Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

5 motivos para instalar um SSD na sua máquina hoje!

Imagem

Volta e meia surgem algumas tecnologias que simplesmente transformam os computadores e nossa experiência de uso com eles. Uma dessas novas tecnologias é o SSD (Solid-State Drive ou, em português, Unidade de Estado Sólido), utilizado para armazenar dados digitais e considerado o sucessor, ou a evolução, dos discos rígidos convencionais, os conhecidos HDs.

O SSD funciona mais ou menos como um cartão de memória ou pendrive, mas desempenha as mesmas funções (com vantagens e melhorias) dos tradicionais HDs internos. Mas porque trocar um pelo outro? Isso é o que vamos explicar hoje! Veja só:

Mais silenciosos

Como o nome já diz, o SSD é uma unidade sólida. Uma única peça com vários chips conectados entre si, que dispensa a utilização de conjuntos mecânicos -como as agulhas e discos dos HDS- para funcionar. Esse formato elimina qualquer tipo de vibração e, por consequência, de ruídos. Barulho nunca mais!

Imagem

Maior resistência

Além disso, a ausência de peças móveis garante uma maior resistência e durabilidade, principalmente quando ocorrem quedas ou choques, como no percurso de uma viagem, ou trabalhando dentro de um veículo em movimento, por exemplo. Esta característica faz com que ele seja muito utilizado em equipamentos portáteis, como ultrabooks.

Mais rápido

O SSD é reconhecido e acessado pela sua máquina com maior rapidez do que os outros dispositivos ópticos (CDs e DVDs) e magnéticos (HDs) existentes por aí. A explicação é simples:

Tanto nos CDs quandos nos HDs, o leitor (o laser ou agulha magnética, respectivamente) precisam encontrar a localização física do começo de uma sequência de dados sempre que algo precisa ser lido ou gravado. É por isso que HDs e CDs têm sua velocidade atrelada à sua velocidade de rotação! Quanto mais rápido o disco gira, menos tempo o leitor precisa esperar para chegar na localização desejada.

Já no SSD, o acesso aos dados, assim como a gravação é feito através de portas lógicas 100% eletrônicas. Não há que se esperar nenhum movimento. Toda a operação é limitada apenas pela velocidade de processamento e propagação dos sinais elétricos! O resultado: programas abrem e rodam muito mais rápido!

Imagem

Bateria prolongada

Mais uma vantagem da ausência de partes mecânicas! Para girar discos e mover agulhas e lasers, são necessários motores elétricos. Ou seja, a energia que poderia estar alimentando o seu processador, tela e antena WiFi, é usada fazendo seu disco rodar. Pior: como todo computador, por mais moderno que seja, ainda precisa respeitar as leis da física, uma parte desta energia ainda é perdida em ruído e, principalmente calor, o que nos leva ao nosso próximo ponto.

Menor emissão de calor

Aquele calor que queima seu colo enquanto você passa a tarde com o notebook no sofá é reduzido com o uso de SSDs. Sejamos honestos, seu computador não vai passar a ser uma pedra de gelo. O CPU, GPU e a própria bateria (principalmente enquanto carrega) são responsáveis pela maior parte do calor da sua máquina. Entretanto, para aliviar o desconforto que quem tem um notebook quente conhece, é uma ajuda muito bem vinda!

Mas com tantas vantagens, por que nem todo mundo usa um SSD ainda? Por um motivo bastante simples: os HDs tradicionais ainda são mais baratos, em termos de preço por megabyte. É mais barato, sobretudo para quem precisa de muito espaço, para vídeos e jogos, instalar um HD. A solução mais comum é montar um sistema híbrido: Um SSD para o sistema operacional abrir programas e ligar na velocidade da luz, e um disco convencional, para guardar seus arquivos pesados, já que isto não impacta muito no desempenho.

Nós já testamos (muitas vezes!) e garantimos: depois de usar uma máquina com SSD, nunca mais se quer voltar atrás!

