instalar o Windows 10. Boa parte da funcionalidade deles – como calendário e previsão do tempo – é facilmente substituída por blocos dinâmicos no menu Iniciar.

– drivers de leitor USB de disquete: se você usa drives de disquete em 2015 (para fazer música, talvez?), você precisará baixar um driver mais recente a partir do Windows Update ou do site da fabricante – ele não funcionará imediatamente após instalar o Windows 10.

Além disso, a Microsoft avisa que você precisa ter um programa separado para assistir a DVDs. Isso vinha embutido até o Windows 7, e depois foi removido no Windows 8. Por quê? A ideia é cortar custos: para usar os codecs, é preciso pagar royalties a detentores de patentes. O VLC não paga esses royalties pois tem sede na França, onde patentes de software não existem.

Por fim, a Microsoft diz: "atualizações do Windows Update serão disponibilizadas automaticamente para os usuários do Windows 10 Home". Parece que os usuários serão obrigados a instalar atualizações, mas resta ver como isso vai funcionar. (No caso do Windows 10 Pro, será possível adiar atualizações.)

Como será a atualização

Estes são os requisitos de sistema para o Windows 10:



Processador: Processador de 1 gigahertz (GHz) ou mais rápido

RAM: 1 gigabyte (GB) para 32 bits ou 2 GB para 64 bits

Espaço em disco rígido: 16 GB para 32 bits ou 20 GB para 64 bits

Placa gráfica: DirectX 9 ou posterior com driver WDDM 1.0

Tela: 1024×600



Esta é a tabela de atualização para o Windows 7 e 8.1:

Imagem

O Windows 10 Pro "é basicamente o Windows 10 Home, mas com alguns recursos extras voltados para pequenas empresas", explica a Microsoft.

Haverá duas formas de atualizar. Uma delas é através do Windows Update, caso você esteja rodando uma cópia legítima do Windows 7 Service Pack 1 ou Windows 8.1 Update. Siga estes passos para saber sua versão:



– no Windows 7: abra o menu Iniciar, clique com o botão direito em "Computador", depois clique em "Propriedades". Se você encontrar o termo "Service Pack 1″, tudo bem. Senão, siga estas instruções da Microsoft para instalar o SP1.

– no Windows 8/8.1: abra a tela Iniciar. No canto superior direito, existem botões Pesquisar e Liga/Desliga? Se sim, ótimo. Senão, siga estas instruções para atualizar.





A outra forma é queimando um DVD (ou usando um pendrive) para gravar um arquivo ISO. Neste caso, você pode atualizar a partir de qualquer versão elegível do Windows 7 ou 8(.1).

E a atualização é gratuita mesmo? SIM. Como explica a Microsoft: "Essa atualização gratuita será oferecida por um ano depois que o Windows 10 estiver disponível. Após fazer a atualização, o Windows 10 é seu."

Isso significa que você terá até julho de 2016 para baixar a atualização. Depois de baixar e instalar, o Windows 10 será seu permanentemente.

O Windows 10 será lançado inicialmente para PCs, e virá nos meses seguintes para smartphones, Xbox One, Arduino e HoloLens.

Fonte: Gizmodo/Uol

Comentários

02 Jun, 2015 - 16:04

Comentários

PITTBULL 05 Jun, 2015 00:38 0

RATODEPRAIA escreveu:O q? sem Windows Media Center ? e ainda vou ter q precisa ter um programa separado para assistir a DVDs ? NÃO TEM PROBLEMA !!! JACK SPARROW logo, logo vai da uma lição a ladrãosoft !

e os caras achando que vai ter esse windows 8.2 renomeado de windows 10 de graça pra sempre kkkkkkkkkkkkkkk , **** que pariu meu , só um energúmeno pra achar isso só pode , e ainda pirata ? eu não aguento sinceramente eu não aguento de tanto rir desses caras . bando de imbecis mesmo.

peplegal 04 Jun, 2015 11:19 -2

.
Vish...um bando de Haters aí embaixo !

O pior é que quase todos usam Windows....quem consegue entender esses caras ?

A Microsoft está de Parabéns !

Ela primeiro atingiu o ápice da SOLIDEZ e CONFIABILIDADE no mundo Corporativo com o Windows 7.

Mas ela não parou por aí. Diante do domínio Android nos dispositivos móveis, ela vem REPROJETANDO seu sistema, APRENDENDO com os Erros, OUVINDO os usuários, e em um curto intervalo lança o Windows 8 (primeira tentativa bem sucedida)...e agor o Windows 10 (com certeza algo muito mais Maduro).

Ela está conseguindo aproximar 3 universos diferentes (XBOX, PC, Smartphone) com o mesmo sistema.

E ainda vai liberar DE GRAÇA ! (e tem Hater reclamando).

Quem tem noções mínima de programação no mundo Windows sabe o quão MONUMENTAL é o trabalho que Ela vem fazendo.

...e ainda tem HATER reclamando ! (vão se fu...)

.

Francisco vr 04 Jun, 2015 00:28 0

Cara, eu só uso windows para jogar. O meu Notebook é Linux Fedora. Só quero saber se WIndows 10 realmente da um bom performance para os games, já que tenho Desktop gamer?

