Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Mantle pode estar a caminho do Linux

Imagem

Como a mais novas entre a APIs no mercado, a Mantle agora tem como missão principal ampliar seu suporte para diferentes plataformas e games. Um post no blog da AMD trouxe a dica de que a tecnologia pode estar a caminho do sistema Linux.

A pista fica no meio de toda uma explanação sobre o posicionamento da Mantle entre as concorrentes no mercado. Entre as frases, está: "Em 20 de março a Microsoft anunciou o DirectX 12, a próxima grande evolução em sua API. Isto é uma ótima notícia, pois vem atraindo a atenção sobre o valor da programação de baixo nível e a Mantle é quem lidera neste aspecto. Como os games com DirectX 12 ainda estão há 18 meses de hoje e não há alternativas em vista para Linux, o futuro da Mantle parece brilhante".

Apesar de sutil, a referência dá a entender que a AMD tem planos para trazer a API para o sistema Linux o que, de quebra, traria também suporte para o Steam OS, sistema da Valve que também é baseado no sistema de código livre. Hoje, os games no sistema do pinguim e suas variantes são baseados em OpenGL, API que suporta instruções de baixo nível mas que já vem sofrendo críticas por necessitar de atualizações e até mesmo uma remodelação.

A Mantle vem progressivamente ampliando sua área de atuação, sendo que já é compatível com games como Thief e Battlefield 4, além de engines como a CryEngine, utilizada em jogos como Crysis e Far Cry 3. O próximo game da série Civilization também será compatível com a API.

Fonte: Adrenaline/Uol

Comentários

20 Jun, 2014 - 18:24

Comentários

bsc_chapolin 09 Nov, 2014 02:07 0

me parece uma boa, pelo fato de usar o steamOS e saber que mais uma vez a AMD vai ajuda, tornando fácil porta um jogo de uma plataforma para outra.

leandroguts 21 Jun, 2014 09:37 1

existe varios jogos olha na steam amigo.
DanielM escreveu:Só falta os jogos agora! :D

DanielM 20 Jun, 2014 20:47 0

Só falta os jogos agora! :D

tr3v0rk2 20 Jun, 2014 19:37 0

Todos os jogos crysis, são Cryengine mas somente farcry original usou Cryengine o 2 e 3 não http://www.crytek.com/games Dunia Engine4 essa á a engine de farcry3.