Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Monte uma Steam Machine mais barata e mais poderosa que o PS4 e o Xbone

Já se perguntou o que seria necessário para construir um Steam Machine mais rápido e mais barata do que o PS4 e Xbox ONE? Bem, nós vamos lhe dizer exatamente como montar seu próprio console pelo mesmo preço dos consoles atualmente a venda e com a potencia próxima do dobro, o pessoal do site WCCFtech fez isso !

Imagem

Steam Machines, O poder do PC Master Race na sua Sala

Steam Machine é uma plataforma de games para a sala de estar a ser lançada pela Valve e com base no SteamOS. O objetivo da Valve com estas máquinas é empacotar o poder do PC e aprimorar-lo para ter uma experiencia fácil de console. Assim, em poucas palavras uma Steam Machines une a conveniência que é tipicamente associada aos consoles, como no PS4, Xbox One e WiiU, a flexibilidade e poder dos Games para PC. Esta conveniência vai ser possível por causa do SteamOS, este sistema esta sendo feito para dar a verdadeira experiencia de console, diferente do Windows que é feito para ser usado no desktop e não na sala, então não se preocupe com instalações de drivers, manutenções frequentes e complicações tipicas do PC com windows, com as Steam Machines vai ser só ligar e jogar , igual ao que é feito nos sistemas operacionais dos consoles atuais ( sim, consoles tem sistema operacional ).

Uma observação, as Steam machines vão ser lançadas em Novembro deste ano junto com o SteamOS ( que esta em Beta ) e o Steam Controller ( que saiu do Beta recentemente, porem ainda não esta a venda ), outro grande projeto é o SteamVR que também deve ser lançado em Novembro.

Como construir uma Steam Machine que é mais rápido e mais barato que o PS4 e Xbox ONE

Finalmente chegamos à parte mais emocionante, a de realmente construir a maquina. Para esta construção em particular vamos construir a máquina mais poderosa com 400 dólares, sem comprometer a funcionalidade.

Para a placa-mãe que eu escolhi a placa-mãe Asus A68HM-PLUS + FM2. Assim, ele terá todas as funcionalidades de conectividade e multimídia que estamos procurando por 49,99 dolares. Pegamos uma memória de 8GB DDR3 e um HD de 1TB Seagate Barracuda por cerca de US $ 50 cada. Para abrigar a nossa compilação escolhemos um caso Micro ATX puro com suporte para placas gráficas decentemente, USB 3 e uma fonte de 480W de alimentação incluída, mais que suficiente para abastecer a nossa Steam Machine.

Pegamos uma das mais recentes CPUs Athlon X4, a 860K. Uma CPU quadcore com base na AMD Steamroller . Por 74 dólares este processador oferece desempenho global superior quando comparado aos oito núcleo Jaguar dentro do PS4 e do Xbone, isso porque a 860k tem 4 nucleos de 3.7 ghz já as jaguar dentro dos outros consoles tem apenas 1.6 ghz.

Passando para a placa de vídeo, a mais importante peça de hardware em qualquer plataforma de jogos. Com nosso orçamento limitado a mais poderosa GPU que poderia caber em nosso pacote de despesas era uma R9 270. A GPU que é mais rápido do que as GPUs integradas tanto do PS4 quanto do Xbone.

Para colocar as coisas em perspectiva, a CPU do PS4 é capaz de 1,84 TFLOPs de desempenho computacional, enquanto o XBOX ONE é mais modesto com 1.31 TFLOPs. A R9 270 que escolhemos para esta compilação é capaz de 2.43 TFLOPs, quase o dobro do XBOX One.

Temos em mente que os desenvolvedores de jogos podem trabalhar mais perto do metal com hardware dos console ( vemos isso em alguns games, e não em todos ) , extraindo desempenho adicional para fora do hardware. No entanto as APIs de baixo nível, como da AMD Mantle, e o Vulkan que vão trabalhar nas Steam machines permitem aos desenvolvedores trabalhar tão perto do metal em hardware PC como fazem em consoles, Mantle já mostrou que pode otimizar muito o desempenho dos games, e não vai ser diferente com o Vulkan que é seu sucessor direto, e que vai funcionar em todas as placas de Video e em todas as plataformas.

Componentes escolhidos e preço final :

Placa Mãe Asus A68HM-PLUS …$ 50

CPU Athlon X4 860K …$ 74

GPU Powercolor R9 270 + 2gb GDDR 5 …$ 130

RAM Vulcan 8GB …$ 53

HD 1TB Seagate Barracuda …$ 51

Case Logisys CS706BK …$ 40

Total de 398 dólares

Portanto, temos isso pessoal, um sistema de jogo inteiro para $ 398 que é mais capaz, eficiente e flexível do que quer o PlayStation 4 ou o Xbone. Um assassino de console barato, que você pode construir e desfrutar.

