Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Finalmente: DirectX e OpenGL irão oferecer acesso de baixo nível para reduzir a sobrecarga do hardware



PC gamers, grande notícia. Enquanto a Nvidia ainda não comentou sobre o suporte ao Mantle, parece que tanto o DirectX quanto OpenGL querem recuperar o atraso em relação à API da AMD. De acordo com algumas apresentações da GDC deste ano, DirectX e OpenGL irão começar a oferecer acesso de baixo nível, a fim de reduzir o gargalo. Isso obviamente se traduz em ganhos de desempenho, algo que certamente vai animar os jogadores de PC.

Aqui estão algumas citações das apresentações DirectX e OpenGL, que terá lugar na GDC 2014:

"Nesta sessão vamos discutir futuras melhorias no Direct3D que permitirá que desenvolvedores tenham um controle sem precedentes do hardware e reduzir a sobrecarga da CPU através de um amplo ecossistema de hardware."

"Por quase 20 anos, o DirectX tem sido a plataforma usada por desenvolvedores par criar os jogos visualmente mais impressionantes do planeta."

"No entanto, vocês nos pediu para fazer mais. Vocês nos pediu para lhes trazer ainda mais perto do metal (hardware) e para fazê-lo em uma variedade inigualável. Também nos pediu as melhores ferramentas para que vocês possam espremer até a última gota de desempenho do seu PC, tablet, telefone e console."

"Sobrecarga no driver tem sido uma realidade frustrante para os desenvolvedores da indústria de jogos para PC. Em sistemas de desktop, a sobrecarga do driver pode diminuir a taxa de quadros (frames), enquanto que em dispositivos móveis a sobrecarga do driver é mais insidioso, consumindo tanto a vida da bateria como a taxa de quadros.

Nesta sessão patrocinada por grandes empresas de Hardware: Graham Sellers (AMD), Tim Foley (Intel), Cass Everitt (NVIDIA) e John McDonald (NVIDIA), vamos apresentar conceitos de alto nível disponíveis em implementações de OpenGL que reduzem radicalmente a sobrecarga do Hardware em até 10x ou mais. As técnicas apresentadas serão aplicadas a todos os principais fornecedores e são adequados para uso em múltiplas plataformas. Além disso, eles irão mostrar demonstrações práticas das técnicas em um quadro de comparação de fonte extensível, aberto."

Ainda não se sabe quando os jogos em DirectX e OpenGL vão aproveitar dessas novas técnicas. Também será interessante ver se a Microsoft vai trazer isso para o DX10/11, ou se vai tornar o acesso de baixo nível exclusivo para o Windows 8, através do DX12 ou uma nova versão da sua API.

Ainda assim, estamos realmente ansiosos para ver se as novas versões do DirectX e OpenGL serão capazes de competir com a Mantle. Fiquem ligados para mais!

Fonte: Dsogaming

Comentários

26 Fev, 2014 - 17:13

Comentários

llmc71 28 Fev, 2014 09:18 2

Keanu escreveu:Bem, complementando o seu comentário, não é de HOJE que a AMD faz isso acontecer, pois ela concorre com a INTEL desde os seus processadores K-6, que concorriam com PENTIUM II e III.. Depois os Athlon XP concorrendo com os Pentium IV e por aí vai.. E mesmo assim, apesar disso tudo, a INTEL tem preço elevado, mas os produtos AMD não perdem para INTEL, apenas são menos reconhecidos por muitos.


Verdade. Tive (está parado aqui em casa até hoje) um Athlon XP Barton 2500+, onde me iniciei na arte do overclock subindo o seu FSB para 200Mhz em sincronia com memos DDR2 400. Depois, os míticos A64. A ATI (o braço gráfico) tem quebrado o galho da AMD enquanto suas CPUs tentam reencontrar o caminho da glória. Espero que consigam.

Abraços.

ps: ao ler a news do seu link, percebi que o GDH acabou. Uma pena...

Keanu 27 Fev, 2014 15:48 2

[quote=llmc71]AMD quebrando paradigmas e forçando a concorrência a melhorar as nossas vidas. Quem diria..........

