Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Polícia está utilizando softwares para prever onde o crime ocorrerá

Embora seja improvável que a polícia tenha uma capacidade preditiva ao estilo Minority Report à ponto de entrar na mente dos criminosos, isso não significa que alternativas sejam inexistentes. Desenvolvedores como a PredPol estão oferecendo o que é chamado de "policiamento preditivo", softwares que falam aos policiais onde e quando os crimes têm probabilidade de acontecer. O programa levou seis anos para ser desenvolvido e oferece um custo anual com base na população ao invés de quantidade de crimes, indo de U$10 mil até U$ 150 mil.

Segundo o site dos desenvolvedores, o software trabalha com probabilidades de crimes futuros conforme as regiões, o espaço e a hora, baseando-se em crimes anteriores ocorridos nas redondezas. Com as informações coletadas e enviadas para as estações policiais que utilizam o software, bastando o envio de patrulhas para os locais para evitar as ocorrências, permitindo uma resposta rápida da força policial.

Em uma análise do desempenho do software, a Forbes nota que tal estratégia pode estar funcionando. Cidades que adotaram o programa em seus estágios iniciais, como Atlanta, Los Angeles e Santa Cruz tiveram suas taxas de crime reduzidas, ao passo em que suas análises foram mais precisas do que a dos analistas convencionais. O site declara que o departamento de polícia de Atlanta, por exemplo, teve crimes reduzidos em 8 e 9% nas primeiras áreas onde o PredPol foi utilizado em 2013.

Entretanto, sem mais estudos, fica difícil saber se as quedas estão diretamente relacionadas ao uso do programa ou ao fato dos criminosos passarem a operar em outras áreas. O uso recorrente do PredPol também pode deixar os oficiais "mal-acostumados", confiando mais na tecnologia ao invés de estudarem as vizinhanças e enfrentar problemas mais profundos. Se utilizado da maneira correta, porém, pode também auxiliar os policiais novatos a conhecer melhor algumas zonas de risco.

Fonte: Adrenaline/Uol

Comentários

11 Fev, 2015 - 17:52

Comentários

Notícias