Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

"Resident Evil" comemora 18 anos de lançamento



Lançado em 22 de março de 1996, um dos maiores clássicos da história alcançou a maioridade e completa hoje 18 aninhos de idade! "Resident Evil" é uma das franquias mais famosas da Capcom, e o primeiro game é o principal responsável por popularizar o gênero "survival horror", que já tinha dado o ar da sua graça em games como "Alone in the Dark". Quem nunca se assustou com aquele maldito cachorro quebrando a janela no corredor da mansão infestada de zumbis, não sabe o que é levar um susto! Para comemorar esse dia especial, fizemos uma matéria especial relembrando algumas curiosidades sobre o game, confira abaixo!

Imagem

Conceitos iniciais

O idealizador de "Resident Evil" é o game designer Shinji Mikami, que em entrevistas revelou que se inspirou no game de horror, também da Capcom, "Sweet Home", para o NES 8 Bits, cujo objetivo era sair de uma casa cheia de perigos mortais. Resident, inclusive, era para ser originalmente um remake desse título, como um jogo de tiro em primeira pessoa, porém depois trocado por um sistema inspirado em "Alone in the Dark". Segundo Mikami, a visão FPS "não era tecnicamente boa o suficiente".

Vários cenários pré-renderizados da mansão de "Resident Evil" foram inspirados no "The Overlook Hotel", que serviu de cenário para a obra-prima de Stanley Kubrick, "O Iluminado". A inspiração dos zumbis, segundo Mikami, veio dos filmes clássicos de George Romero (que inclusive escreveu um roteiro para o primeiro filme de ‘Resident Evil’). "Eu queria fazer o jogo o mais assustador possível. Quando eu comecei a desenvolver o seu conceito, considerei dar a ele uma história de fantasmas ou um tema de suspense, mas estas ideias não levaram a lugar algum", disse ele sobre suas inspirações.


Imagem

Durante a pré-produção, outros personagens que não aparecem no game foram concebidos. Um deles era um homem africano alto e magro, destinado a desempenhar um papel de "alívio cômico", enquanto que Gelzer, um grande ciborgue, era para ser o típico "brutamontes fortão". FELIZMENTE, ambos foram substituídos por Rebecca e Barry – já imaginaram um negão comediante ou um ciborgue no game? No, no, no!

Nesta fase de desenvolvimento, havia um modo de cooperação local e mudança de armas em tempo real, que foram retiradas da versão final. No início de 1996 começavam a aparecer as primeiras imagens do jogo em revistas especializadas, como um cemitério (que não tem no jogo lançado) e um chefão final um pouco diferente.


Imagem

Dublagens toscas, mas tá valendo!

E olha só que interessante no que se refere a dublagem: a versão oriental contava com ambas dublagens em inglês e japonês, mas Mikami cortou as vozes japonesas por não ter gostado da qualidade das performances. Isso que estamos falando do Japão, país reconhecido por ter os melhores dubladores do mundo, e nos anos 90, época essa em que a maioria das dublagens eram altamente toscas e cheias de canastrices – inclusive várias atuações presentes em "Resident Evil". Confira abaixo vídeo com a abertura original em japonês que nunca foi usada, com imagens mais violentas e sangrentas (presentes na versão final japonesa) e com direito a Chris Redfield fumando um cigarrinho com muito estilo (cena cortada nos EUA) e morte muito sentida de Joseph – mode sarcasm on!



Mas a versão japonesa possui uma música cantada por Fumitaka Fuchigami como tema final, bem diferente daquela apresentada na norte-americana, chamada de "I Won’t Let This End as a Dream". Você pode ouvi-la no vídeo abaixo:



Japão vs EUA

No Japão a série é conhecida com o nome "BioHazard", mas a Capcom americana, sabendo que esse nome não ia "pegar" na região, e que o nome já estava registrado por outro game e uma banda punk, a empresa fez um concurso interno para achar um novo título, resultando em "Resident Evil". A versão americana apresentou algumas censuras, como a cena de abertura (agora em preto e branco e não mais colorida e sem as cenas sangrentas) e algumas mortes mais brutais in-game.

Imagem

Chris Kramer, diretor de comunicações da Capcom, disse que "eu não lembro das outras alternativas, provavelmente coisas estúpidas sobre zumbis, mas o resto da equipe de marketing adorou [o título Resident Evil] e foi fácil convencer a Capcom Japan e Mikami que o nome serviria". A versão americana é mais difícil do que a japonesa, a pedido da própria Capcom EUA, para que o jogo "rendesse e vendesse mais".

Imagem

Versões e remakes

Em setembro de 1997 uma versão "Director’s Cut" foi lançada, que vinha com uma demo de "Resident Evil 2". Essa versão apresentava mudanças na localização dos inimigos e de todos os itens vitais para a sobrevivência na mansão, além de ângulos de visão diferentes da câmera. Todos os personagens receberam roupas extras novas, e alguns tiros aleatórios com a sua pistola podiam arrancar a cabeça dos zumbis.

