Muitas opções: com pouco mais de um ano, SteamOS atinge marca de mil jogos
Sistema operacional lançado em 2013 e voltado exclusivamente para games mostra que o Linux também é companheiro da jogatina virtualTodo mundo tem aquele amigo que resmunga por aí que não tem nada para jogar no PC ou no video game. Se você conhece alguém com esse perfil, talvez seja a hora de apresentá-lo ao ousado SteamOS. Baseado no Linux, o sistema operacional criado pela Valve foi lançado em beta no final de 2013 e se revelou como uma aposta pesada da empresa para concorrer com os consoles de ponta e o próprio Windows. Agora, com pouco mais de um ano de existência, a plataforma bateu a marca de mil jogos no catálogo – sem previsão de parar de crescer.
É interessante pensar que o Linux nunca foi considerado uma plataforma para games, já que as distribuições eram muitos fragmentadas e diferentes entre si. O próprio Steam só começou a adicionar títulos para o sistema do pinguim no comecinho de 2013, disponibilizando pouco menos de 50 produtos. Por causa disso, muita gente torceu o nariz quando a companhia de Gabe Newell finalmente revelou que uma de suas empreitadas mais ousadas teria como base o Linux e seria dedicado exclusivamente para jogos.
Hoje em dia, passado algum tempo desde o anúncio, é possível ver que a escolha do software base foi bastante acertada por parte da Valve. A prova disso é que entre esses mais de mil títulos, estão game para todos os gostos e idades, indo de título blockbusters de grandes desenvolvedoras até a produções que exploram toda a criatividade e liberdade dos indies. Outro ponto bacana é que se DLCs e expansões entrarem na conta, o catálogo atual do SteamOS pode chegar perto de dois mil produtos.
Claro que a empresa não se limitou a disponibilizar uma longa lista de jogos, e se prepara para lançar as tão aguardadas Steam Machines. As peças são nada mais, nada menos que máquinas parrudas voltadas especificamente para o entretenimento do gamer. São diversos modelos feitos em parceria com algumas das gigantes do mundo do hardware, oferecendo opções de qualidade para os consumidores.
E aí, já deu sua chance para o SteamOS? Pretende comprar uma Steam Machine no futuro? Não esqueça de deixar seu comentário mais abaixo e visite a matéria na qual fizemos uma análise inicial do sistema operacional da Valve.
Razi 13 Mar, 2015 16:00 1
Hoje em dia com o dual boot não tem mais o que se preocupar. Não pretendo deixar o windows, mas acho que vale a pena investir em um hd a mais só para deixar ele e os jogos lá xD
MatheusAmorimCE 12 Mar, 2015 23:43 1
Mas vamos que vamos, que uma hora chega o momento pra migrar. <3
TiagoAllmeida 12 Mar, 2015 22:25 1
andecp 12 Mar, 2015 21:37 2