Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Mito ou verdade: wallpaper escuro ajuda a economizar bateria do celular?



Papéis de parede escuros podem ajudar a economizar bateria do seu aparelho. Mas será que isso é realmente verdade? Tudo vai depender da tela do seu aparelho. A tecnologia AMOLED permite que você reduza a quantidade de energia gasta, mas, se o seu dispositivo conta com outros tipos de displays, certamente você não terá uma melhoria no desempenho apenas mudando o seu wallpaper.

Ao contrário da tecnologia LED, as telas AMOLED não precisam de uma luz de fundo para funcionar. Os displays com tecnologia LCD produzem essa luz, que brilha através dos pixels e entram diretamente no seu globo ocular. No caso destas telas, a cor preta é apenas um pixel que fica opaco porque bloqueia toda a luz enviada do fundo. Ou seja, a luz continua a ser emitida.

Imagem
Tela AMOLED curva da Samsung


Por outro lado, as telas AMOLED não contam com uma luz de fundo. Ao invés disso, cada sub-pixel é composto por pequenas luzes azuis, vermelhas ou verdes. Se a tela é instruída a mostrar a luz preta, não é preciso bloquear nenhuma luz, já que a única coisa que acontecerá é que nenhuma das pequenas cores dos sub-pixels vão ser ativadas.

Economizando

Teoricamente dessa forma, os pixels pretos ajudam o dispositivo a economizar bateria, já que esses pixels ficam completamente desativados. Entretanto, muitas pessoas acabam pensando por engano que essa é uma função do brilho e que qualquer cor escura, como o cinza, terá a mesma eficiência.

Imagem

Embora exista uma relação entre brilho e intensidade, é preciso que o "preto real" seja usado (definido pelo valor hexidecimal #000000) para que haja uma economia de energia. Ou seja, qualquer cor diferente desta significará que o pixel vai estar ativado.

Testando

Ryan Whtwam, do site de notícias Green Bot, resolveu testar a eficiência da cor preta na tela AMOLED. Para isso, ele manteve durante 30 minutos a tela ligada usando o aplicativo Reddit Sync, tanto no modo normal (colorido), quanto no modo noite (que usa o "preto real").

Imagem

O resultado é que a tela preta gastou 41% menos de energia que a tela colorida, uma experiência bastante impressionante.

Imagem

E que impacto isso realmente oferece a um dispositivo com tela AMOLED? Se você usa seu aparelho com muita frequência, deve saber que a tela é um dos recursos que mais consomem bateria no aparelho.

Então, se você usar aplicativos com cores pretas ou programas que contenham um modo noturno, isso significa que você vai economizar entre 15 a 20% de bateria. Esse valor é estimado, lembrando que pode variar dependendo da forma que você usa o aparelho.

Minha tela não é AMOLED

Se a tela do seu smartphone não é AMOLED, você pode usar um aplicativo como alternativa para economizar bateria. O Pixel Battery Saver foca totalmente na configuração da tela como maneira de poupar bateria.

O programa tem um truque muito interessante: ele diminui a resolução geral do display e minimiza a quantidade de pixels ativos. Os pixels desativados não consomem energia e assim o seu smartphone pode ter um fôlego extra para você aproveitar como quiser.

Imagem
Pixels desligados com o uso do Pixel Battery Saver


Seleção de papéis de parede pretos

Se o seu aparelho conta com uma tela AMOLED, então você pode (e deve) usar papéis de parede na cor preta para economizar bateria. Selecionamos algumas opções para você escolher e baixar no seu aparelho como forma de garantir minutos ou até mesmo horas extras para o seu dispositivo.

Lembrando que o ideal mesmo é manter o papel de parede totalmente preto no seu aparelho, de forma a economizar ao máximo o consumo de energia gastado com os pixels.

ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem


Fonte: Tecmundo

Comentários

05 Fev, 2015 - 12:47

Comentários