Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

6 lendários desenvolvedores de games que buscam um glorioso retorno

Aos poucos os grandes gênios da era de ouro dos games estão retornando através de projetos financiados pelos próprios fãs que apostam em suas ideias. Embalados por Tim Schafer, que conseguiu através do Kickstarter um grandioso sucesso com Broken Age, que não só se provou um jogo maravilhoso, como também ficou acima do esperado pelos fãs em termos de qualidade, outros grandes nomes retornaram no passado recente ou estão retornando em projetos que prometem bastante e que podem marcar o retorno de grandes nomes do desenvolvimento de games mundial.

Separamos seis deles para exemplificar como a magia de seus jogos estão levando o sucesso para novos projetos, sem a necessidade de grandes companhias atreladas a eles como acontecia no passado. Não que seja ruim para um desenvolvedor estar em baixo das asas de uma Sony, Microsoft, Nintendo, Ubisoft, EA Games, Activision, nada disso. Mas a liberdade criativa que eles possuem ao tocar um projeto por conta própria é única e, muitas vezes, indispensável para o sucesso de um novo game.

A missão destas brilhantes mentes é apenas uma: reviver conceitos clássicos e gêneros que eles ajudaram a criar através de jogos novos. Alguns deles já provaram que ainda estão afiados e outros estão quase lá. Confira!

Koji Igarashi

Imagem
Conhecido por: Castlevania | Desenvolvendo: Bloodstained: Ritual of the Night



Um dos termos mais usados hoje em dia na em uma parcela seleta dos jogos indies é o "Metroidvania". Jogos de plataforma em que o estilo de jogo se assemelha a Metroid, da Nintendo e Castlevania, da Konami. O que acontece é que Koji Igarashi, criador da série Castlevania, esteve a espera de uma oportunidade de fazer um novo jogo por muito tempo, como ele disse ao anunciar seu novo projeto chamado Bloodstained: Ritual of the Night.

Com seu novo game, Igarashi pretende criar um sucessor espiritual de Castlevania. O jogo iniciou sua campanha no Kickstarter e promete revisitar o estilo gótico único que ele mesmo criou na série da Konami, usando princípios clássicos de gameplay e game design, como a ação e a exploração em cenários complexos e cheios de segredos, um tipo de jogo em que Igarashi é perito.

Além disso, os jogadores poderão se aventurar sozinhos, jogar cooperativamente ou lutar uns contra os outros. Parece promissor!



Keiji Inafune

Imagem
Conhecido por: Mega Man | Desenvolvendo: Mighty No .9



Embora seria errado dizer que Keiji Inafune jamais deixou o cenário de desenvolvimento de games, ele saiu da Capcom após 23 anos de trabalho na empresa para começar a sua vida de desenvolvedor independente. Fundou seu próprio estúdio, o Comcept no final de 2010. No entanto, a Capcom manteve os direitos sobre vários jogos que Inafune ajudou a criar, algo natural diga-se de passagem já que a marca pertence à empresa que coloca dinheiro para o projeto sair do papel.

Então, ao sair da Capcom, Inafune jamais pode retomar a série Mega Man. Anos depois, através do Kickstarter, Inafune instigou os fãs do robozinho azul com outro robozinho azul. Sai Mega Man e entra Mighty No .9.

Trata-se de um jogo de plataforma com as mesmas características de Mega Man, porém sem o problema de ter que brigar pela marca. Os próprios fãs já trataram de fazer de Mighty o sucessor natural de Mega Man e o projeto foi altamente bem recebido e sairá ainda este ano.



Shinji Mikami

Imagem
Conhecido por: Resident Evil | Desenvolveu: The Evil Within


O homem que praticamente popularizou o gênero de Survival Horror com Resident Evil criou seu próprio estúdio, o Tango Gameworks também em 2010, porém no início do ano. Seu primeiro jogo através de seu estúdio não foi um indie financiado por seus fãs, fazendo do caminho que Mikami decidiu tomar bastante diferente dos dois primeiros que acabamos de ver.