Imagem

O jogo original, assim como um modo "iniciante" estavam presentes. Esse "Director’s Cut" ainda ganhou uma nova versão, chamada de "Dual Shock Ver.", lançada em agosto de 1997, que tinha suporte aos controles analógicos e as funções de vibração, além de contar com uma nova trilha sonora composta por Mamoru Samuragochi – que esteve envolvido em várias polêmicas – ele dizia ser surdo, mas um repórter comprovou que ele ainda conseguia ouvir parcialmente, e vários de seus trabalhos de compositor, inclusive esse de "Resident Evil", foram realizados por outra pessoa, apesar de Samuragochi levar todos os créditos.

Imagem

Outras versões do game incluem uma para o Sega Saturn, que trazia um minigame exclusivo, que tinha uma versão zumbi de Wesker e um Tyrant dourado, além de apresentar criaturas e monstros diferentes na campanha principal. A versão de Saturn também é conhecida por ser a mais violenta lançada. Uma edição para Windows, com visuais melhorados, também foi lançada, assim como uma remake para o GameCube, em 2002 e Wii em 2008, com vários melhoramentos, desde os gráficos, até novos detalhes na história e na jogabilidade.

Imagem

E que venham mais zumbis!

Só a versão original de PlayStation vendeu mais de cinco milhões de unidades no mundo todo, e se juntar todas as versões, ultrapassa os 11 milhões. Um sucesso absoluto desde o seu lançamento, que marcou uma geração de jogadores que certamente vão lembrar de jogar "Resident Evil" pela primeira vez até o último dia de suas vidas. A série atualmente passa por altos e baixos, seguindo para um estilo mais de ação do que o "survival horror", não agradando a todos os fãs. Virou referência na cultura pop, cinemas, quadrinhos, animações, livros e outros mercados da mídia, alcançando degraus inimagináveis de quando foi lançado. Mas independente do futuro da franquia de zumbis mais famosa dos videogames, teremos sempre como legado da Capcom o primeiro título. Parabéns a ele e pau na zumbizada!

Conte-nos suas lembranças e experiências com o game, ou com a série em si, nós queremos saber!


Imagem

Fonte: Gamehall/Uol

Comentários

23 Mar, 2014 - 23:02

Comentários

xandyskill3 29 Mar, 2014 02:40 1

finch escreveu:Pqp é incrível como em toda notícia sobre resident evil os chorões de plantão tão sempre reclamando das mesmas coisas:
"mimimi RE depois do 3 virou lixo"
"mimimi quero os zumbis de volta"
"mimimi RE virou Call of duty"
...


Mother of God! Concordo com vc, si for depender da Capcom, as novas Gerações de Gamer's, não terá novos Suvivor Horror's.

P3t3r 24 Mar, 2014 17:18 0

A Capcom deveria fazer um novo Resident Evil no "estilo Dead Space 2" que consegue dar um terror e ao mesmo tempo tem uns lances de ação bons ( diga-se matar muitos inimigos de uma so vez) , ja que o proprio Dead Space foi meio que baseado no Resident Evil ( nos ja vimos jogos "Baseados" se darem muito bem vide Tomb Raider que se baseou muito no Uncharted), não precisa voltar as "origens" ( tipo historia e/ou angulos de camera) , mas sim tentar fazer um jogo equilibrado entre ação e horror ( novamente falo Dead Space 2, pois o 1 foi bem mais focado no horror) , isso com certeza iria agradar muito fans que clamam a Capcom para fazer um Resident Evil decente!!

SrH3R0 24 Mar, 2014 14:10 2

finch escreveu:Pqp é incrível como em toda notícia sobre resident evil os chorões de plantão tão sempre reclamando das mesmas coisas:
"mimimi RE depois do 3 virou lixo"
"mimimi quero os zumbis de volta"
"mimimi RE virou Call of duty"
...
Ah ja ta na hora de engolir o choro e crescer criançada, Resident evil PRECISOU evoluir, mudar pra expandir a historia e amadurecer a serie, tenho certeza q se mantivessem os zumbis na cidade ou na mansão muitos iriam criticar por nunca inovar e ser sempre mais do mesmo.

A verdade é q mesmo mudando o genero do jogo, RE continua com jogos incríveis com histórias excelentes q jamais sairiam do papel se tivessem continuado com a mesma historia em racoon city.

Quem ta com saudade dos primeiros jogos q baixe e jogue em um emulador, no mais, querendo ou não a serie continua vendendo muito bem e fazendo muito sucesso mesmo com as criticas dos haters e chorões.

Pronto podem me negativar com gosto.

