Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

As principais razões para o uso gigante de VRAM no PC de hoje



Se você é um jogador de PC que tem placas de vídeo com grande quantidade de VRAM já deve ter notado que os jogos AAA mais novos estão usando uma boa parte deste espaço. O estranho que isso não acontecia antes de 6 meses atrás, alguns atingiam o limite de 2.2 GB excedendo muito pouco uma placa de 2 GB, um exemplo típico era o Max Payne 3.

MUITO USO DE VRAM

Pois bem, com o lançamento de WatchDogs, este foi o primeiro jogo que percebi um uso absurdo da quantidade de memória da placa de vídeo, valores de 4+ GB de ocupação eram detectados pelo utilitário MSI Afterburner. Apenas placas como Radeon R9 290X, Geforce GTX Titan ou série GTX 900 poderiam lidar bem com todas estas exigências de memória VRAM.

A princípio achei que poderia ser um problema na leitura do utilitário, pois apesar de muito bonito Watch Dogs visualmente, não tinha tantas texturas de alta resolução que justificassem este uso. Outro jogo que começou a mostrar um alto uso da VRAM é o novíssimo Shadow of Mordor (que estou para testar em breve).

TEORIAS

Alguns começaram a criar teorias do por que tanta memória estaria sendo usada assim e como isso poderia estar afetando a performance no PC. Uma das teorias mais interessantes é responsabilizar os consoles mais atualizados da Sony e Microsoft por ter obrigado os desenvolvedores a super lotarem a VRAM. Isso estaria supostamente acontecendo por que as arquiteturas de console não diferenciam espaço de VRAM de RAM, pois existe uma quantidade fixa que serve para ambos os subsistemas. Outra teoria mais comum é pensar que devido ao grande uso de texturas em alta resolução, este espaço alto de consumo deveria ser normal.

A PROVÁVEL CAUSA

Imagem

Segundo um post no OC.net escrito por RaginCain, a causa para essa inflação do uso da VRAM não se dá por nenhuma necessidade arquitetural imposta por consoles afetando o porte para o PC. O desenvolvimento de jogos para PC é distintamente diferente dos consoles no que tange sistema, memória e GPU gráfica, portanto não existe esta imposição.

A razão principal deste uso excessivo seria que os desenvolvedores estão usando a grande quantidade de memória VRAM presente em alguns modelos para fazer cache de recursos (texturas, dados de shaders e iluminação, objetos,etc ), evitando assim que o sistema tenha que re-alimentar a memória da GPU com dados que já foram enviados uma primeira vez à ela. Tipicamente o PC é um tipo de arquitetura NUMA, onde as velocidades de acesso para RAM e VRAM divergem, já nos consoles da atual geração a memória utilizada é a mesma para GPU e CPU, mantendo assim a mesma velocidade nominal.

O benefício de usar muita memória VRAM segundo especulam não é tão ganhar performance , mas facilitar o desenvolvimento evitando custos de otimizações mais específicas para tentar compensar o alto trânsito de troca de informações entre sistema e placa de vídeo pelo PCI-Express. Os desenvolvedores não precisam priorizar determinados grupos de recursos, ou escrever métodos eficientes de rendering, já que se estiver em cache na VRAM, sua carga será muito mais rápida para o uso normal compensando qualquer código mal escrito.

RaginCain afirma que no PC, 6 GB de VRAM é um completo desperdício de espaço para texturas pois o framebuffer não necessita usar todo este espaço para você fazer anti-aliasing 4xAA em 1080p com double buffering, no máximo você vai precisar de 512MB incluindo os efeitos de pós-processamento. Além disso ele afirma que nenhuma GPU é capaz de usar 6 GB de memória só em texturas para rendering, não existe esta tecnologia ainda no PC, muito menos nos consoles. (sick

Outro recurso avançado do DirectX 11 que possivelmente também não estaria sendo usado é o que exige menos VRAM para texturas , pois compensa com streaming e compactação das mesmas, acelerando o processo de copia de dados entre sistema e memória da placa de vídeo.

Conclusão

Imagem

Se realmente se comprovar que os desenvolvedores no PC estão usando a memória VRAM para cache de recursos em detrimento de otimizações específicas, os maiores afetados poderão ser os gamers com configurações de placa de vídeo com pouca quantidade de memória (seguimento de baixo custo e intermediário). Se o jogo não pode fazer todo o cache que se precisa na memória VRAM, então os métodos convencionais de troca de informações deverão ser usados e como estes não estão devidamente otimizados, poderá fazer sua placa de vídeo ser aposentada mais cedo do que se previra devido a baixa performance.

Quem não se lembra que WatchDogs foi um dos games mais criticados por ter uma performance muito ruim em sistemas fracos e medianos?

UBISOFT e EA ainda não se pronunciaram oficialmente sobre este tema que em tese afetaria tão negativamente a jogatina no PC

Fonte: Framebuffer

Comentários

28 Out, 2014 - 20:28

Comentários

ziulotaner11 01 Nov, 2014 13:44 1

Ukrania the russian escreveu:[quote=ziulotaner11] "Não, cê é burro que loucura, que coisa absurda isso ai que você disse é tudo burrice.."
Brincadeiras a parte, cara o que você falou nao procede, nova geração? que nova geração? particularmente eu pensei que as produtoras estavam setando os quadros dos jogos, só nao sabia como, não sei se a matéria da tribo procede, ou pelo menos se procede totalmente.
"Nova geração" kk to rindo até agora.

