Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

DirectX 12: tudo sobre a próxima evolução no mundo dos games

A nova API vai deixar as máquinas mais eficientes e será compatível com PC, Xbox One, tablets e smartphones



Aconteceu há pouco, na GDC 2014, a conferência da Microsoft, onde a companhia apresentou pela primeira vez as novidades do DirectX 12. As novidades impressionaram. Pela primeira vez uma API permitirá um controle tão poderoso do hardware aos desenvolvedores, levando os aplicativos mais próximos "ao metal" do que nunca.

Segundo a Microsoft, as GPUs vem evoluindo de forma muito mais rápidas que as CPUs. Com isso, as diferenças entre esses dois componentes acabaram ficando grandes. Esse é o maior desafio tanto para a Microsoft quanto para os desenvolvedores.

Os desenvolvedores, inclusive, há um bom tempo vem solicitando uma API desse tipo. Algo que seja "estilo console" e permita aos desenvolvedores ter mais controle de o que está sendo projetado. Com isso, o novo DirectX 12 chega para eliminar gargalos entre os aplicativos e a GPU, garantindo mais eficiência aos projetos.


Imagem

A nova versão da API é mais eficiente por trazer um nível de abstração de hardware muito menor, permitindo que os jogos possam melhorar significativamente o dimensionamento multitarefa da utilização da CPU. Além disso, os jogos poderão ser beneficiados com redução da sobrecarga da GPU através de novos recursos.

Para permitir que isso seja possível, a Microsoft está disponibilizando ferramentas poderosas aos desenvolvedores. Através disso, será possível tirar proveito de todas as novidades do novo sistema.

Menos sobrecarga no processador

Durante a apresentação, a Microsoft exibiu uma comparação de desempenho entre o DirectX 11 e o DirectX12. Para isso, ela trouxe duas versões otimizadas do 3DMark, um dos aplicativos de benchmark mais utilizados no mundo. O resultado impressionou: na nova API, a utilização do primeiro núcleo da CPU caiu cerca de 50%, veja as imagens, a primeira com o DirectX 11 e a segunda com o DirectX 12:


Imagem

Imagem

A apresentação também contou com uma versão customizada do game Forza Motorsport 5, jogo de Xbox One convertido para a nova API da Microsoft. O tech demo mostrou o título rodando em um PC com uma GeForce GTX Titan Black em resolução Full HD a 60 quadros por segundo sem perder desempenho.

Imagem

Compatível com as placas atuais

A maior novidade fica por conta da compatibilidade do DirectX 12. O medo de muitas pessoas era precisar adquirir uma nova placa de vídeo com suporte à tecnologia. Felizmente, a Microsoft já anunciou que a nova API deve ser compatível com todas as placas de vídeo existentes atualmente no mercado que sejam compatíveis com o DirectX 11.

Isso inclui todas as placas da NVIDIA das arquiteturas Fermi, Kepler e Maxwell, ou seja, a maioria dos modelos GTX 400 para cima. Da parte da AMD, a compatibilidade se estende aos modelos da série Radeon HD 5000 pra cima.

A Intel também declarou que os seus chips gráficos também devem ser compatíveis com a nova API, incluindo os processadores de quarta geração que trazem o Intel Iris Graphics. Ou seja, se você comprou uma placa de vídeo nos últimos dois anos, a probabilidade de o seu computador já ser compatível com o DirectX 12 é bem grande.

O DirectX mais compatível de todos

E as novidades não param por aí. Segundo a Microsoft, o DirectX 12 será lançado para diversas plataformas diferentes, incluindo PC, smartphones, tablets e até mesmo o Xbox One. A nova API, inclusive, deve permitir ao console da Microsoft um desempenho muito superior ao que ele apresenta atualmente através do DirectX 11.

Quem vai garantir o suporte do DirectX 12 aos dispositivos móveis é a Qualcomm que afirmou, também durante o evento, a compatibilidade dos processadores Snapdragon com a nova API.


