Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Os 15 melhores jogos da franquia Pokémon

Imagem

No último dia 30 do mês passado foi o aniversário de 15 anos de Pokémon Stadium. O jogo foi lançado no Japão em 30 de abril de 1999 e chegou aos Estados Unidos apenas no ano seguinte. Para comemorar, listamos, sem ordem de preferência, 15 dos melhores jogos Pokémon já feitos.

As gerações tradicionais do RPG foram colocadas como um bloco só; Red, Blue e Yellow são considerados um item da lista, por exemplo. Ficou algum de fora? Deixe suas sugestões de ranking nos comentários!



Pokémon Gold & Silver

Lançados em 1999, estes jogos foram o passo que determinou o sucesso da franquia: mudar de continente e trazer novos monstrinhos a cada geração. Além de capturar 100 novos Pokémons, o jogador pode percorrer as regiões de Kanto e Johto. Ele precisa derrotar os ginásios das duas para ser um verdadeiro mestre.

Os problemas de balanceamento de Red & Blue foram corrigidos e novos elementos estratégicos chegaram às batalhas. Condições climáticas, combinações de ataques e itens equipados são algumas das novidades que acirraram as lutas entre fãs. E pensar que todo esse conteúdo pôde ser aplicado no Game Boy Color. Em 2009, foram lançados os remakes HeartGold & SoulSilver, que estão entre os melhores títulos lançados para o Nintendo DS.

Pokémon X & Y

Quase 15 anos depois Gold & Silver, estes jogos foram os primeiros a incluir um novo tipo de Pokémon. Os monstrinhos tipo fada finalmente diminuíram o poderio dos dragões, que deixaram de ser usados de forma abusiva pelo jogador. Outra novidade do game de Nintendo 3DS foi a estreia das megaevoluções, que deram novo brilho a monstros de gerações anteriores.

Também foi o primeiro Pokémon portátil em 3D. Durante as batalhas, os monstros se mexem constantemente, reproduzindo o que poderia ser uma batalha na vida real.



Pokémon Snap

É um dos jogos mais estranhos lançados para o Nintendo 64. Em diversos momentos, Pokémon Snap é idêntico a um jogo de tiro em primeira pessoa. No entanto, o jogador não manipula rifles e pistolas, mas uma câmera fotográfica. Em vez de capturá-los, é preciso fotografar todos.

Além dos "tiros" fotográficos, há trechos de passatempo. Alguns Pokémons só podiam ser atraídos usando itens específicos, por exemplo. São apenas seis fases (além de uma bônus), mas o entretenimento é garantido.

Pokémon Black & White

Estes games do Nintendo DS podem ser definidos por sua coragem. A quebra em relação à quarta geração (Diamond & Pearl) é clara. Estes são os primeiros, desde Red & Blue, a apresentar praticamente só Pokémons novos na campanha. Sem recorrer a sucessos de versões anteriores. Nem tudo funcionou bem, mas a maior parte possuía um clima diferente dos outros títulos - e isso já é um feito na franquia.

Pokémon Puzzle League

Existem dois jogos Pokémon Puzzle, ambos lançados em 2000. No entanto, Puzzle League, do Nintendo 64, chama a atenção por ser o único game baseado na série animada até hoje. Com Ash como protagonista, o jogador pode enfrentar seu rival, Gary, em batalhas um tanto diferentes. É preciso combinar peças e fazer combos antes que a tela fique completa.



Pokémon Diamond & Pearl

Toda nova geração de Pokémon é motivo para comemorar, mas a quarta é a mais fraca delas. Ao estrear no Nintendo DS, ela trazia novidades: a diferenciação entre ataques físicos e especiais e algumas evoluções a monstrinhos antigos são exemplos disso. No entanto, nada disso chamava atenção como a falta de ideias na criação de novos Pokémons. Felizmente, Pokémon Platinum aumentou a Pokédex e tornou a exploração de Sinnoh mais interessante.

Pokémon Pinball

Lançado em 1999, o jogo de Game Boy Color tem dois objetivos principais. O primeiro, assim como em qualquer pinball, é bater seu próprio recorde de pontuação. Mas o jogador também devia tentar capturar todos os 151 monstrinhos para se considerar um vencedor. A única maneira de fazer isso era acertar determinados locais em um intervalo de dois minutos.

Pokémon Ruby & Sapphire

A terceira geração (Game Boy Advance) merece estar nessa lista porque criou uma das melhores regiões da franquia, se não a melhor. Hoenn tem cidades pequenas e um ambiente menos urbano do que todos os outros mapas visitados pelos jogos. O jogador passa por vulcões, ilhas e até uma cidade no topo das árvores. Além disso, havia um enredo de verdade por trás dos Pokémons lendários - não apenas uma jornada para se tornar um mestre.



