Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Os perigos do Windows pirata

Com o incentivo do governo federal, reduzindo impostos em algumas linhas de computadores e notebook, acirrou-se uma disputa por mercado que já vinha muito aquecida. Para ter preços ainda mais competitivos, a grande maioria das empresas optou por vender os equipamentos com o sistema operacional Linux. O grande problema é que, em praticamente todos os casos, tratam-se de distribuições de péssima qualidade sem nenhum atrativo para o usuário.

Como os usuários, com razão, não conseguem se adaptar às aberrações instaladas, acabam procurando um "amigo que entende de computador" ou uma "loja especializada" para "instalar o Windows". Após a instalação, o feliz proprietário de um novíssimo Windows pirata recebe a importante recomendação "técnica": não aceite as atualizações online porque podem bloquear seu sistema. Além dos problemas que logo citarei, o grande prejuízo é ao Linux que passa a ser julgado pela péssima primeira impressão. Uma boa análise sobre os motivos dos fabricantes a não usarem distribuições decentes pode ser encontrada neste excelente artigo.

Ao instalar um Windows pirata, além de cometer um crime, o usuário pode estar criando um monstro. Há uma infinidade de pessoas analisando o funcionamento dos sistemas operacionais mais utilizados em busca de vulnerabilidades exploráveis e os resultados de boa parte dessas análises pode ser encontrado em sites como o ExploitDB. A Microsoft também faz seus testes e ainda usa análises publicadas na Internet referentes a seus sistemas para fazer as devidas correções e distribuí-las em forma de atualizações online. Entretanto, pela recomendação "técnica", o recém instalado Windows pirata não será atualizado e continuará vulnerável.

Dentre todas as vulnerabilidades, as mais perigosas são aquelas que permitem ataques zero-day. São deficiências ainda não corrigidas pelo fabricante e, por dedução lógica, todas as máquinas com o sistema instalado estão sujeitas a ataques que as explorem. Outra dedução óbvia é que, para instalações que não são atualizadas regularmente, toda vulnerabilidade é passível de ataques zero-day. Aí o usuário não entende por que seu sistema fica lento e cheio de malwares mesmo com um antivírus instalado. Para "resolver", recorre a outra cópia pirata e o ciclo se repete.

Mesmo que o usuário seja extremamente cuidadoso quanto aos sites que acessa ou anexos que abre, há vulnerabilidades que podem ser exploradas remotamente ou ainda que possam criar problemas até mesmo a partir de arquivo de imagens que sequer precisam ser abertos. Uma rápida olhada no ExploitDB revela a impressionante velocidade na exposição de problemas de vários softwares.

Boa parte desses problemas poderia ser evitada se a fabricante do equipamento tivesse instalado uma distribuição decente do Linux, não incentivando sua substituição. E olha que há várias delas com qualidade suficiente para que o usuário não queira mudar. Também seriam evitados transtornos se o usuário tivesse adquirido uma cópia original do Windows e fizesse suas atualizações regularmente. Como isso pode ter um custo proibitivo para muitos, outra excelente alternativa seria ter pedido a instalação de uma boa distribuição Linux ao invés do Windows pirata.

Imagem

Para quem nunca teve contato com Linux ou já conhece e pretende uma distribuição para uso convencional, o Ubuntu é uma ótima pedida. Fácil de instalar e usar, no site da distribuição é possível até a solicitação de uma cópia pelos Correios sem qualquer custo. Realmente, vale a pena fazer um teste!

Microsoft vai processar quem validar muitas cópias de Windows ou Office

Sabe aquele aviso da Microsoft de que a sua cópia do Windows não é original e de que isso pode resultar em algum tipo de problema? Pelo visto, essa ameaça não era um blefe: de acordo com o site Torrent Freak, a companhia está pronta para começar a processar quem for pego no flagra autenticando ilegalmente cópias piratas do sistema operacional.

A empresa abriu um caso em uma corte de Washington, nos Estados Unidos, acusando suspeitos que utilizaram uma assinatura da operadora AT&T para ativar "várias cópias piratas de Windows 7 e Office 10". A conta foi identificada pela equipe ciberforense da Microsoft, uma equipe especializada que você provavelmente nem sabia que existia, mas que tem um nome sensacional.

Ou seja, se você possui em casa uma dessas versões, não precisa fugir e mudar o próprio nome: os processos devem atingir apenas quem for pego validando uma enorme quantidade de cópias dos produtos, formando um padrão nas ações.

