O novo Steam Controller ficou bem melhor do que o antigo
Quando a Valve divulgou seus planos iniciais para conquistar a sala de estar, o Steam Controller era diferente de tudo, mas meio desajeitado. Desde então, ele passou por diversas modificações e reformulações. O resultado final? Algo que não é tão bom quanto teclado e mouse, mas chega bem perto.Na primeira vez que testei o Steam Controller, ele estava cheio de touchpads de feedback tátil (leia-se: eles vibram um pouco para avisar quando você se moveu ou virou) e botões programáveis. Eis um vídeo meu com ele lá no começo de 2014:
Ele era funcional, mas eu não cheguei a amá-lo. Como você pode ver, tive dificuldades no FPS Metro: Last Light, como se fosse um bebê dando seus primeiros passos em uma zona de guerra. Não foi legal.
Agora vamos comparar com um vídeo que mostra eu testando o novo (e aparentemente finalizado) Steam Controller, que sofreu alterações para lembrar mais um controle padrão de console – ele ganhou, por exemplo, uma alavanca analógica e botões frontais – além de ganhar um grau de precisão muito maior nos touchpads.
Me senti muito mais no controle aqui, o que é algo muito bom para falar, bem, sobre um controle. Além disso, estava jogando um game mais rápido, o novo Unreal Tournament, e consegui entrar em um modo não-totalmente-suicida bem rápido. O analógico definitivamente ajudou, considerando que era um modo de movimentação que estou acostumado a usar há anos ao jogar em um PlayStation ou Xbox. Usei apenas um dos touchpads – o da direita – mas ainda assim consegui um nível de velocidade e precisão que não consigo com controles convencionais.
Também me senti muito mais capaz de segurar o controle sem temer que estava pressionando demais o touchpad. Consegui jogar melhor, e realmente sentir o jogo – algo que não era possível na versão anterior do Steam Controller que testei no ano passado.
Ainda tive alguma dificuldade ao ajustar a precisão do controle (isso sem falar na ausência de mira automática dentro do jogo), mas consegui me virar bem apesar disso. Era como se eu tivesse sido atingido por um raio de um novo poder – o potencial de jogar melhor do que antes.
Em resumo, o novo Steam Controller me pareceu um meio-termo entre um controle tradicional e a configuração com teclado e mouse, e é exatamente isso o que ele precisa ser. Ainda tenho algumas reservas (ele é leve demais, ausência de feedback no touchpad seria melhor, o formado geral ainda é meio estranho), mas fico feliz em ver a Valve se dedicar tanto a fazer isso ficar melhor. Gostei. Não sei dizer se ele será para todos, mas jogadores de PC que quiserem migrar para a sala de estar terão um ótimo jeito de começar a se adaptar.
Dr Nélio 15 Mar, 2015 22:16 0
AlexKapranos 14 Mar, 2015 10:34 -1
Podiam ter colocado alguém que não estrupe o português no seu lugar
leandroguts 14 Mar, 2015 10:11 0
jonesbgood 14 Mar, 2015 09:58 -2
Diones2d 14 Mar, 2015 01:21 1
gikasa 13 Mar, 2015 18:40 9
Cara, nego te criticou pq vc chegou falando que o controle era uma merd@ e que as previews do neogaf e reddit todo mundo falou que era uma merd@. E não é bem isso que as previews falaram, digo novamente, a maioria das preview de usuários sérios do neogaf falam a msm coisa, o controle é estranho, no inicio difícil de se acostumar e com o tempo se consegue a prática, e elogiaram muito a precisão, sensibilidade e sua alta personalização dos comandos, não vi ninguém fazendo preview serio falando "é uma merd@". Você me faz lembrar da época que o N64 apareceu com analógico, o que foi de mimimimi falando "direcional é mais firme e preciso", "nunca vou usar isso", e hoje analógico é padrão nos controles. Não creio que esse controle vá substituir o analógico, mas com certeza vai dar uma alternativa no minimo interessante.
shadowha 13 Mar, 2015 17:58 1
Acredito q da sim para jogar jogos de luta mais ai tem que ser com o analógico (pra quem tem as manhas é claro!). Outra, tb pode ser possível q dê para jogar com esse sensor esquerdo (pode ver q ele tem uma cruzeta no meio) e se ele tiver uma boa sensibilidade e precisão pode ate ter eliminar a possibilidade de compra de um outro controle. Mais isso são só teorias, certeza mesmo só quando lançar, isso se ele for lançado em unidades separados e não junto com as Steam Machines igual a Nintendo fez com o Wii U aquele controle em formato de table.
Bravored 13 Mar, 2015 17:57 0
MrDarkness 13 Mar, 2015 16:40 -1
Você jogaria jogos de luta com teclado e mouse? Imagino que não...
Qualquer pessoa que for usar uma Steam Machine e quiser jogar games de luta provavelmente terá de comprar um controle extra...
MsConfig 13 Mar, 2015 16:29 3
O steam controler nao e para substituir os controles padrao,ele foi feito para jogar jogos que nao possuem suporte para o controle como jogos do genero de,dota2,age of empires,starcraft,the sims e outros desse estilo,para vcs terem uma idea este controle esta sendo testado em jogos desse tipo e jogo do genero fps.
A valve nao quer que vc use este controle em um jogo de luta por exemplo(fica tao obvio quando vemos que o controle nem siquer tem um direcional).
Em outras palavras e um controle para suprir o problema de vc querer usar o seu pc de forma padrao,usando o desktop,mechendo no photoshop,vegas,navegador do seu pc e etc sentado no seu sofa usando este controle,ele nao e para suprir a necessidade de se jogar onde o controle do xbox ja e padrao.
Xote 13 Mar, 2015 15:04 0
chucky515 13 Mar, 2015 14:18 0