Três coisas que justificam o hype sobre Titanfall
Se você ainda não jogou Titanfall, você deve estar se perguntando: porque está todo mundo falando sobre esse jogo agora? É apenas mais um shooter, certo? Bem, nem tanto. É muito melhor.
Eu devo admitir que sou uma das pessoas empolgadas com o Titanfall. Uma das pessoas que não consegue parar de falar no jogo ou de recomendar aos amigos que se inscrevam logo no beta. Uma das pessoas que continua dizendo que é isso o que faltava nos shooters em primeira pessoa… e por aí vai.
Vou explicar porque o hype em cima de Titanfall é justificado:
1. Inteligência artificial dos inimigos
Há muita ação rolando nas disputas multiplayer de Titanfall, mas nem tudo é controlado por jogadores humanos. Cada time conta com um grupo de jogadores controlados pelo computador. Isso significa que mesmo os jogadores com menos habilidade conseguem acompanhar o a batalha. Você não fica apenas assistindo os jogadores mais experientes te derrotando com armas muito superiores e imaginando que vai demorar anos até que você pode competir de igual para igual.
Você não fica desesperado jogando Titanfall. Você se sente encorajado. Cada arma nova vira uma meta. Cada morte, inclusive dos robôs controlados pelo computador, vira um passo a menos no caminho para destravar um novo arsenal. Então, mesmo que você não consiga matar outros pilotos na mesma velocidade que os caras que estão no topo do ranking do seu time, você ainda consegue ter um gostinho de sucesso no campo de batalha.
E uma coisa é fato para todos os shooters em primeira pessoa: quanto mais você joga, melhor você fica. E, ao contrário de jogos com Call of Duty, em que você morre várias vezes sem conseguir fazer qualquer coisa, Titanfall te dá mais recompensas.
Não me leve a mal. Titanfall é desafiador e há muito espaço para competição, mas ele não ignora os jogadores que não são tão habilidosos.
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2. Movimentos
Titanfall transforma a tradicional corrida com a arma na mão em algo como um balé de batalha. Você pode subir pelas paredes, pular com um jetpack e se segurar no topo de prédios. Colocando todos esses movimentos em ação, você praticamente flutua pelos mapas. Esse é o movimento nível expert.
No lugar de apenas correr em direção ao alvo, como na maioria dos shooters em primeira pessoa, você pode maximizar a efetividade de seu conhecimento do mapa ao "ziguezaguear" pelos prédios, pulando dos terraços e usando as paredes como impulso. Você não está restrito ao layout dos muros e obstáculos no campo. Você não precisa atacar um Titan de uma posição vulnerável no chão. Você pode correr e escalar um prédio para ter uma vantagem sobre o mech.
Jogos como Brink experimentaram com esse tipo de movimento vertical, mas isso nunca foi tão bem executado quanto em Titanfall. E esta é uma tendência que eu gostaria de ver mais e espero que isso continue me impressionando.
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3. Os mechs, obviamente
Qualquer jogador pode entrar em um Titan. Do momento em que o jogo começa, um contador na tela mostra quanto tempo falta para que seu Titan chegue. Não é uma daquelas medalhas ilusórias que apenas o melhor dos melhores pode conquistar. Claro, quanto mais você mata, mais rápido você pode colocar suas mãos nesta grande armadura metálica. Mas é importante dizer aqui que todo mundo consegue aproveitar a arma mais poderosa do jogo.
Você não está limitado a experimentar o jogo com base nas limitações da sua habilidade. Claro, conforme você melhora no jogo, mais possibilidades serão abertas. Essa é a natureza do jogo multiplayer. E é muito divertido.
Mesmo que você não esteja em um mech, você ainda tem a chance de destruir um como piloto. Você pode pular nas costas do Titan e atirar na fiação até que ele entre em colapso ou você pode subir no topo de um prédio e usar um lança-míssil para destruir o mech de uma distância segura.
***
Titanfall é acessível, mas não de uma maneira que afaste os jogadores mais habilidosos. Pense nisso: qual é a principal razão que afasta as pessoas dos shooters em primeira pessoa? A resposta é fácil e todos conhecem: todos aqueles garotos de 12 anos que a gente brinca que tem tempo demais para treinar. Esses jogos colocam as pessoas que têm apenas uma ou duas horas para jogar em grande desvantagem. E não é nada divertido jogar em uma batalha injusta. Então, um jogo bem feito acaba se tornado uma má experiência. Isso não faz o menor sentido.
Mas Titanfall encontrou uma maneira de acabar com essa diferença. Nos dois dias em que passei jogando o beta, eu descobri que há bons rounds e rounds que eu poderia ter me saído melhor. Mas a experiência nunca é extremamente negativa. O fracasso não é arrasador, ele dá ânimo para a próxima rodada. E é isso o que faltava nos shooters em primeira pessoa: uma maneira de reunir todos os tipos de jogadores em um mesmo campo de batalha sem fazer com que esses jogadores desistam rapidamente da disputa e troquem o game por algo… menos social.
oldgamer 19 Fev, 2014 17:56 1
antonioraf 19 Fev, 2014 10:58 1
Morblack 19 Fev, 2014 03:37 1
TWippel 18 Fev, 2014 19:04 1
É só correria e explosão em tudo quanto é lado. Quem gosta dessas duas coisas é um prato cheio.
leosenin 18 Fev, 2014 16:30 1
kilm3r 18 Fev, 2014 15:48 1
blackyx 18 Fev, 2014 15:43 2
daemonproxy 18 Fev, 2014 15:41 2
dstefanini 18 Fev, 2014 15:29 4
0BL0OD0 18 Fev, 2014 15:16 4
Sinceramente, a impressão que tive, é que eu jogaria o game por 1 semana, e depois enjoaria.
Eu não vi muita diferença nos modos do multiplayer. Tem tudo que agente já conhece mesmo.
A única coisa que eu estava curioso pra ver na gameplay, era o controle dos mechs, mas ainda assim, eu esperava que os mechs fossem mais legais/inovadores(?), pois eu tbm vi como funciona a jogabilidade, dentro deles.
Bom, o jeito mesmo, seria eu testar pra tirar minha conclusão, mas não vou, pois por enquanto, nada me chamou a atenção no jogo.
Pode até ser um bom jogo, mas eu já to enjoado de ver as coisas sendo recicladas durante esses anos.
llllllllllllll47 18 Fev, 2014 14:12 3
A minha nota p/ game é 9
daria 10 se ñ foce pelos bots no game :/
+ mesmo assim eu recomendo q compre q vale a pena ;)