Fonte: Waz

Comentários

22 Abr, 2014 - 13:36

Comentários

danielsyn 30 Abr, 2014 02:41 1

wolfhh escreveu:será minha próxima aquisição mas vou esperar o preço baixar por enquanto esta inviável alguém que já utiliza poderia dar algum dica de marca ou modelo ? valew

Minha preferencia foi pela Corsair, porém que tem outras marcas como Kingston, SanDisk e Samsung.

danielsyn 30 Abr, 2014 02:33 1

O grande problema do SSD é o seu preço elevado.
Por enquanto o que vale apena seria adquirir um SSD de 60GB para rodar o sistema operacional, o ganho de desemprenho é superior. WTF!

wolfhh 26 Abr, 2014 19:23 1

será minha próxima aquisição mas vou esperar o preço baixar por enquanto esta inviável alguém que já utiliza poderia dar algum dica de marca ou modelo ? valew

RickWes 26 Abr, 2014 03:24 1

Cara não tem o que discutir não, um SSD é um ganho incrível e essencial pra quem tem PC Gamer
Eu tenho um SSD Intel de 60gb apenas (por conta do preço salgado claro) e tenho mais 2TB de HDD, e dá pra perceber claramente a diferença... Diferença no OS, diferença nos programas e diferença nos games.
Infelizmente não dá pra ter tudo instalado nele por conta do espaço, mas dá pra instalar o essencial (OS+Programas) e ainda aquele joguinho de mundo aberto pesado que vc tanto joga kkkk

duumah 25 Abr, 2014 22:08 1

Caros amigos. A questão é organização.

Um ssd é um avanço considerável em performance. Não adianta ter instalados 15-20 jogos e programas imensos como corel e photoshops da vida tudo junto. Vai lotar. SSD funciona melhor abaixo da metade de sua capacidade ocupada.

Tudo que tenho de importante. filmes, jogos series.. tem seus próprios hds.
A pasta meus documentos e downloads esta direcionada para outro hd.

No ssd somente programas e jogos. (no máximo 3) Sou extremamente meticuloso nos jogos. Prioridade a 1 jogo da lista para terminar. E outro side que não tenha inicio ou fim determinado (carro, on line ou luta)

Jogo pra mim é igual livro Não se aproveita lendo 3 - 4 livros ao mesmo tempo. Se dedique a um de cada vez.

Bill_CPT 25 Abr, 2014 05:18 1

Durabilidade pouca é mesmo, se a pessoa colocar 80 gb diários nele copiando e deletando acho que dura pouco mesmo coisa de no mínimo uns 40 anos faz isso com um HD normal para ver se ele dura uns 15 anos pelo menos e com um bom desempenho, tenho dois de 120 GB em RAID 0 aqui e estou satisfeito.

Explicando:

O mito da baixa vida útil dos SSDs

Os chips baseados na tecnologia SLC suportam até 100.000 regravações. Os chips MLC, que são os mais usados, permitem apenas 10.000 processos de escrita. Pouco, né!? Não. Para você ter uma ideia, para esgotar o número de 10.000 gravações em um SSD de 80 GB, você teria de gravar 800 TB de dados. Normalmente, um usuário comum grava cerca de 40 GB por dia. Para ele esgotar a capacidade, levaria 60 anos! Em 60 anos, talvez nem o usuário esteja mais "funcionando", o que dirá do dispositivo.

RCordeiro 24 Abr, 2014 17:52 7

10 motivos pra não instalar 1 preço, 2 preço, 3 preço, 4 preço, 5 preço, 6 preço, 7 preço, 8 preço, 9 preço, 10 preço.

Atilalourenzoni 24 Abr, 2014 16:00 1

com ssd , a bateria do meu note dura quase 4 horas e realmente aquece menos!

nonchetos 23 Abr, 2014 23:53 1

ja tem disponivel ssds da samsung de 1TB creio que não demore muito para que em mais alguns anos o preço fique acessivel a massa e o HD se torne obsoleto

biondi 23 Abr, 2014 18:03 1

Adianta sim!!! coloque o windows no ssd e os programas no hd normal. meu indice de experiencia era de 5.6 e passou para 7.6. para mim todos deveriam ter um ssd. o pc renicia em 30 segundos e uma coisa muito louca e vale a pena.

Domal1 23 Abr, 2014 17:36 1

eu acredito que só resolver ser for tudo no ssd senão o desempenho e em si e mesmo vai ter que carregar os jogos no HD

TyAgO-ExTrEmE 23 Abr, 2014 16:48 2

Meu HD de 1 TB ta lotado... para dados tenho o externo de 500 GB..

Contando a pasta Windows, Programas e jogos devo ter 700 GB ocupando... então ter todo esse espaço usando um SSD ficaria tenso... Já q o preço não está acessível de nenhuma forma..

Não adianta comprar um SSD de 128 GB, instalar o Windows e programas no SSD e os jogos num HD convencional...
FUUU!