Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Como escolher um fone de ouvido?

Imagem

Mais do que um acessório para escutar música, os fones de ouvido definem o estilo do usuário. Seja pela marca ou pela qualidade, a diversidade do acessório pode tornar a compra um desafio. Portanto, é importante estar atento às suas necessidades e às opções oferecidas no mercado. Se você ainda não sabe como escolher os seus, confira as especificações que selecionamos para facilitar a sua busca pelo fone ideal.

Os formatos mais comuns

Earbud ou auriculares

Estes são os mais comuns, populares e acessíveis. Contudo, o modelo peca no formato, que acaba contribuindo para que o som vaze dos ouvidos, levando o usuário a ter que manter o volume do áudio sempre elevado. Mesmo com esse pequeno detalhe, ainda é o mais comercializado, pois o modelo é fácil de encontrar.

Imagem

In-ear

Como o nome sugere, ele fica posicionado no "canal auditivo", eliminando os ruídos externos. O modelo é bastante discreto e comum. Possui uma ponteira de silicone, que pode facilitar a fixação do acessório no ouvido. Mesmo sendo popular, há muita crítica em relação ao formato, pois nem todos se acostumam com o uso prolongado desse fone. No quesito qualidade, ele ultrapassa o Earbud, mas ainda está aquém dos profissionais.

Imagem

Headset

Mais pesados e maiores do que os modelos anteriores, cobrem toda a orelha do usuário. Normalmente, são acolchoados, revestidos de espuma, silicone ou borracha, o que torna a experiência muito mais confortável. Esse modelo é capaz de reproduzir áudios com mais clareza e qualidade. Além disso, o isolamento acústico não deixa a desejar. Ainda nessa linha, há o "full size headphone". Ele é semelhante ao headset, mas, como o nome mesmo diz, possui um formato maior e proporciona ao usuário um áudio com alta qualidade e boa resposta em relação à frequência dos graves e agudos.

Imagem

Características técnicas

Impedância.

Responsável por proteger o sistema interno do dispositivo, essa característica também orienta as frequências vibratórias do áudio. Ela evita que ruídos ou vibrações elétricas atrapalhem o som da música que está rodando no player. Uma observação interessante: quanto maior a impedância, melhor a qualidade do som do seu aparelho.

Potência Máxima.

Assim como a impedância, a potência define a qualidade sonora. Nesse caso, quanto mais alta a "potência máxima", melhor. Vale prestar atenção nessa característica, pois alguns fones não possuem resistência adequada para escutar músicas com o mais alto dos volumes. Nos earbuds, por exemplo, é bem comum o sistema a apresentar desgaste ou até mesmo interferência. Ele estraga ao extrapolar a potência sonora oferecida pelo aparelho.

Essas são algumas das principais características a serem observadas antes da compra de um fone de ouvido. Você também pode ficar atento ao modelo do driver, ao formato e aos conectores do aparelho. Agora, se para você o que importa, além da qualidade sonora, é o conforto, procure fones acolchoados ou siliconados. Quanto ao fio, a sua necessidade vai orientar a preferência. Esportes e lazer pedem fones com fios mais discretos e maleáveis ou headset sem fio.

Imagem

Lembre-se: por mais apaixonado que você seja por música, manter os fones por muito tempo em seus ouvido pode ser prejudicial. Portanto, alterne o uso. Se o aparelho possuir alta potência, teste como caixa de som em casa. Na rua, o alerta fica para não dar bobeira e ser discreto na hora de expor os headphones.

Esperamos ter lhe ajudado a esclarecer algumas dúvidas sobre fones de ouvido. Se você gostou das sugestões, deixe o seu comentário abaixo!

Fonte: Waz

Comentários

24 Abr, 2014 - 10:16

Comentários

wolfhh 26 Abr, 2014 18:06 1

eu tenho esse fone e recomendo

http://lyco.com.br/site/produtos/headphone/LCPRO-300.php#centro

peplegal 24 Abr, 2014 15:41 2

.
As definições de Potência e Impedância estão erradas...mas eu entendo a dificuldade de explicar estes termos de forma leiga.

Potência pode ser : Gerada, Transferida ou Recebida.

No caso dos Fones de Ouvido, significa que o Player não pode fornecer mais energia para o fone do que a máxima capacidade que ele pode "aguentar".

Neste caso a matéria tá certa em valorizar fones de maiores potência, mesmo que o "fornecedor" ( o player ) não entregue toda aquela potência.

Impedância, para os leigos, deve ser vista apenas como um "Fator de Compatiblidade" entre o dispositivo que "entrega" potência (player) e aquele que "recebe" potência (fone de ouvido).

Um Player projetado para 30 ohms "deseja" que seus fones sejam também de 30 ohms. Se usar um fone de 24 ohms, o Som ficará mais alto (potente), porém o player "sofrerá" um pouco mais.

Diferenças pequenas são toleradas (25%), mas se for o dobro será ineficiente (som fraco, mesmo em volume máximo), se for a metade causará danos ao Player.