Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Sem licença, jogadores do Brasileiro viram 'Leitinho', 'Rojeio' e 'Kadá' no PES 2015

Quem não se lembra do tradicional International Superstar Soccer de Super Nintendo com Allejo, Beranco, Riggio e cia? Pois é. A era dos nomes fictícios nos games de futebol ainda não acabou. Pelo menos no Pro Evolution Soccer 2015, que será lançado no dia 11 de novembro.

O game, ao contrário do seu principal concorrente, o Fifa 15, da EA Sports, terá 21 clubes brasileiros presentes (os 20 da Série A e mais o Vasco da Gama) com todos os uniformes autênticos e os estádios do Morumbi e da Vila Belmiro.

Porém, não estranhe se ao invés de Kaká no São Paulo você ler "Kadá", ou então "Rojeio" no gol são-paulino. Ou até mesmo o veterano lateral do Grêmio "Zé Romeito", ou o meia gremista "Leitinho". O PES 2015 ainda não conseguiu os direitos de imagem dos jogadores do Brasileirão.

O Fifa, assim como seu concorrente, poderia ter os uniformes, mas não achou seguro colocar nomes fictícios ou os nomes autênticos sem ter um órgão ou sindicato que representasse os atletas e consequentemente corresse o risco de levar uma ação judicial.

Pouco a pouco, o PES está negociado com os clubes brasileiros. Por enquanto, Palmeiras, Corinthians, Cruzeiro e Figueirense possuem os nomes reais. No entanto, no jogo disponível a quem compareceu na Brasil Game Show, maior feira de games da América Latina, a equipe celeste tinha nomes alternativos como "Furimo" no gol e "Datohersi" no ataque.

"Obviamente será muito difícil conseguir todos os nomes, não importa o que você faça. Já temos 4 clubes que assinaram com a gente. Temos discussões com Santos e Flamengo no momento. Mesmo se as licenças para todos os nomes não chegue imediatamente, nosso objetivo é colocar o máximo que pudermos. Na hora do lançamento, se não incluir os nomes de todos, vamos incluir atualizações com os nomes conforme fomos conseguindo as licenças", disse Manorito Hosonda, produtor do game, ao ESPN.com.br.

Além dos clubes brasileiros, o PES 2015 conta com as licenças da Uefa Champions League, Europa League, Copa Libertadores e Copa Sul-Americana. No entanto, a contrário do Fifa, não tem direitos da Premier League (exceção Manchester United) e da Bundesliga (exceções Bayern de Munique, Leverkusen, Schalke 04, M'gladbach e Wolfsburg)

O interesse da Konami no mercado brasileiro é grande. Acabada a entrevisa, Hosonda perguntou à reportagem onde poderia acompanhar os jogos do Campeonato Brasileiro fora do país. O ESPN.com.br não soube responder.

Fonte: Msn

Comentários

08 Out, 2014 - 21:09

Comentários

fdismmdk 10 Out, 2014 15:21 1

gabrielsntr escreveu:
fdismmdk escreveu:Porque isso é tão complicado? Alguém aí sabe me dizer?

porque na europa por exemplo, os jogadores possuem um tipo de "sindicato", onde as produtoras vão atrás dessa organização para obter as licenças, já no brasil nao existe isso

Entendi, vlw Brother

francisbrands 09 Out, 2014 22:43 1

Foda-se! É só editar ou esperar um patch. Antes ter um cara com o nome errado que TODO UM TIME ERRADO, igual era a Premier League em versões passadas.

murdergame 09 Out, 2014 18:28 1

Cara, não sou fã do motor gráfico do PES mas a Konami tem meu respeito por ainda investir nos nossos times e nas nossas competições, pois isso e o menu deles é a única coisa que me atrai no seu jogo, sempre gostei mais do FIFA por causa da jogabilidade, o PES fica pouca coisa atrás, minima diferença, mas tem muito gamer aí que nem liga se não tiver as ligas do Brasil entre outras da América, pois pra mim é fundamental, acho ate um pouco hipócrita torcer para um time Brasileiro e não querelo ver no FIFA e no PES, sou fã do Futebol Europeu mas quero ver os times que jogam no meu país de origem.

AlexKapranos 09 Out, 2014 15:18 1

pestana7 escreveu:Pô por que não botaram o Alejo então.

Tipica pessoa que ou não leu a matéria ou tem algum problema mental.

rafonesrafa 09 Out, 2014 13:58 3

Ainda bem que tem o editor né

azevedo143 09 Out, 2014 13:12 1

Respondendo ao meu amigo fdismmdk: porque é tão complicado ? :

o problema do futebol brasileiro é que os atletas não possuem um sindicato que os represente, tipo na europa existe um sindicato que e detentor dos direitos autorais ( isso claro previamente acordado com o atleta) , por isso fica mais fácil autorizarem o uso da imagem, já que só seria preciso entrar em contato com o sindicato e não com clube por clube o que demanda mais tempo e dinheiro...

gabrielsntr 09 Out, 2014 12:23 1

fdismmdk escreveu:Porque isso é tão complicado? Alguém aí sabe me dizer?

porque na europa por exemplo, os jogadores possuem um tipo de "sindicato", onde as produtoras vão atrás dessa organização para obter as licenças, já no brasil nao existe isso

Poucas Trancas 09 Out, 2014 10:03 4

tem tbm um tal de Bicharlyson

pestana7 09 Out, 2014 04:26 0

Pô por que não botaram o Alejo então.

PanicoDoritos 09 Out, 2014 01:14 3

Já tá na hora de um terceiro game de futebol aparecer e disputar com PES e FIFA porque esses dois só decepcionam.

fdismmdk 09 Out, 2014 00:37 1

Porque isso é tão complicado? Alguém aí sabe me dizer?

andreirock 08 Out, 2014 23:12 2

leitinho Se ferrou! Se ferrou!