Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Financial Times lista 10 motivos pelos quais Dilma pode sofrer um impeachment



Um dos assuntos mais comentados nas redes sociais (além da Petrobras) é a situação complicada da presidente Dilma Rousseff (PT) diante do governo. Com isso, o jornal britânico Financial Times decidiu listar nesta quarta-feira (25) 10 motivos pelos quais a petista poderia não chegar ao fim de seu mandato.

O artigo, assinado pelo editor-adjunto de mercado emergentes da publicação, Jonathan Wheatley, cita entre as razões a perda de apoio no Congresso Nacional, principalmente com a recente vitória de Eduardo Cunha.

Segundo o texto, até mesmo alguns petistas se voltaram contra a presidente. "Alguns membros [do partido] a veem como uma intrusa oportunista", disse Wheatley. A maioria dos motivos mencionados no texto são de teor econômico, sendo que apenas dois têm relação indireta com a economia: a falta de água e possíveis apagões elétricos. Veja os motivos:

Perda de apoio no Congresso

Imagem

"Para um presidente brasileiro ser cassado, ele deve fazer algo flagrantemente errado. Mas muitos fazem isso e sobrevivem", começa o autor. Porém, para ele, o que realmente conta é a perda de apoio no Congresso. Diante disso, ela começa a criar "inimigos" dentro de casa, começando a ver petistas ficarem descontentes com ela. Até mesmo a nomeação de Joaquim Levy para a Fazenda tem sido razão de raiva para integrantes da esquerda.

Escândalo da Petrobras

Imagem

Diante de todos os escândalos envolvendo a estatal, o pessimismo do mercado diante do governo só aumenta e pressiona ainda mais a presidente. No fim, Wheatley destaca que, se em algum momento o Congresso decidir fazer algo para um impeachment, "a Petrobras forneceria o pecado flagrante". "Dilma foi presidente do conselho de administração, quando a maior parte da suposta corrupção aconteceu", destaca.

Queda na confiança do consumidor

Imagem

"Os consumidores estão extremamente fartos, como mostrado por um levantamento mensal divulgado nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas" afirma o texto mostrando o gráfico da FGV com a forte queda da confiança.

Aumento da inflação

Imagem

"Vinte anos atrás, a inflação no Brasil foi de cerca de 3.000% ao ano. Muitos brasileiros são jovens demais para lembrar, mas outros não. Alguns temem agora que o governo abandone a meta de inflação de 4,5% ao ano", afirma o texto.

Aumento do desemprego

Imagem

O artigo lembra que muitos brasileiros têm se preparado para perdoar o governo em relação a inflação e crescimento lento porque sentiram seus próprios empregos estavam seguros. "Mas com a economia deverá contrair-se 0,5% este ano [...] Estima-se que 26 mil empregos líquidos foram perdidos em janeiro, normalmente um mês onde ocorre contratação desse número. Isso representa um grande desafio para a popularidade de Dilma", afirma.

Queda na confiança do investidor

Imagem

Após a notícia de que o Tesouro tinha vendido 10 milhões de contratos de dívida de curta duração com vencimento em outubro deste ano, o texto destaca que este foi o maior leilão único de tal dívida de curto prazo. Citando o Valor Econômico, Wheatley diz que o governo está sendo forçado a vender cada vez mais títulos como esses rendendo diante da preocupação dos investidores com a capacidade do governo para cumprir as metas orçamentais.

Déficit orçamentário

"No ano passado, o Brasil emitiu o seu primeiro déficit orçamentário primário em mais de uma década, efetivamente levando o país de volta para os dias sombrios antes de começar a implementar pelo menos uma aparência de disciplina fiscal", afirma o FT. "A administração Rousseff parece desistir do fantasma do ano passado, com um déficit primário equivalente a 0,63% do PIB e um déficit nominal, incluindo o pagamento da dívida, equivalente a 6,7% do PIB", completa.

Problemas econômicos no geral

Imagem

"Que a economia está a implodir é quase desnecessário dizer", começa o autor. "Os investidores esperavam que a nomeação do "Chicago boy" Levy para o ministério das finanças iria mudar as coisas. Muitos ainda se seguram nessa esperança. Mas a tarefa parece cada vez mais difícil", afirma.

"Levy tem aparecido como uma figura solitária, o único homem no governo segurando 'a represa'. Rousseff nem sequer apareceu no anúncio de sua nomeação. Ela estava lá na cerimônia formal [...] Mas uma pesquisa no Google Imagens sugere que eles não têm sido vistos juntos em público desde então", completa o FT.

