Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Desenvolvedora de Amnesia explica a fórmula para se fazer um game de terror



Considerado um dos melhores jogos de terror da atual geração, Amnesia: The Dark Descent continua causando pesadelos nos jogadores. Mal qual o segredo por trás da fórmula capaz de tirar o sono de muito marmanjo?

Em seu blog oficial, a Frictional Games explicou alguns dos elementos necessários para criar a ambientação ideal para esse tipo de título. De acordo com a produtora, o ponto principal é trazer aquele horror para o mundo real, de modo que você tenha a sensação de que aquilo realmente pode acontecer. Segundo a produtora, os jogos sempre começam com uma situação pouco natural, o que atrapalha na construção do medo.

Em seguida, segundo a empresa, é preciso criar de um ponto em comum entre o gamer e o personagem, mostrando que eles são parecidos e que têm algum tipo de ligação de personalidade ou de contexto. É a partir disso que o terror começa a ser introduzido de maneira lenta e sutil, pois fará com que o jogador traga aquela sensação para o mundo real, eliminando a ideia de que o perigo é somente virtual.

Imagem

O excesso de oponentes é prejudicial para a construção do clima sombrio. Para a Frictional, a presença de inimigos é automaticamente relacionada à guerra e ao combate, o que acaba fugindo do foco de um game de horror. Segundo ela, a pessoa fica mais preocupada pensando em acabar com a ameaça do que a temendo.

Por fim, o ponto crucial e considerado o mais complicado pelos criadores de Amnesia é trazer interação humana àquele universo e adicionar um tipo de drama real que faça as pessoas se identificarem e criarem algum vínculo à história. O post cita o exemplo de filmes como "O Exorcista" e "O Iluminado" como bons exemplos de filmes que usam fenômenos paranormais para afetar o comportamento das pessoas, criando o terror a partir dessa reação ao desconhecido.

Ainda que não haja uma fórmula ideal para inserir esse elemento em um jogo, a companhia aponta a existência de ameaças inanimadas ou não pensantes como os principais problemas nos games de horror, pois você se preocupa apenas em acabar com elas e não pensa em suas motivações ou nos efeitos que aquilo terá nos demais personagens.

Fonte: Frictional Games, VG247

Fonte: Baixakijogos

Comentários

03 Mai, 2012 - 01:15

Comentários