Imagem

Segundo a empresa, o DirectX 12 vai proporcionar um gerenciamento de energia muito mais eficiente aos dispositivos, ao mesmo tempo em que deve aumentar o desempenho das aplicações. Para completar, games desenvolvidos para PC e Xbox One poderão ser facilmente convertidos para as plataformas móveis.

Ficou empolgado com as novidades? A Microsoft terminou a conferência dizendo que a API está programada para chegar no final de 2015, mas versões de teste devem ser disponibilizadas ainda esse ano.

Fonte: Tecmundo

Comentários

20 Mar, 2014 - 19:52

Comentários

ShadowMarco 25 Mar, 2014 15:10 2

Quero Forza 5 para PC!!!

zeromarley 24 Mar, 2014 18:56 1

dx12 e mantle não passa de encheção de linguiça com tecnologia antiga para eles fazendo um hype de revolução, as empresas são muito cara duras hoje em dia...

lordbyro 23 Mar, 2014 19:13 1

"DirectX 12: tudo sobre a próxima evolução no mundo dos games"


TUDO? o.O

Tudo uma m... Nem a Microsoft tem o DirectX12 e o "precoce" vem falar tudo. Deixa de ser tonto e se desinfete desse discurso cheio de hype. Isso é doença!

brunoracer 23 Mar, 2014 14:40 1

Uma coisa me deixou com a pulga atras da orelha. A Micro$oft disse que quem possuir uma GPU de 2 anos atras poderá desfrutar do DX12 e o mesmo seria lançado no final de 2015, ou seja, daqui a quase 2 anos. Somando tudo isso teremos uns 4 anos da mesma GPU oq resultaria em certa dificulada em rodar os jogos de 2016.

Ser PC gamer é complicado. rsrs

brainiac++ 22 Mar, 2014 12:21 1

A maravilha vao dar um gás na minha GTX660...

atilarv 22 Mar, 2014 11:27 1

TheKIller escreveu:me tirem uma duvida, a minha placa é uma GT630 de qual "familia" ela é?????? e como posso ver isso sei la huaahauha

A sua placa de video faz parte da série 600 da Nvidia.
http://www.nvidia.com.br/object/geforce-gt-630-br.html#pdpContent=0

n4mik4ze 22 Mar, 2014 07:33 1

Isso e muito bom, custei fazer uma SLI no meu pc com VGA novas e não vou precisar trocar. Fiquei aliviado.

zigbiglig 21 Mar, 2014 20:02 2

Sonho realizado.........................Posso dormir em paz

TheKIller 21 Mar, 2014 20:00 1

me tirem uma duvida, a minha placa é uma GT630 de qual "familia" ela é?????? e como posso ver isso sei la huaahauha

Welinton123 21 Mar, 2014 11:17 2

queria saber quanto de performace vai aumentar em minha gtx550ti ? Dizem q directx12 vai ser o mantle com um nome diferent apenas ...kkkkk

steyfy 21 Mar, 2014 09:04 4

scorpion_fcfc escreveu:
escreveu:msanto1
Tenho uma gtx 770 e tava com o c* na mão. Essa noticia foi um alivio


Hahaha voce disse tudo que eu ia dizer...aqui foi o mesmo comigo.


o mesmo aki

firefox 21 Mar, 2014 07:53 1

' Pela primeira vez uma API permitirá um controle tão poderoso do hardware aos desenvolvedores, levando os aplicativos mais próximos "ao metal" do que nunca.'

Pelo que eu e muita gente sabe, os desenvolvedores já tinha essa opção há muito tempo com a OpenGL,. O problema é que por ser open source e free, quem iria ganhar dinheiro com ela? E os rios de dinheiro que M$costuma 'doar' aos desenvolvedores bonzinhos?
A notícia é boa, mas tendenciosa em certo aspecto. A menos que tenha sido financiada pela M$. O que não duvido nada. Afinal, negócios são negócios!! Troll!