Pokémon Stadium

Por mais que tenha esse nome no Ocidente, Pokémon Stadium é o segundo game com o título lançado no Japão. A versão original tinha apenas 42 monstrinhos e não chegou aos Estados Unidos. Mas o Pokémon Stadium lançado no mundo inteiro tinha todas as espécies de Pokémons, que podiam ser capturados no Game Boy e transferidos para o cartucho. Bastava usar o acessório Transfer Pak, que se conectava ao controle do Nintendo 64.

Na época, isso era uma revolução. Era possível ver em cores e três dimensões aquele ser unidimensional exibido na tela monocromática do Game Boy. Realmente dava a sensação de competir em um torneio Pokémon. Fora isso, havia minigames divertidos para até quatro jogadores.

Pokémon Trading Card Game

As cartas colecionáveis de Pokémon sempre foram mania. O jogo, então, traduzia reproduzia as regras da versão física - mas não era preciso gastar dinheiro para comprar pacotes. A quantidade de cartas era baixa, apenas 227, o que garantia partidas menos complexas do que as de hoje em dia. Mas isso não significava perda de profundidade: era possível gastar muitas horas no Game Boy Color.

Pokémon Mystery Dungeon: Blue Rescue Team

Foi lançado juntamente com Pokémon Mystery Dungeon: Red Rescue Team. Os dois eram praticamente idênticos, mas Blue saiu para o Nintendo DS, enquanto Red pertencia ao Game Boy Advance. Pela primeira vez, o jogador controla um Pokémon. Um teste de personalidade define se você será um Bulbasaur, Psyduck ou outro dos 16 monstrinhos disponíveis. Foi um dos primeiros jogos a mostrar um pouco do que as criaturas sentem. Depois de tanto ver o lado do treinador, foi um alívio.

https://www.youtube.com/watch?v=JvKoBnv96PM

Pokémon Red & Blue

Obviamente, a primeira geração não pode ser esquecida. Sua memória é tão querida para quem teve um Game Boy que, recentemente, a internet parou para acompanhar a conclusão do modo história no Twitch. São os 151 Pokémons originais, aqueles que os fãs recitam de cor.

Havia muitas falhas nos primeiros games, mas isso também se tornou combustível para os fãs. Basta ver os que se orgulham de ter encontrado o misterioso MissingNo, ou os que criam teorias para acontecimentos não explicados da campanha.

Hey You, Pikachu!

Odiado por muitos, o jogo de Nintendo 64 é ruim mesmo. O sistema de reconhecimento de voz usado para conversar com Pikachu não era lá essas coisas e, frequentemente, era preciso repetir as palavras (em inglês) várias vezes. Mas é tão marcante que chega a ser um dos mais lembrados da franquia. Ferramentas usadas em Hey You, Pikachu! foram levadas em conta pela Nintendo em criações futuras - o microfone do Nintendo DS tem elementos semelhantes ao usado no game, por exemplo.



Pokémon FireRed & LeafGreen

Pokémon HeartGold & SoulSilver não ganharam itens nesta lista, apesar de serem ótimos remakes. Mas FireRed & LeafGreen merecem uma categoria especial por terem acrescentado tanto aos jogos que homenageiam. Bugs, problemas de balanceamento e tudo que havia de errado com Red & Blue foram corrigidos. Mas o clima continua o mesmo, com as cores que não existiam na primeira geração. É um clássico sem a parte do envelhecimento.

Pokémon XD: Gale of Darkness

O jogo para Nintendo GameCube traz muitos elementos do antecessor Pokémon Colosseum. Mas isso é compensado com uma boa quantidade de conteúdo original, praticamente dobrando o número de áreas. Ao contrário de Colosseum, que tinha apenas os monstrinhos de Johto, era possível trocar Pokémons das três gerações com o Game Boy Advance.

Imagem

Fonte: Omelete/Uol

Comentários

03 Mai, 2014 - 10:45

Comentários

Yagrold 03 Mai, 2014 21:19 1

Pokémon B & W foi a pior geração e teve os piores games da serie principal, pelo menos B&W 2 conseguiram ser infinitamente melhores. Meus jogos favoritos da franquia são os da terceira geração, e o HeartGold/SoulSilver.

RicardoMD 03 Mai, 2014 17:31 1

Tenho o FireRed com um Gameboy Advanced azul aqui guardado até hoje kk

Mucley 03 Mai, 2014 13:36 1

Ae alguém ja jogou pokemon Pokémon Silver Chronicles 2013 do Rpg maker pra mim e o melhor.... Inclusive eu to com o projeto e to dando continuidade ao game ja que continua de acordo com o anime, Se algum souber mexer com Scripts ou Events no Rpgmaker xp, e Quiser ajudar deixa o E-mail ai pra mim entrar em contato....

willians1900 03 Mai, 2014 12:13 1

Pokémon Esmerald
Pokémon black & white 2
Pokémon Yellow
Pokémon Platinum
Pokémon Crystal


Notícias