Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Viaje no tempo e comemore os 19 anos de Chrono Trigger



Esta semana, o grande clássico "Chrono Trigger" completou 19 anos de seu lançamento original no Japão. Difícil acreditar que aquele que se tornaria um dos, senão o mais, aclamados e amados RPGs do mundo, já está com quase duas décadas de existência. Para comemorar o aniversário do jogo que até hoje inspira e conquista fãs novos, nada melhor do que fazer como os personagens do game e voltar no tempo para relembrar o que fez dele um verdadeiro clássico atemporal.

O jogo foi desenvolvido pela Square no início dos anos 1990 e contou com três designers que formaram a chamada "equipe dos sonhos". Esse time mágico era composto por Hironobu Sakaguchi (o criador da série Final Fantasy), Yuji Horii (criador da série Dragon Quest) e Akira Toriyama (criador do famoso mangá/anime Dragon Ball). Deu para entender porque a equipe era dos sonhos, não é? Além destes grandes talentos, Yasunori Mitsuda criou a belíssima e emocionante trilha sonora que até hoje é referência em termos de qualidade e tida como uma das melhores dos videogames.


Imagem

A história era simples e complexa ao mesmo tempo. Tudo começava no ano de 1000 A.D. quando um jovem adolescente, chamado Crono, passeava tranquilamente por uma feira comemorativa de sua cidade e acabava esbarrando com um garota chamada Marle. Os dois ficavam amigos e ao irem conferir a nova invenção de Lucca, uma outra amiga de Crono, Marle acabava sendo puxada por um estranho portal que a teletransportava para a Idade Média.

Claro que Crono ia ao seu resgate e lá descobria que Marle na verdade era a princesa Nadia, que havia tentado ter um dia como uma pessoa normal. Mas o pior aconteceu quando, no decorrer dos eventos, eles tinham que fugir para o futuro e descobriam que Lavos, um parasita maligno, destruiria todo o reino deles no ano de 1999 A.D. A partir daí, Crono viaja no tempo diversas vezes e faz amigos de épocas distintas, que se unem a ele para ajudar a salvar o mundo e a destruir Lavos antes que ele acabe com tudo.


Imagem

Uma das melhores coisas era que você podia tomar decisões diferente no decorrer da trama e isso acarretava em diversas possibilidades de finais distintos (14, para ser mais exata). Sim, isso pode parecer bem comum hoje em dia. Mas a questão é que para aquela época, ter um enredo tão rico e cativante como este não era algo que acontecia com muita frequência. Era uma verdadeira revolução no modo como as pessoas viam os jogos, não só o desenrolar da história como todo o seu conjunto de visuais bem trabalhados, personagens com características e personalidades distintas, trilha sonora marcante e um enredo cheio de surpresas.

A ousadia dos desenvolvedores em fazer algo tão diferente em uma época que não oferecia muitos recursos, teve um resultado extraordinário. O impacto que isso causou pode ser visto até hoje em jogos mais modernos que claramente são inspirados fortemente pelos temas e inovações que partiram de "Chrono Trigger". O fato é que o jogo chegou ao seus 19 anos de existência sem parecer ter envelhecido um só dia, tanto que podemos atestar isso ao ver que ele conseguiu um enorme sucesso originalmente no Super Nintendo em 1995, no port para PlayStation em 1999, em sua versão portátil no DS em 2008 e atualmente em dispositivos mobile (no Japão). Só podemos desejar que "Chrono Trigger" siga por muito mais décadas com sua essência especial e que continue cativando jogadores através do tempo.

Fonte: Pop

Comentários

14 Mar, 2014 - 08:20

Comentários

portugueiz 14 Mar, 2014 18:01 1

Melhor jogo de todos os tempos.

stiljean 14 Mar, 2014 10:19 2

Este jogo é Épico!

Notícias