Positivei você porque conseguiu me fazer rir... Haha! kkkkk'

vitin_martins 24 Mar, 2014 13:54 2

Jogo realmente deixa saudades, gostava muito do RE3 na RPD Nemesis te perseguindo assustava pra caramba e fora a trilha sonora que a porta batia sozinha, altos sustos na madrugada rsrsrs que saudade dos velhos tempos!

TR-Rodrigo 24 Mar, 2014 10:39 4

Ótima news +1 Joinha!

leosenin 24 Mar, 2014 10:07 2

Comecei a jogar no saturn, comprei meu ps1 no lançamento do Re2 e sempre jogava acompanhado da minha mãe e irmã, que sempre acompanharam tanto a série resident quanto silent hill, infelizmente desde 2007 que minha mãe se foi e a série também desandou e virou uma bosta, ainda bem que tivemos the last of us ano passado pra salvar os sedentos por survival horror!

Bruttus75 24 Mar, 2014 09:48 3

esse jogo é fo**, lembro quando comecei a joga-lo pela 1º vez. Putz dava medo,e o pior é que eu não tinha memory card, jogava até a cena da serpente e sempre morria, e como não salvava o jogo tinha que começar tudo de novo, kkkk. quando finalmente passei ( isso depois de umas trocentas tentativas ), fiquei noite a fora jogando já era de manhã e minha mãe ficou pe da vida por ter ficado acordado jogando e desligou o jogo. Cara que raiva. E ainda fique 1 semana sem poder jogar . kkkkkkkkkkkkkkkkk.

HienaBRA 24 Mar, 2014 06:59 5

finch escreveu:.

Eu curti seu comentário porque ele tem lógica, mas discordo dele em vários pontos:

Realmente, não dava pra manter os zumbis e não dava pra manter o jogo confinado a um ambiente pequeno como uma mansão ou uma delegacia

Porém, Evoluir também não significa mudar completamente o gênero do jogo, isso não é evoluir, é simplesmente mudar, gostei muito da mudança da câmera no RE4, mas mesmo o 4 sendo um jogo mais voltado para a ação o clima de terror ainda estava lá, não era um jogo de terror, mas estava próximo.

O ultimo Resident que joguei foi o 5, aquele sim me decepcionou muito, era um jogo puramente de ação e o pior, muito inferior aos jogos de ação lançados na mesma época, acabei terminando ele apenas por curiosidade.

Não joguei o 6, perdi completamente o interesse na série, minha maior tristeza é que as aberrações genéticas dos jogos novos poderiam ser mais assustadores que os zumbis dos primeiros jogo, o problema é que eles foram inseridos no contexto errado.

finch 24 Mar, 2014 04:56 -1

Pqp é incrível como em toda notícia sobre resident evil os chorões de plantão tão sempre reclamando das mesmas coisas:
"mimimi RE depois do 3 virou lixo"
"mimimi quero os zumbis de volta"
"mimimi RE virou Call of duty"
...
Ah ja ta na hora de engolir o choro e crescer criançada, Resident evil PRECISOU evoluir, mudar pra expandir a historia e amadurecer a serie, tenho certeza q se mantivessem os zumbis na cidade ou na mansão muitos iriam criticar por nunca inovar e ser sempre mais do mesmo.

A verdade é q mesmo mudando o genero do jogo, RE continua com jogos incríveis com histórias excelentes q jamais sairiam do papel se tivessem continuado com a mesma historia em racoon city.

Quem ta com saudade dos primeiros jogos q baixe e jogue em um emulador, no mais, querendo ou não a serie continua vendendo muito bem e fazendo muito sucesso mesmo com as criticas dos haters e chorões.

Pronto podem me negativar com gosto.

VelhoGamer 24 Mar, 2014 04:19 2

O maior susto e que me marcou mesmo foi em RE2 quando as maos saem da parede nakela camera apertado dos infernos no corredor eu quase morro de verdade rsrsrsrsrsrsr.
ziriguidum23 escreveu:" Quem nunca se assustou com aquele maldito cachorro quebrando a janela no corredor da mansão infestada de zumbis, não sabe o que é levar um susto!"

Eu não conseguia ver graça na geração 32 bits até esse momento.

marlucio 24 Mar, 2014 00:54 1

judje escreveu:é to ficando velho , lembro do lançamento do primeiro kkk


Kkk. Num é só você não, eu e todo o elenco Chris redfild 43 anos, Jill Valetine 41 anos, Barry Burton 56 anos, Albert Wesker 56 anos e a mais novinha é a Rebecca Chambes 36 anos ... Bom tempo.

douglas ito 24 Mar, 2014 00:29 1

detonava o 1 na madruga....muito louco na quele tempo....agora to jogando o remake e recomendo pra quem ainda nao jogou ....vale a pena é um jogão.... SO MUCH WIN!

Notícias