A minha configuração fica em torno de R$ 2.800,00. E ralei pra fazer esse upgrade no meu PC.

E joguei eles com quase tudo no talo e principalmente o watch dogs com mods e te digo que são nova geração sim.

Um exemplo disso e que você nunca vai ver no youtube vídeos de comparação de watch dogos de PC com mods vs PS4.O motivo todo mundo já sabe mais ninguém fala kkkkkkkkkkkkkk



Ukrania the russian 01 Nov, 2014 13:26 -1

[quote=ziulotaner11]Meu Wacth Dogs e Ryse praticamente estupraram minha gtx 760 de 4gb de vram;

FX 8350 Vishera

gtx 760 4GB

16GB de ram

fonte 750W

HD 1 Tera e 500 GB

"A configuração do meu PC não é Top".. "os PCistas tem que aprender que quando uma geração de consoles muda e praticamente obrigatório que você que tem um PC igual ou superior a geração atual de consoles faça um upgrade no PC para não ficar pra traz".

A baixo está dois exemplos dos jogos de nova geração praticamente violentando a vram da minha gtx 760 de 4GB de vram.


"Não, cê é burro que loucura, que coisa absurda isso ai que você disse é tudo burrice.."
Brincadeiras a parte, cara o que você falou nao procede, nova geração? que nova geração? particularmente eu pensei que as produtoras estavam setando os quadros dos jogos, só nao sabia como, não sei se a matéria da tribo procede, ou pelo menos se procede totalmente.
"Nova geração" kk to rindo até agora.

ziulotaner11 01 Nov, 2014 13:25 1

campagnarot escreveu:mas carai, todo mundo pcista abitolado por graficos reclamando q os games pc não vinham next-gen por causa dos consoles limitados

agora aguenta aí, qro ver, vamo para mão de choradeira, nao queriam next-gen? agora aguenta, porque é partir daí pra mais e mais...

tem jeito nao, brasileiro só sabe viver de mimi, pqp, Folks Mesa

concordo,se não conseguem ter um PC mediano ou top de linha eles culpam as empresas ao invés da sua situação financeira.




E só pra lembrar mais 4 anos de PT,se já esta ruim esperem por que com certeza vai piorar.

zazerty 01 Nov, 2014 12:49 0

isso é só pra vender hardware, igual esse tal diretx 11.

ziulotaner11 01 Nov, 2014 09:41 0

Meu Wacth Dogs e Ryse praticamente estupraram minha gtx 760 de 4gb de vram;

FX 8350 Vishera

gtx 760 4GB

16GB de ram

fonte 750W

HD 1 Tera e 500 GB

A configuração do meu PC não é Top mais tá dando pra rodar esses jogos,os PCistas tem que aprender que quando uma geração de consoles muda e praticamente obrigatório que você que tem um PC igual ou superior a geração atual de consoles faça um upgrade no PC para não ficar pra traz.

A baixo está dois exemplos dos jogos de nova geração praticamente violentando a vram da minha gtx 760 de 4GB de vram.



lozero 01 Nov, 2014 02:19 0

Para nós Brasileiros Que é Difícil ,Ganho Pouco E As Coisas São Muita Caras.

Menino_baleia 31 Out, 2014 18:56 0

Nossa e você é um verdadeiro cientista por ter corrigido ele, volta pra game vicio volta filho.

KYKOTHEGUY escreveu:
furol escreveu: shedow of mordor é o jogo no pc que come mais memoria de video e de ram, a de ram aqui já passou de 8gb.

É SHADOW BURRO

gvgl94 31 Out, 2014 13:56 2

buiusemluxo escreveu:que se dane, se os AAA vierem zuados vo jogar os "ethan carter" da vida qua sao bem otimizados, e lindos graficamente.

Tem uma tonelada de produtoras ai prontas para ganhar dinheiro, por isso tenho muitos games indies e poucos AAA (me arrependi de comprar Watch Dogs)

True Story!

buiusemluxo 31 Out, 2014 12:45 1

que se dane, se os AAA vierem zuados vo jogar os "ethan carter" da vida qua sao bem otimizados, e lindos graficamente.

Tem uma tonelada de produtoras ai prontas para ganhar dinheiro, por isso tenho muitos games indies e poucos AAA (me arrependi de comprar Watch Dogs)

oseiascs 31 Out, 2014 08:17 0

Essas desenvolvedoras estão cada vez mais lixo! Ninguem quer botar a mão na massa e escrever codigos decentes, é por isso que os jogos de console, muitas vezes ganham em qualidade gráfica, pois são obrigados a serem muuuito bem otimizados, enquanto no PC, mandam qualquer m**da.

shitter 30 Out, 2014 23:01 0

Tem muito jogo pra zerar ainda...basta esperar um patch pra melhorar o desempenho ou se não sair diminuir um pouco a qualidade do game.

campagnarot 30 Out, 2014 13:48 -4

mas carai, todo mundo pcista abitolado por graficos reclamando q os games pc não vinham next-gen por causa dos consoles limitados

agora aguenta aí, qro ver, vamo para mão de choradeira, nao queriam next-gen? agora aguenta, porque é partir daí pra mais e mais...

tem jeito nao, brasileiro só sabe viver de mimi, pqp, Folks Mesa