Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Dane-se o Chrome, eu vou voltar para o Firefox



Lembra quando quase todo mundo mudou do Firefox para o Chrome? O navegador do Google era enxuto, simples, e muito rápido. Era como navegar na web em um computador totalmente novo. Hoje em dia, o Chrome está pesado, lento e constantemente travando. Eu finalmente cheguei ao ponto de ruptura.

Eu venho me dispondo a mudar há algum tempo, à medida que o Chrome se tornava cada vez pior. E os sinais começaram a aparecer há anos. Já em 2011, o Google estava "considerando agressivamente as opções para reduzir o tamanho dos binários de distribuição do Chrome".

É claro que o espaço ocupado pelo navegador não é nada se comparado aos problemas de uso de memória. Uma busca superficial traz todo tipo de pedidos e reclamações, polvilhados ao longo dos anos. E o mais condenável é abrir o gerenciador de tarefas e ver isso por si próprio.


Imagem

Logo depois de reiniciar o computador, com algumas abas abertas. Esses processos "helper" estão ajudando em quê?

Adicione a isso travamentos frequentes – do Chrome como um todo, ou apenas do Flash – engasgos, e uma meia dúzia de abas que abrem sozinhas quando eu rodo o navegador, por causa das dezenas de extensões que eu acumulei ao longo dos anos.

Sim, eu tentei fazer uma limpeza nas extensões, e não deu certo. Tentei reinstalar o Chrome do zero, e não deu certo. E o pior é que, neste último mês, o Chrome ficou muito pior para mim e para meus colegas de trabalho também.

Por isso, eu cansei. Não aguento mais.

Eu sabia que a situação estava ruim, mas o que me levou a mudar de navegador foi abrir o Safari ontem, para me certificar de que um problema no Gizmodo não era específico do Chrome (eu não me surpreenderia se fosse). Então eu fiquei surpreso. O Safari era… rápido!

Então por que o Firefox, em vez do Safari? Foi basicamente pelas mesmas razões que eu não mudei para o Opera ou algo assim. O Firefox não é o navegador mais enxuto ou mais rápido que existe. Na verdade, ele é que estava cheio de bloatware quando o Chrome foi lançado. Mas no momento, ele está rodando muito melhor do que o Chrome (para mim, até agora), e ainda oferece vários dos mesmos confortos agora necessários, que me mantiveram preso ao navegador do Google por tanto tempo.

O Firefox tem uma grande biblioteca de extensões; tem um aplicativo no Android, caso eu resolva abandonar o navegador do Google no meu smartphone também; ele tem até uns truques bacanas (mesmo que supérfluos), como suporte ao Oculus Rift! Mas o mais importante: ele é mais rápido e, até agora, mais estável do que o Google Chrome.

Mudar de navegador não é difícil. Basta importar seu histórico e favoritos do Chrome no Firefox, uma opção que você recebe ao instalar; é como chegar a uma nova casa e descobrir que a maioria das suas coisas já estão lá.

Eu tive que caçar algumas extensões (LastPass, por exemplo) e mudar o mecanismo de busca padrão (nos EUA, é o Yahoo!). Além disso, estranhamente, o Gmail se recusou a carregar até que eu limpasse o cache. Mas fora isso, a transição foi indolor.

Se você está cansado de travamentos, uso exagerado de memória, problemas de desempenho, entre outros, mude logo de navegador. Você sabe que vem pensando nisso, e eu estou aqui para fazer isso acontecer de vez. Baixe a versão mais recente do Firefox e você estará pronto para outra.

Fonte: Gizmodo

Comentários

08 Mar, 2015 - 21:59

4612 Views

Comentários

Bravored 12 Mar, 2015 22:27 0

Com certeza os dois são melhores do que o IE.

Thesroth 12 Mar, 2015 18:51 -1

Eu uso a ***** do navegador que eu quiser! Agora fudeu! Seu ***** ** ****!! Nunca tive problema como Chrome, mas com o Firefox travava toda hora a ***** do ***** na hora de assistir meus *****s.

