Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Cientistas criam besouros ciborgues para possíveis operações de resgate

Descoberta sobre anatomia dos insetos permite que sejam controlados com maior precisão



Parece coisa de filmes de ficção científica, mas não é. Pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley e da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura, transformaram besouros em ciborgues para estudar melhor como os insetos se comportam durante o voo.

Até aí, tudo bem. A prática de instalar pequenos equipamentos eletrônicos em insetos para estudá-los não é novidade. Acontece que esses cientistas avançaram consideravelmente na precisão de controle sobre os bichos. Ao descobrirem um novo conjunto de músculos envolvido na movimentação das asas dos besouros, o domínio exercido pelo equipamento eletrônico aumentou bastante.

Imagem

Uma mochila robótica voadora

A parte robótica, na verdade, consiste em uma minúscula "mochila", que chega a pesar cerca de 1,4 grama, aproximadamente um sexto do peso do inseto, e é instalada nas costas dele. Ela é formada por um chip que possui uma bateria, e os eletrodos que vão estimular a musculatura do besouro, além de um transmissor sem fio para receber as ordens de um controle remoto.

Apesar da precisão maior no controle do voo dos bichos, a tecnologia ainda está engatinhando. O objetivo é que em algum tempo seja possível dominá-los completamente e que possam ser usados em operações simples, como entrar em lugares pequenos ou muito perigosos para o homem.

Fonte: Tecmundo

Comentários

19 Mar, 2015 - 17:16

Comentários

mestredemarionetes 20 Mar, 2015 03:03 0

prevejo o inseto barbeiro sendo controlado para disseminar a doença de chagas nas tropas inimigas Troll! Okay!

nicaelll 19 Mar, 2015 21:25 0

charmilian escreveu:Isso machuca ele?

Mesa

finch 19 Mar, 2015 21:23 1

YuenSouza 19 Mar, 2015 20:32 1

charmilian escreveu:Isso machuca ele?

é complexo, mas acho que eles não ligam pra isso :s

charmilian 19 Mar, 2015 18:30 3

Isso machuca ele?

marcosk99 19 Mar, 2015 17:31 1

mas assim vai assustar as pessoas Lol!