A ação é curiosa. A Microsoft é alvo de pirataria de software há muito tempo, mas não tomava medidas drásticas como ir atrás dos responsáveis após rastreá-los digitalmente.

Fonte: Tecmundo , Dascoisasqueaprendi

Fonte: Tribogamer

Comentários

16 Dez, 2014 - 20:59

Comentários

RCordeiro 20 Dez, 2014 20:29 0

Aqui é piratão mesmo, jogos, s.o., programas....
Não dou um centavo pra esses canalhas, só preço absurdo.

israel xgamer2 20 Dez, 2014 10:42 0

ta um absurdo de caro ai tem que ser o piratão mesmo

GAMERS7 20 Dez, 2014 02:59 0

PARA RESOLVER A PIRATARIA E SO BAIXAR O VALOR DO SISTEMA OPERACIONAL,620 REAIS NAO DA MESMO...

wevertonhonorio 19 Dez, 2014 08:57 0

Sempre usei o pirata, mas também ganhando uma salário de 720 reais e o windows 7 ultimate custando 620 reais na loja não da

05111207 18 Dez, 2014 21:36 2

É frescura, nada mais que pra assustar, e aos ataques de zeroday, é só sber usar. Mesmo com antivírus pago e windows original, gente burra ainda vai se encher de vírus.

arcova 18 Dez, 2014 19:48 1

eu nunca tive problemas com windows pirata, só com a polícia.

96332929 18 Dez, 2014 18:42 0

r3v_bnu escreveu:
Kevinhow escreveu:Usa o KMSpico e problema resolvido, pode atualizar a vontade... rsrs'
Mas enfim, enquanto custar esse roubo (R$ 600) vai ser difícil a maioria das pessoas usarem original.
E quanto ao Linux, quem for Gamer não tem a opção de usar ele...

isso mesmo concordo plenamente com vc

Se abaixar uns 60 ou 80 % todos começam a usar.

Sergio-F 18 Dez, 2014 18:29 0

Francisco vr escreveu:ANDROID(SO DOS MOBILE) É LINUX!

Se android é linux, porque dizem que pega virus?

stabilizer 18 Dez, 2014 17:45 0

uso pirata desde o win98 e nunca tive problemas...

Francisco vr 18 Dez, 2014 11:22 1

Mais uma vez LINUS TORVALDS vence!
Windows é um SO BOSTA pois a maior parte das tecnologias colocada no NTFS do Windows 8.1 foram pegas no sistema de arquivo EXT4 do Linux. O boot rápido veio desde o Ubunto 11.0.
O maior problemas para o Linux são os Games que ainda não é o foco principal, até que a Steam cria o SteamOS que é um Linux focada e otimizada apenas para jogos.
Linux é gratuito, Linux é mais otimizado, linux vem com store gratuito, Linux não da problemas ao longo do tempo, linux instalar qualquer drive sem precisar entrar no site do fabricante e baixar... Linux detona windows... Linux usa na maioria das máquinas empresariais, maioria dos servidores, maioria dos desenvolvedores. Linux tem um SO só para Hackear(backtrack 5 e kali Linux).
O melhor Linux do mercado é o Ubunto, Mint, e Fedora. São os 3 linux LINDO, e o melhor para jogo é o SteamOS. O melhor para hacker é o Kali Linux. Há... quase esqueci... ANDROID(SO DOS MOBILE) É LINUX!

LucasSparks 18 Dez, 2014 09:42 0

eu ganhei uma chave do windows 8 PRO e to de boas :),
no mercado livre tem keys por apenas 20R$ , como isso é caro?

celinho55 18 Dez, 2014 07:19 1

amigo, gostei deste comunicado, muitissimo interessante! so que, na pratica,nunca vai funcionar!! os softwares piratas, vai reinar eternamente, enquanto os originais custarem esses preços exorbitantes.
curto bastante games e pcs, nunca tive o prazer de jogar ou instalar um game ou os original, nao e que eu goste dos piratas e justamente pelo preço dos originais.
tenho um play 3 tambem, so tenho tres games originais pra ele, porque?? originais sao caros!! desbloquear e usar games no hd e melhor.
quanto ao windows, ja usei todos des o XP, nunca tive o prazer de formatar meu pc com os original, e se continuar nestes preços, nem devo.
a materia,.como disse, e otima, mas , enquanto nao controlarem os preços dos originais, vai ser em torno de 99¨% usando pirata. infelismente.