Falta d'água

Imagem

"A sensação de se aproximar de apocalipse no Brasil é sublinhada por uma escassez de água que atinge a cidade de São Paulo", lembra o jornal britânico, que destaca a pequena recuperação do Cantareira nas últimas semanas, mas que mesmo assim está longe de sair da crise. "A causa não é a baixa precipitação apenas. Estima-se que um terço da água do sistema é perdida pela Sabesp. Má gestão e falta de investimento também são culpados", afirma.

Possíveis apagões elétricos

Imagem

"A última vez que um governo foi derrubado (embora nas urnas e não por impeachment) a principal causa foi o racionamento de energia elétrica", afirma o texto citando a derrota de Fernando Henrique Cardoso para Lula em 2002, depois de um "verão de racionamento de energia elétrica provocada por uma combinação de baixa pluviosidade, má gestão e falta de investimento". "A administração Rousseff pode evitar um destino semelhante. Ou talvez não", diz o FT.

"O que derrubou Collor não era o seu envolvimento em casos de corrupção, mas a repulsa que as pessoas sentiam dele e, especialmente, entre a maioria no Congresso. Rousseff deve ter muito cuidado para não seguir o mesmo caminho", completa o jornal.

Fonte: Msn

Comentários

26 Fev, 2015 - 14:33

Comentários

nightelfmv 02 Mar, 2015 14:02 0

Beavizinho escreveu:[quote=Masksun]
Meu amigo, vamo analisa, vc é de qual epoca? Sou nascido na decada de 80, então lembro-me muito bem na era FHC, não tinha estagio, não tinha emprego, não tinha nada.

A internet chegou no Brasil em 98, junto com celular etc.
O fácil acesso a esses equipamentos não é devido ao pt, mas sim a evolução, os aparelhos evoluíram e o fácil acesso a eles chegou junto, mas não foi devido ao PT, pois o pt aumentou e muito o imposto em cima desses produtos. Existia desemprego no país ? Existia sim, mas se você é de 80, você terminou o ensino médio com o FHC saindo da presidência, ou seja, não estava trabalhando pelo menos de carteira assinada. Minha sogra mora em Minas, mais precisamente São Lourenço e eu digo que é um país dentro do Brasil, nem se compara o nível de educação, respeito, saúde etc a qualquer outro estado do sudeste. Venha para o RJ, visite nossas áreas de classe média e compare. Vou deixar você comparar Irajá a qualquer cidade de MG.

lombano 02 Mar, 2015 12:10 1

O único problema no Impeachment é que cai o presidente e assume o seu vice, como aconteceu com o ex-presidente Fernando Collor de Melo, ou seja, nada mudará. Somente com uma reforma política e principalmente social para mudarmos o quadro em que o Brasil se encontra atualmente.

finch 01 Mar, 2015 19:45 3

Delutto escreveu:Fatos:
- A economia tá uma merd@ com o governo Dilma.
- Se o Aécio tivesse se elegido, a economia estaria numa merd@ do mesmo jeito.
- PT é um partido de corruptos.
- PMDB é um partido de corruptos.
- PSDB é um partido de corruptos.
- TODOS os partidos são partidos corruptos.
- A política em si é corrupta.
- A crise econômica não é exclusividade do Brasil, quase todos os países desenvolvidos e emergentes estão em grave crise econômica(inclusive os EUA).
- Os moralistas de internet falam tanto em derrubar um e outro mas até agora nenhum propôs um movimento para exigir uma reforma política/econômica.
- Eu devia estar jogando em vez de estar escrevendo um comentário inútil sobre uma matéria inútil de uma questão inútil sobre uma política inútil regida por inúteis eleitos por um bando de inúteis...


Exatamente.
Esse comentário foi tão bom quanto pintar com lukscolor.

diohammed 28 Fev, 2015 23:02 1

O grande problema é que muita gente faz criticas a Presidente , mas não olham para a o outro lado.
A nossa estrutura politica é direcionada a corrupção , primeiro qualquer daqui que fosse presidente teria que bajular o legislativo, pois a nossa política funciona na barganha de, cargos de alto escalões e ministérios para o executivo poder fazer algo.
Eu não vejo ninguém questionando Renan caleiros como presidente do senado.
Não uma situação de crise econômica onde é necessário redução dos gastos públicos.O legislativo aumenta o salário de senadores , deputados e juízes, fora os benefícios que foram com valores acima da inflação.
Incrível é falar do baixo orçamento, se é o congresso que aprova, lembrando que arrecadamos mais de 2 trilhões .
Referente ao recurso hídrico pelo pacto federativo os Estados são responsáveis pela gestão das águas em seu território.
Devemos esta atentos a tudo porem saber pelo menos saber de que são as competências.