No artigo original em inglês não foi contabilizado o Steam controller de 50 dolares, mas também devemos levar em conta que o preço dos games, nas Steam machines vão ser muito mais barato, principalmente no Brasil, mesmo lançamentos rapidamente vão para metade do preço nas famosas promoções, e também não vai haver assinatura para usar a Steam ,a longo prazo a economia e o poder é evidente.

Fonte: Techmania

Comentários

06 Abr, 2015 - 21:29

Comentários

JRmax 08 Abr, 2015 10:56 -1

numbersone escreveu:Ai eu te pergunto, como uma configuração barata dessas vai rodar os games da atualidade em full hd ?

Talvez não rode em fullHD em ultra a 60fps, mas rodaria melhor que qualquer console. que não chega a fullHD, 60fps e ultra mas nem aki nem em marte.

Menkay 07 Abr, 2015 22:45 0

Amei a ideia, porem não gostei da forma que esse controle é achei esquisito, mas, vamos ver ai né. Folks

tgo_tk 07 Abr, 2015 22:33 0

numbersone escreveu:Ai eu te pergunto, como uma configuração barata dessas vai rodar os games da atualidade em full hd ?

Acho que no alto rodaria tranquilo, pelo menos os desse ano, o problema seria a durabilidade, pois o pc acabe ficando obsoleto mais rápido, essa configuração não vai durar té o fim dessa geração, pelo menos não rodando em qualidade igual a os consoles, que seria qualidade média alta dos pcs.

obs.: o XOne roda a maioria dos jogos a 900p, para rodar a essa resolução essa placa roda até algumas coisas no ultra.

numbersone 07 Abr, 2015 17:00 0

Ai eu te pergunto, como uma configuração barata dessas vai rodar os games da atualidade em full hd ?

MrDarkness 07 Abr, 2015 16:44 2

ooODiiNnn escreveu:Se alguém entendeu a minha duvida me esclareça pls! rs
Cara, os jogos que sairem compatíveis com Linux serão todos compatíveis com Steam OS.
Mas não haverá exclusivos Steam Machines. Serão exatamente os mesmos jogos que saem pra PC. Eu particularmente se tivesse uma dessas, instalaria apenas algum windows e usaria o Big Picture, já que ele possui as mesmas funções do SteamOS e a compatibilidade dos jogos é superior.
Existem muitos exclusivos pra PC, mas boa parte deles são de estratégia, como Civilization, Company of Heroes e coisas do tipo, mas há tb um arsenal gigantesco de jogos indies exclusivos.
Como todas as plataformas que existem, tem suas vantagens e desvantagens, bem como seus exclusivos que podem influenciar na compra...
Quem ama os exclusivos de estratégia num vai comprar PS4. Quem ama Gears of War num vai comprar Wiiu. Quem ama Uncharted num vai comprar Steam Machine.
A não ser que o cara seja um baita viciado e compre logo todos...

ooODiiNnn 07 Abr, 2015 16:25 1

Só estou confuso que jogos ele rodara? Sairão jogos agora tipo Compatível com Windows 7, 8 e SteamOS? ou tera exclusivos também tipo Halo ou GOW? Se tiver exclusivos seria ótimo mais um "console" praticamente, pra entrar no mercado e obrigar as empresas a diminuírem os preços.

Se alguém entendeu a minha duvida me esclareça pls! rs

PetyLabel 07 Abr, 2015 15:22 3

Convertido em dolar sai uns 1250, mas ai vem imposto sobre imposto que acaba lá na casa dos 3000, acabei de montar aqui no kabum =\

ForgottenBr 07 Abr, 2015 14:29 0

Steam Machines, O poder do PC Master Race na sua Sala True Story!

robcybergoth 07 Abr, 2015 13:49 1

Voddyhunter escreveu:Então agora jogo de PC será Windows e Steam Machine, acho que já sei pq a Microsoft resolveu melhorar o DX12, será que o que nós já temos pra Windows será compatível com Steam OS? Ou será relançado para Steam OS?

será lançado, ja que o SteamOS é baseado em Linux

superyugigamer 07 Abr, 2015 10:45 -1

mekitachi escreveu:Bem, esses 398 dólares no Real sai por R$ 1.249 Reais. At que saiu barato mesmo!

caracas !
serião ?!

meu notebook de 4 gb de ram
500 giga
1.8ghz core ie foi 1200

mekitachi 07 Abr, 2015 09:33 0

Bem, esses 398 dólares no Real sai por R$ 1.249 Reais. At que saiu barato mesmo!

iGhosthy 07 Abr, 2015 07:51 0

Quando agente fala que PC é mais barato que console os cara acha ruim, e começa:
-SSD
-GTX Titan, e tals,
A variedade de peças é muita, e o preço também, o que pode atrapalhar no desempenho é a falta de otimização decente no PC.