Bem, complementando o seu comentário, não é de HOJE que a AMD faz isso acontecer, pois ela concorre com a INTEL desde os seus processadores K-6, que concorriam com PENTIUM II e III.. Depois os Athlon XP concorrendo com os Pentium IV e por aí vai.. E mesmo assim, apesar disso tudo, a INTEL tem preço elevado, mas os produtos AMD não perdem para INTEL, apenas são menos reconhecidos por muitos.

Tem gente que não sabe, mas a INTEL teve que pagar mais de 1 BILHÃO DE DOLETAS para AMD por PRÁTICAS ANTITRUSTE (É a Lei que se destina a punir práticas anticompetitivas que usam o poder de mercado para restringir a produção e aumentar preços, de modo a não atrair novos competidores, ou eliminar a concorrência) - http://www.hardware.com.br/noticias/2009-12/4B21BC8B.html.

A AMD comprou a ATI, depois veio o boicote Nvidia com o Physx tendo mal desempenho nas placas ATI e por ai vai..

chucky515 27 Fev, 2014 13:26 1

legal cara, pelo visto vai ajudar a rodas os games melhor, sem as travadinhas chatas '-'

Grilex 27 Fev, 2014 11:49 7

Só a AMD mesmo para fazer a roda da revolução tecnologica em PCs girar. Viva a concorrência...

Acesso baixo (e código aberto) deveria ser padrão desde sempre....

Mas sem querer gerar briguinha de fanboy: Os consoles irão ficar anos-luz atrás caso seja realmente implantado com eficiência.... Imaginem VGAs de R$700,00 rodando todos os jogos no ULTRA a 60fps?

vbmvagner 27 Fev, 2014 11:39 5

É, parece que a Mantle serviu pra alguma coisa. Por isso que precisamos de concorrência, geralmente as empresas que estão "perdendo" são as que tem mais sede de inovação, então precisamos delas para vencer a estagnação das que estão "ganhando".

llmc71 27 Fev, 2014 09:08 5

AMD quebrando paradigmas e forçando a concorrência a melhorar as nossas vidas. Quem diria... Só pra constar, joguei BF4 ontem testando o Mantle com o novo Catalyst 14.2 beta e após horas de Second Assault, não diagnostiquei problemas. Constantes 120 fps travados a 120h pelo V-Sync, jogando com duas 7970. Lembrando que são VGAs da geração passada da AMD e que ainda assim contam com suporte ao Mantle. Isso não é favor, mas respeito. A Nvidia poderia demonstrar o mesmo e não se preocupar em, por exemplo, desativar 4-way (SLI de 4 placas dela) nas GTX 780.

Abraços.

firefox 27 Fev, 2014 08:07 0

Esse gargalo só ocorre em relação ao Windows, onde o gerenciamento de hardware é porco devido a sua mania de querer guiar ao usuário como criança.
Quem conhece Linux sabe que o hardware já é gerenciado de forma específica a muito tempo.
Mas enfim, enquanto o Steam OS não decola, vai ser Windows para games durante muito tempo.

leandroguts 27 Fev, 2014 07:11 4

Com certeza brother se nao fosse a amd estaria td no mesmo.
Jeff escreveu:Mais uma vez a AMD forçando esses pilantras a trabalharem em prol do cliente. Essa safadeza de driver é antiga só pra vc comprar um hardware que não precisaria.

nebula 27 Fev, 2014 02:08 1

Só aguardando.

andrewbr1 27 Fev, 2014 02:01 1

jogada de markent enquanto os fanboys brigam a empresas ganham microsft, x AMD,Nvidia kkkkkkkkkkk

gusoli 27 Fev, 2014 01:09 2

Marlon018 escreveu:Espero que suporte a série GTX 7xx, especificamente a GTX 770 que é minha VGA. Mas se tratando de Microsoft não duvido que lancem apenas para DX12, daí ferrou, só comprando uma nova VGA.


Pensei a mesma coisa, tenho uma GTX 560Ti SC que só comprei por causa do DX11, tem um ano de uso, e vai acabar que a melhoria só vai vir para DX12 pra cima, ai ferro tudo.
E não duvido que aconteça já que será um meio de vender novas placas de vídeo.

Que não aconteça.

Jeff 27 Fev, 2014 00:49 5

Mais uma vez a AMD forçando esses pilantras a trabalharem em prol do cliente. Essa safadeza de driver é antiga só pra vc comprar um hardware que não precisaria.