Wankaster 28 Fev, 2015 19:09 -1

Falou exatamente o que eu penso Delutto.
Sem mais.

Delutto 28 Fev, 2015 16:43 1

A questão não é defender PT ou PSDB, como se um fosse o bandido e o outro o micinho. O que o pessoal tem que entender é que nessa história NÃO existe mocinho, são todos bandidos tentando assumir os "negócios".
Se vcs pararem para pensar, pesquisar e analisar os fatos, verão que só o fato de alguém se candidatar a presidente já indicador de corrupto, pois se comparerem o salário de presidente com o que esses candidatos ganham em suas atividades normais, verão que o salário de presidente é uma micharia para eles, então a única explicação para alguém querer esse cargo é simples interesse político, ou seja, ter o poder de colocar as coisas ao seu favor, a fovor de seus negócios, a favor de seus interesses e interesses de seus aliados/colaboradores, ou alguém acredita que alguém quer assumir essa bronca para fazer o bem pelo país e para o seu povo?!?!? Fazem o mínimo para poderem se reeleger...

RVT_evilpunk 28 Fev, 2015 14:40 2

O que me enoja mais é que ainda tem gente tentando defender, não sei se é ignorância mesmo ou se quer bancar o advogado do diabo.

rodrigo-RPC 28 Fev, 2015 14:16 -1

Esse governo corrupto fez a festa e fez escândalos e prejudicando o brasil, Agora Dilma que você voltou a candidatar de novo a presidenta agora ferrou e ficou tudo pra suas costas, agora ta na hora de consertar essa bagunças e melhorar esse brasil e esse dólar ridículo que ta muito caro.

luispinto_op 28 Fev, 2015 13:39 3

Pobre voa, faz faculdade ? Em que pais ? É muita alienação, hoje temos celular por causa da privatização do setor, coisa que o Lula e o PT era radicalmente contra. Pode comparar o que for, mas fazer vista grossa para a roubalheira instalada neste governo é muita burrice.

Beavizinho 28 Fev, 2015 12:37 0

[quote=Masksun]
Meu amigo, vamo analisa, vc é de qual epoca? Sou nascido na decada de 80, então lembro-me muito bem na era FHC, não tinha estagio, não tinha emprego, não tinha nada. As filas para empregos eram enormes, ficava eu e meus amigos perguntado o que iriamos fazer, porque não tinha emprego.
Hoje o pobre voa, faz faculdade e pode pagar a longo prazo. Vc tem celular, tem tv a cabo em casa. Isso antes era só os ricos, Estou a defender sim, porque antes eu não tinha essas coisas, não tinha jogos originais como eu tenho hoje e posso comprar tranquilamente. Leia privataria tucana, ai sim vc pode falar algo. Sou Mineiro e o Aecio quebrou minas, então isso iria estourar na mão dele, mas a unica diferença que a globo não iria mostrar. Porque na era FHC ela tinha praticamente não tinha divida porque simplesmente sumia sem mais e sem menos... Por isso ela deseja tanto a volta deles no poder... hauhuhauha

Masksun 28 Fev, 2015 12:13 1

Enraçado como os informados estão tão desenformados, falar q o PT é o menos pior, bate boca sobre FHC e PSDB. Nunca na historia do mundo houve tanto assalto e bandidagem, não defendo nem PT e nem PSDB, mas ainda vem ae o escandalo do BNDES, ae sim quero ver alguem falar q o PT roubou menos, PSDB e PT são Merdas fedidas, a unica difereça entre os dois são os nomes....

OROCHIHEBERT 28 Fev, 2015 09:08 -1

de fato a era FHC foi assombrosa, desemprego sem precedentes, a única diferença da crise atual é que não era exposto na mídia, e boa parte da molecada de hoje não precisava trabalhar, talvez por isso essa opinião tão superficial
o governo do lula eu considerei razoável, mas dilma e fhc foi ****, receio que aécio fosse outra desgraça como fhc, decidi abster de meu voto...