RATODEPRAIA 03 Jun, 2015 20:43 1

campagnarot escreveu:
RATODEPRAIA escreveu:O q? sem Windows Media Center ? e ainda vou ter q precisa ter um programa separado para assistir a DVDs ? NÃO TEM PROBLEMA !!! JACK SPARROW logo, logo vai da uma lição a ladrãosoft !


o cara se justifica de pirataria porque o windows 10 não tem programa pra rodar DVD, kkkk, cada uma viu Sério?!

Media Player Codec manda abraços Mesa


Vc entedeu errado ! não e só por causa do dvd ou o midia center,mais e q começa assim promete horrores e no final e uma tragedia total,e outra lembra da promeça de q os novos windows tem total compatibilidade de programas antigos no modo de compatibilidade ? tem game q não roda mais nem F.UD.ENDO no windows 7 exemplo : neverwinter nights platinum pesquise na net e vc mesmo vai ver a dor de cabeça q e ! e outra o meu windows 7 e original eu comprei a versão w 7 home basic por 329 paus e ninguem merece compra um sistema q vive dando piti ! vira e mexe quem usar o w 7 tem dor de cabeça.

campagnarot 03 Jun, 2015 20:08 1

RATODEPRAIA escreveu:O q? sem Windows Media Center ? e ainda vou ter q precisa ter um programa separado para assistir a DVDs ? NÃO TEM PROBLEMA !!! JACK SPARROW logo, logo vai da uma lição a ladrãosoft !


o cara se justifica de pirataria porque o windows 10 não tem programa pra rodar DVD, kkkk, cada uma viu Sério?!

Media Player Codec manda abraços Mesa

RATODEPRAIA 03 Jun, 2015 20:03 1

epracker | 03/06/2015 (18:38)
pior é ver usuário reclamando de coisa nova sem mesmo usar pra saber qual é....

Vc confia na microsoft , depois de tanta e continua a fazerem cagadas ? nasci pobre mais não nasci otario eu e que não caio no conto do vigario !

Yan93 03 Jun, 2015 19:00 1

quanto rancor! Pra quê isso?

lepracker 03 Jun, 2015 18:38 1

pior é ver usuário reclamando de coisa nova sem mesmo usar pra saber qual é....

RATODEPRAIA 03 Jun, 2015 17:29 -3

E pro otarios ! q acham q só por q o w 10 vai usar o tão suruba do dirext 12 ! pobres coitados se burrice mata-se 90% da raça humana já tava na vala ! e só olhar a historia da evolução ou seja e só lembra a zuada q foi do direct 9 pro dirext 10,do dirext 10 para o dirext 11 e notar q vai ser a mesma coisa ! vai melhorar a qualidade grafica e obvio q vai mais vai ser mais rapida ? não vai ser a mesma bosta ! e tudo isso e para vc um animal irracional q não parou para pensar direito e analizar as coisas e ainda não notou q e só marketing para arrancar o seu dinheiro ! acorda gente vamos nos impor ! quem não lembra quando o vista foi lançado a putaria q foi ? não e atoa q o vista foi o sistema com tempo de vida mais curto e mais zuado mal feito da historia 2,3 anos e logo emendado veio o w 7 starter q nem mudar a area de trabalho mudava ,já veio zuado de fabrica ! e outra windows 10 sendo dado de graça ? atraz desse mato tem um zoologico inteiro ! ALO! MINISTERIO PÚBLICO INVESTIGAÇÃO

RATODEPRAIA 03 Jun, 2015 17:00 -2

O q? sem Windows Media Center ? e ainda vou ter q precisa ter um programa separado para assistir a DVDs ? NÃO TEM PROBLEMA !!! JACK SPARROW logo, logo vai da uma lição a ladrãosoft !

chucky515 03 Jun, 2015 13:50 0

só não gostei disso
"e Candy Crush Saga será instalado automaticamente."

kkk 0_o

de resto só tzão =)

PITTBULL 03 Jun, 2015 12:02 -2

PsycoDenis escreveu:
PITTBULL escreveu:simplesmente uma jogada de Marketing da Microsoft iludindo mentes fracas, dizendo que vai ter melhor performasse esse windows 8 disfarçado de 10 , só por causa do DX 12 , pra mim simplesmente um lixo , e outra esse windows 10 vai ser igual a novela Watch Dogs, antes de ser lançado primeiro mostram uma coisa pra enganarem os otários , depois lançam uma ***** cheio de Bugs como foi o mesmo .



Primeiramente, aprenda a escrever seu próprio idioma (imagino que seja brasileiro), segundo, faça o teste antes de tentar fazer crítica. Quem critica algo que não conhece é considerado ignorante, além de imbecil, é claro. Precisa-se ter base de conhecimento pra saber se algo é bom ou ruim, portanto, cala a porr4 da boca se você não domina o tema proposto. O que você defeca pelos dedos na internet, pode influenciar outros a cometerem o mesmo erro.



quem está falando sem saber de nada é vc seu energúmeno, só uma pessoa como vc pra falar isso ,