Em parceria com a Bethesda, The Evil Within foi lançado para a velha e a nova geração, trazendo o clima de terror e suspense que tanto os fãs sentiam falta na franquia que ele ajudou a criar na Capcom. Através das novas tecnologias, The Evil Within prometia retomar as raízes do Survival Horror e desafiar os jogadores a sobreviverem contra inimigos horrendos e situações desoladoras.

Embora muitos críticos tenham consentido que ele conseguiu tal feito, o jogo sofreu também com críticas ao seu estilo de jogo, protagonista sem apelo e uma história confusa. Porém, é inegável que Mikami fez com The Evil Within muito do que se espera da Capcom há anos e que só vieram a conseguir este ano com Revelations 2, guardadas as devidas comparações.

Mikami também tem nos DLCs de The Evil Within a chance de colocar de uma vez por todas seu projeto como o retorno do Survival Horror e estamos aguardando ansiosos por isso!



Ron Gilbert & Gary Winnick

Imagem
Conhecidos por: Maniac Mansion | Desenvolvendo: Thimbleweed Park


Ao lado de Tim Schafer, Ron Gilbert é lembrado por seu poder criativo aplicado em vários clássicos adventures da Lucas Arts, incluindo Maniac Mansion e The Secret of Monkey Island. Embora muitas de suas criações como Day of the Tentacle tenham revivido em sequências e remasters em HD e ele tenha dado uma força em Broken Age, poucos dos novos projetos possuem o carisma e a experiência que havia em Maniac Mansion.

Isto até Gilbert retomar sua parceria com Gary Winnick, co-criador de Maniac Mansion e anunciar Thimbleweed Park, que parece realmente conseguir captar o "feeling" dos jogos da velha guarda dos aponte e clique. O jogo promete entregar o velho e saudoso sistema de adventure de Maniac Mansion, com gráficos em 2D cheios de referências em pixel art.

Thimleweed Park é considerado o verdadeiros sucessor espiritual de Maniac Mansion e Monkey Island, usando interfaces clássicas, muito humor e vários quebra cabeças, assim como um jogo do gênero deve ser. A página no Kickstarter do projeto o descreve da seguinte maneira: "…é como abrir uma gaveta empoeirada e encontrar um jogo secreto da Lucas Arts que você nunca jogou antes". Tomara que seja isso mesmo!



Jane Jensen

Imagem
Conhecida por: Gabriel Knight | Desenvolveu: Moebius: Empire Rising


Famosa por criar a clássica série Gabriel Knight, Jane Jensen nunca saiu realmente da cena de desenvolvimento de games, assim como Inafune. No entanto, nenhum dos jogos que ela ajudou a desenvolver alcançou sucesso como ela conseguiu com Gabriel Knight. Esse foi um dos grandes motivos que fizeram os fãs ajudarem de forma incessante em seu projeto chamado Moebius: Empire Rising, que foi concebido como o sucessor espiritual de Gabriel Knight.

Infelizmente, apesar do entusiasmo e euforia dos fãs, Moebius falhou e suprir as expectativas. Mesmo com gráficos em 3D, o visual era datado, inconsistente e o personagem era controlado de forma estranha. O jogo tinha uma excelente trilha sonora, mas a dublagem terrível tirou muito do brilho do título, especialmente pelo personagem principal chato e seu terrível nome: Malachi Rector.

Muitos destes problemas poderiam ser ignorados caso a história fosse boa, mas Moebius ficou marcado como um exemplo sem sucesso de uma tentativa de retornar com um estilo de jogo através de um lendário desenvolvedor.



Cliff Bleszinski

Imagem
Conhecido por: Gears of War | Desenvolvendo: BlueStreak


Apesar de não ter marcado época nos anos 80 e 90, Bleszinski (deixa eu copiar esse nome aqui porque é muito difícil de ficar digitando xD) é frequentemente citado como um dos grandes nomes que fizeram a Unreal Engine ser conhecida como é hoje em dia e, principalmente, pelo já clássico Gears of War. Bleszinski, popularmente chamado de CliffyB, deixou a Epic Games em 2012 após desenvolver games para a empresa por 20 anos. Ele então levou cerca de dois anos para definir o que faria em seguida em sua vida e ao contrário do outros desenvolvedores citados, ele não planeja retomar o estilo de jogo que ele popularizou, ele quer algo diferente em seu novo caminho.

