Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Selecionamos 14 dicas para você conquistar o mundo em Civilization V

O Civilization V tem crescido com as últimas expansões e se tornou um dos melhores games já feitos para PC. Eu diria até que é o melhor jogo da série inteira. Para ajudar os novatos, ou quem ainda está se acostumando com as expansões, decidi criar esse guia para que você saiba os melhores jeitos de se sair bem.

Este não é um guia completo e nem aborda o jogo inteiro, nós não temos tempo nem espaço para isso. Eu acho que essas são regras valiosas para ajudá-lo a seguir a direção certa. Elas cobrem o jogo como um todo, não apenas as expansões.

Comece de baixo e com calma

Mesmo que muitos jogadores escolham jogar seu primeiro jogo em um mapa grande, é melhor escolher um pequeno, ou até mesmo minúsculo. A vantagem desses tamanhos é que eles não apenas diminuem o esforço para construir seus prédios, eles também deixam o jogo mais interessante, especialmente com 6 a 8 civilizações. O mesmo vale para dificuldade. Comece do começo e aprimore suas técnicas. Esse jogo mudou tanto sua fórmula que até mesmo os veteranos podem precisar de tempo para aprender tudo.

Expanda

A primeira coisa que você vai querer fazer é expandir seu império. Isso é a coisa mais preciosa no mapa de Civilization. Quanto mais cidades você tem, mais ouro suas pesquisas irão gerar; quanto maior seu território, mais recursos estratégicos terá disponível. Por isso, construa colonos cedo (com trabalhadores para construir estradas entre as cidades) e quando começar as políticas sociais, comece com "Tradition", que garante alguns bônus. Não pare de expandir até começar a perder dinheiro ou a criar infelicidade.

Seja feliz!

Essa última parte sobre a felicidade merece um tópico exclusivo. É preciso deixar sempre seus cidadãos felizes. Nos jogos anteriores isso não era muito importante, mas em Civilization V é fundamental. Se eles estiverem infelizes, primeiro sua produção vai cair, mas se a situação continuar ruim, rebeldes começarão a surgir em todo lugar. Mesmo que focar no ouro pareça tentador, especialmente para os veteranos da série, eu descobri que a felicidade deve ser sua principal preocupação, porque é a coisa mais difícil de manter alta (as rotas comerciais aumentam o lucro bem mais fácil).



A religião pode parecer besteira, mas pode ser uma importante arma diplomática e cultural, sem contar que é uma boa fonte de felicidade para as pessoas. Então, assim que tiver expandido o suficiente, construa santuários e templos para começar a espalhar sua religião. Se outra religião cruzar o seu caminho antes que você tenha a sua própria, você ficará em desvantagem até o fim do jogo.

Imagem

Pesquisa

É preciso escolher uma linha de pesquisa principal, como isso depende do seu estilo de jogo e também se relaciona com o tópico de expansão acima, eu descobri que o segredo do sucesso é ser o primeiro a descobrir a navegação. Quem atravessar os mares primeiro tem mais chances de encontrar um continente novo e vazio, ou ao menos encontrar ilhas estratégicas, para dobrar o tamanho do seu império e ter uma enorme vantagem sobre as outras civilizações.

Termine o que começou

Na hora de escolher uma política social, pode ser tentador escolher aleatoriamente entre as oferecidas. Não faça isso! Se tiver começado uma árvore de políticas, termine-a. Escolher uma de cada pode impulsionar sua civilização, mas não vai gerar os ótimos bônus por completar uma árvore inteira de políticas sociais.

Comércio

Não ignore o novo sistema de rotas comerciais no Brave New World. Se tiver quatro rotas comerciais disponíveis, construa quatro caravanas ou quatro navios cargueiros. Se tiver doze, construa doze. Além delas renderem muito dinheiro, também ajudam a espalhar sua religião (e também seu avanço científico). Se deixar o ouro fluindo durante a maior parte do jogo, até as eras industrial e moderna já terá milhares em ouro.

Imagem

Compre votos

Antes, as cidades-estado eram algo a ser tolerado, ou até ignorado. Não são mais. Agora elas contam com eleitores no congresso mundial. Os jogadores que conseguirem se aliar com a maioria das cidades-estado têm grande vantagem, seja para estabelecer uma vitória diplomática ou só para ferrar com o outro jogador. O jeito mais fácil para isso é ignorar todas as exigências delas e simplesmente dar um monte de ouro. O congresso mundial fica importante depois de certo tempo de jogo e você pode simplesmente comprar seus votos.

Estradas

Não faça estrada só entre as suas cidades. Coloque-as densamente em todo lugar que reunir tropas, em áreas costeiras entre os continentes que você possa precisar lançar uma invasão e em lugares próximos às cidades-estado. Por que? Simplesmente porque eventualmente você vai entrar em uma guerra. Ter estradas no meio de uma guerra é uma ajuda enorme.