Esses caras do Gizmodo só fazem matéria de *****! sitezinho de bosta!

sentinella 12 Mar, 2015 18:03 1

Com todo respeito sempre usei o firefox desde 2005 acho que era 1.5 ja usei o chrome mas nunca curti, entao continuei com ele.

budatribo 12 Mar, 2015 17:48 0

É estranho, mas depois q formatei a máquina ñ consegui mais instalar o Chrome, ja tentei d tudo mesmo. Mesmo ele usando muita memória eu já estava acostumado, pois o usava a bastante tempo.
O Firefox atual ta bem parecido com o Chrome e é ele q estou usando, mas ele trava muito e ñ reconhece na boa as bibliotecas do Flash atual, pelo menos comigo ñ, vídeos no Youtube pra mim com ele ñ rola. Ainda falta muita coisa pra eu considerá-lo melhor q o Chrome.

campagnarot 12 Mar, 2015 01:18 1

que bobagem, eu uso os dois, que news mais tedenciosa de um fanboyl de site qualquer deve ser algum frustrado com pc podre das casas bahia, uso aqui o Chrome, e nunca tive problema de desempenho ou uso exagerado de memoria, não entendo como a tribogamer gosta de noticia assim

só uma prova do que estou falando, aqui no meu pc, o firefox tá puxando mais memoria que o chrome (Win 8.1)

http://www.imagebam.com/image/91ebc5396561847

Google Helper?, putz, quanta burrice, uso Chrome há anos, e nunca instalei ou permiti essa extensão instalada, o cara é burro e não sabe nem desativá-lo! kkk, é só olhar, o cara aí adora instalar zilhoes de extensões lixosos Bwahaha!

só deixo o Firefox aqui só pra enfeite, mas prefiro o chrome (que diga-se de passagem a nova atualização no Win 8.1 tá muito bom, como aplicativo e com interface própria)

todos os dois navegadores são clássicos e muito bons, não vou deixar de usar um e usar outro, só porque um frustrado bocó qualquer fala mal, eu hein Mesa

Lamarckk 11 Mar, 2015 00:52 0

Teve um tempo que o chrome tava todo cagado e eu acabei migrando pro navegador da baidu, só que parecia que eu tava usando um beta cagado e eu tentei voltar de novo, agora que eu to com proc. novo, o chrome ta rodando de boa, deve ser por causa daquela mudança no protocolo, mas bem, eu uso 4 extensões, e não reclamo de desempenho nenhum

Khaled Mardam-Bey 10 Mar, 2015 19:28 2

Quanto que esses caras do GIZMODO não devem ter ganhado pra escrever uma matéria desse tamanho falando mal do chrome.

Uso os dois navegadores, quando uma pagina não abre no chrome eu uso o firefox, e vice-versa.

O firefox não é lá essas coisas também, e o chrome já foi melhor.

Mas essa matéria foi ridícula, isso aê é matéria comprada.

paulo5150 10 Mar, 2015 16:07 0

fdismmdk escreveu:Continuo usando o IE True Story!


SEU MASOQUISTA KKKK

eunelio2009 10 Mar, 2015 13:09 1

O Firefox também já teve a sua época de constantes travamentos e uso de memória excessiva, mas foi se aperfeiçoando com o tempo e hoje é um ótimo navegador, eu particulamente nunca gostei do chrome, nunca me chamou a atenção, preferia navegadores alternativos do que o chrome.

fdismmdk 09 Mar, 2015 23:12 -3

Continuo usando o IE True Story!

dantrax 09 Mar, 2015 22:25 1

Sempre usei Firefox e nunca vi o Chrome ser mais rápido ou melhor.
A configuração do Chrome é ridícula.

lozero 09 Mar, 2015 21:59 1

Eu Uso Firefox e Opera De Vez Em Quando ,Mas Prefiro Firefox Por Causa do Suporte de Extensões e Certas Configurações.Google Chrome Nunca Gostei