Aparentemente, o próximo estágio para Bleszinski será em seu próprio estúdio, chamado Boss Key Production, que já anunciou seu primeiro projeto intitulado BlueStreak. Anunciado no mês de Julho do ano passado, pouco se sabe sobre o projeto além do fato que será um free-to-play em primeira pessoa em arenas, desenvolvido na engine Unreal 4. O primeiro trailer demonstra que o jogo terá tanto uma cara tecnológica quanto uma pegada samurai.

Esperamos que mais sobre o jogo seja revelado em breve e que o retorno de Bleszinski seja excelente!



Mentes brilhantes, jogos e gêneros inesquecíveis

Imagem

É sempre bom ver desenvolvedores queridos trazendo novas ideias ou refinando fórmulas que eles mesmos ajudaram a criar. A paixão dos fãs é capaz de fazer marcas como Mega Man serem praticamente esquecidas e substituídas, tudo através da confiança depositada em nomes como dos desenvolvedores que citamos.

O sucesso destes projetos depende do próprio desenvolvedor, mas muito mais dos fãs. Com grandes empresas custeando um projeto, mesmo o mais forte dos nomes não conseguiria fazer muita coisa, o que torna o cenário atual, onde os fãs tem mais acesso e proximidade dos desenvolvedores uma oportunidade única de novos jogos e grandes ideias surgirem. É nisso que eles apostam e nós adoramos ver acontecer!

Se esquecemos de algum desenvolvedor, caso você conheça alguma história bacana sobre o assunto, comente! Vamos continuar a matéria nos comentários!

Fonte: Gamehall/Uol

Comentários

23 Mai, 2015 - 13:03

Comentários

Wankaster 24 Mai, 2015 11:25 1

Haha gostei do video de divulgação do jogo do Koji Igarashi, bem criativo esses japas, e me parece ser um jogaço ainda mais que ele ta querendo fazer igual os moldes do Castelevania SotN que pra mim foi o melhor castelevania feito até hoje, e olha que já joguei quase todos.

Alguesuare 23 Mai, 2015 15:37 4

TH1AGOWAR escreveu:E vcs caros leitores nunca se perguntaram porque esses 6 lendários produtores sairão de suas respectivas produtores/desenvolvedoras,simples,queriam entregar oque os fãs queriam e não o que as produtores estavam querendo,vide hideo kojima criador da lendária saga metal gear solid que foi literalmente chutado a la steve jobs da aple(decada de 90)por não querer mais fazer conteúdos segmentados da própria franquia.

Tudo verdade oque vc disse, acho que a unica excessão é o Cliff Bleszinski, a saída dele pareceu mais para ganhar desafios novos e sair da mesmice que ele estava fazendo, pq o cara praticamente era dono da epic.

Daz 23 Mai, 2015 14:27 1

os desenvolvedores tem boas idéias e não podem colocar em prática por ser arriscado (se não der certo pode haver prejuízo pra empresa) a empresa quer entregar o que sabe que vai ter retorno financeiro certo.

É ai onde morre a criatividade e são cortadas as "pernas da inovação".

pegue como exemplo as franquias anuais como: Assassins Creed, e os jogos de "tirinho" que temos todo ano, eles não arriscam, a inovação é minima, as vezes nem na parte gráfica eles mexem.

A inovação está nas mão dos indies e desses desenvolvedores independentes, até o mercado sabe disso tanto é que a maioria das engines de desenvolvimento estão free.

TH1AGOWAR 23 Mai, 2015 13:22 7

E vcs caros leitores nunca se perguntaram porque esses 6 lendários produtores sairão de suas respectivas produtores/desenvolvedoras,simples,queriam entregar oque os fãs queriam e não o que as produtores estavam querendo,vide hideo kojima criador da lendária saga metal gear solid que foi literalmente chutado a la steve jobs da aple(decada de 90)por não querer mais fazer conteúdos segmentados da própria franquia.