Realismo

Existem muitos mods para Civilization V que aparecem e somem, mas um que acho necessário é o R.E.D (Regiment & Ethnic Diversity). Ele muda a escala das unidades e as deixam mais diversas de acordo com a etnia que estiver jogando. Então em vez de ter um tanque genérico para todas as civilizações, por exemplo, o tanque americano será um Sherman e o Russo um T-34.

Misture unidades

Mesmo que Civilization V ofereça vários tipos de unidades militares, na maioria das partidas você só vai precisar de algumas. Independente da batalha, uma mistura de tropas (guerreiros, espadachins, artilharia, etc) e algumas armas de cerco (catapultas, canhões, etc) é a melhor opção. Durante boa parte do jogo você pode sobreviver usando a força bruta acumulando uma grande armada e navios de guerra, que ajudam a dominar os oceanos e são uma grande vantagem para proteger a costa. Só se preocupe em diversificar (com suporte aéreo, armas anti-aéreas e infantaria aérea) quando chegar na era moderna.

Imagem

Não espione (muito)

Sempre surge aquela vontade de usar espiões para saber mais das outras civilizações, mas não é porque eles são chamados de espiões que realmente são. Roubar tecnologia pode ser demorado, perigoso e só serve se uma civilização estiver na sua frente. Na maioria dos casos, é melhor separar seus espiões entre as eleições próximas às cidades-estado, ajudando a cimentar seu domínio sobre elas, e colocá-los como diplomatas, já que comprar votos no congresso mundial é muito mais importante do que a tecnologia conseguida de graça.

Fique tranquilo

Sempre existe a tentação de ser um conquistador e invadir os vizinhos toda hora. Isso é compreensível por ser divertido. Mas se estiver jogando em um mapa maior e com muitas civilizações, isso simplesmente não vale a pena. Sua reputação será ruim e vai atrapalhar na hora de conseguir votos das civilizações na era moderna.

Domine

Existe tanta variedade no jogo, tantas coisas para suprir o estilo de jogo de cada um, que dizer que uma civilização é melhor é bobagem. Mesmo assim, a minha favorita é a inglesa. O bônus de movimento naval ajuda bastante na hora de explorar (especialmente combinada ao ponto extra de movimento da habilidade Great Lighthouse) e um espião extra faz muita diferença.

Você tem mais dicas para jogar Civilization V? Deixe aqui nos comentários!

Fonte: Kotaku

Comentários

27 Jul, 2014 - 12:40

Comentários

rachubiku 29 Jul, 2014 13:20 0

0BL0OD0 escreveu:
rachubiku escreveu:Gosto muito deste estilo mas meu ingles não permite que eu jogue civilization, jogo muito rome 2 total war que sou fanzaço desde o primeiro jogo da serie total war, tanto que jogo ele em ingles como se ja estivesse em portugues kkkkkkk
.

cara como vc fala isso e não diz onde!

Existe tradução pro Civ V Joinha!

0BL0OD0 28 Jul, 2014 19:43 0

rachubiku escreveu:Gosto muito deste estilo mas meu ingles não permite que eu jogue civilization, jogo muito rome 2 total war que sou fanzaço desde o primeiro jogo da serie total war, tanto que jogo ele em ingles como se ja estivesse em portugues kkkkkkk


Existe tradução pro Civ V Joinha!

rachubiku 28 Jul, 2014 14:17 0

Gosto muito deste estilo mas meu ingles não permite que eu jogue civilization, jogo muito rome 2 total war que sou fanzaço desde o primeiro jogo da serie total war, tanto que jogo ele em ingles como se ja estivesse em portugues kkkkkkk

alex64 28 Jul, 2014 13:47 0

Já tenho quase 200 horas neste jogo. Simplesmente fantástico.

Deniel Snake 28 Jul, 2014 01:05 0

Esse jogo é viciante, muito bom msm e ótimas dicas, vlw.

0BL0OD0 28 Jul, 2014 00:28 0

Eu costumo falar que, Civilization é meu jogo de "tabuleiro" favorito. Haha!
De certa forma, me lembra da época em que eu jogava WAR (de tabuleiro), na casa de amigos.

rafathehulk 27 Jul, 2014 15:20 0

é um jogo lendário( todos os civilizations), nunca realmente enjoei de algum, porque cada um que começa é sempre diferente do que terminou. E é um dos jogos mais complexos que existe por ai =p. Vou rejogar o Civ 4 e depois comprar um pc novo e jogar o Civ5 heheh =p.

G4MBI7 27 Jul, 2014 13:03 0

quero muito aprender a jogar esse jogo....que é um rise of nations muito melhorado, que eu tambem adoro, mas esse é umd esafio se tiverem gameplays para eu aprender eu agradeço e parabens pelo tópico bem util e interessante

ItalloIgor 27 Jul, 2014 12:44 3

Simplesmente um dos melhores jogos para quem gosta do estilo.