Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Top 10 - Momentos mais marcantes: Final Fantasy VIII

Uma lista para celebrar o aniversário de 15 anos do jogo

Nessa terça (11), Final Fantasy VIII completou o aniversário de 15 anos desde seu lançamento no Japão. E para comemorarmos, resolvemos dedicar o Top 10 dessa semana para lembrar os momentos - na minha humilde opinião - mais marcantes desse clássico para o PlayStation 1.

Apesar desse título não ser o mais famoso nem o mais aclamado pelos ardorosos fãs dessa franquia tão amada da Square Enix, faço parte daqueles que possuem um apreço especial pelas aventuras de Squall e seus amigos. Esse foi o primeiro RPG japonês que joguei, entendendo a trama do jogo ao invés de simplesmente ficar apertando botões sem saber de fato o que estava acontecendo.

E fique ligado que os dez momentos presentes nessa lista não representam os momentos mais épicos de FF VIII, ao invés disso são as partes que mais me marcaram nesse jogo que eu terminei há mais de uma década. Deixe nos comentários abaixo os momentos que foram mais marcantes para você desse jogaço.




10 – Conclusão do sidequest do Clube de Cartas

Um dos meus passatempos preferidos enquanto vagava por aí no mundo de Final Fantasy VIII era abordar outras pessoas para jogar partidas de cartas. E quando descobri que Balamb abrigava um grupo de jogadores de alto nível, cuja a líder dessa equipe era não outra senão a minha professora Quistis, quase caí pra trás!

Imagem

09 – Liberar a Ragnarok

A Ragnarok é uma naves mais legais de toda a franquia Final Fantasy. Extremamente rápida, com um design arrojado que foi inspirada em uma antiga lenda de uma nave dragão. Esse veículo foi usado para levar a tumba da Sorcerer Adel para o espaço, e só fica disponível após Squall e Rinoa derrotarem todos os Propagators (eita monstro chato!) a bordo da nave.

Imagem

08 – Batalhas dos Gardens

Lembro que quando descobri que o Garden levantava vôo e você podia usá-lo como uma nave, eu fiquei muito surpreso. Quando os Gardens de Balamb e Galbadia se enfrentam, com direito a uma das melhores cinemáticas do jogo que resulta em uma briga em alta velocidade com dois exércitos se enfrentando, eu quase surtei ! Ok, talvez seja um pouco de exagero, mas eu realmente gostei bastante dessa parte.

Imagem

07 – Conquista do Odin

Logo ao adentrar as Ruínas de Centra, você verá um timer no topo direito da tela. Essa construção, que é a última estrutura remanescente dessa civilização há muito esquecida, abriga dois GFs, um deles sendo o poderoso Odin. Independente de sua força, Odin é um verdadeiro (caveleiro) cavalheiro que não irá usar Zantetsuken em grupo a não ser que o timer se encerre. Uma ótima adição a seu grupo quando ele aparece aleatoriamente para ajudá-lo em batalhas. E faço parte daqueles que não se conformam com o fato do Seifer derrotar Odin com um único golpe. Mesmo que GIlgamesh tenha tomado o lugar do cavaleiro, Zantetsuken FTW!

Imagem

06 – Conclusão da história de Laguna

A história do jogo é alternada entre a trupe de Squall e a jornada de Laguna, Kiros e Ward. Eu lembro que demorei um pouco para entender qual era a relação entre os dois até que finalmente entendi como que Laguna ajudou a expulsar a sorcerer Adel do poder, e acabou por se tornar o presidente de Esthar. Laguna encontra o grupo de SeeDs e preste auxílio para eles enfrentarem Ultimecia. E vale mencionar a dica que é dita por Kiros e Ward sobre a relação entre Squall e Laguna, o que torna a mudança entre a jogabilidade dos dois grupos ainda mais interessante.

Imagem

05 – Confronto final contra Edea

A luta que encerra o segundo disco de Final VIII, quando os SeeDs confrontam a Sorcerer que está prestes a ser coroada como líder de Galbadia. Se ao menos o Irvine não tivesse hesitado né? Esse momento é um dos mais discutidos por fãs que acreditam que a partir dessa parte em diante, Squall estaria sonhando o que aconteceu, pois na verdade ele morre após levar o Limit Break de Edea.

Imagem

04 – Invocar o GF Eden pela primeira vez

"Eternal Breath" é o nome do ataque de Eden possui exatos 72,6 segundos de duração. Ele é o único GF do jogo que pode romper a barreira de quatro dígitos, infligindo mais do que 9.999 de dano a seus adversários. Lembro que a primeira vez que invocei Eden, eu fiquei quase sem palavras e só observei atentamente o que esse "guardião" que parecia um Garden iria fazer.

Imagem

03 – Deep Sea Research Center

Conhecida previamente como Battleship Island, essa dungeon é tão épica que entrou na terceira posição desse Top 10. Os motivos pelos quais esse local de Final Fantasy VIII está aqui são três: Bahamut, Ultima Weapon e Eden. Em um único lugar é possível derrotar o inimigo mais difícil do jogo (só perdendo para o Omega Weapon) além de conseguir dois dos melhores Guardian Force.

Imagem

02 – Luta final contra Ultimecia

Após passarem por tantas aventuras, a turma liderada por Squall consegue enfrentar Ultimecia, a feiticeira do futuro e principal antagonista de FF 8. Ela passa boa parte do jogo manipulando outras personagens por baixo dos panos para conseguir alcançar seus objetivos, como possuir Edea, Rinoa e trazer de volta à Terra a feiticeira anterior, Adel. No final do jogo, o grupo ajuda Ultimecia em seu plano maligno de comprimir o tempo, mas para enfrentá-la.

Imagem

01 – Abertura (Liberi Fatali)

"Fithos Lusec Wecos Vinosec" . Essa é a primeira linha de Liberi Fatali, música que embala a cinemática inicial de Final Fantasy VIII. Nos momentos iniciais, além dos gráficos dessa sequência impressionarem (para a época), o jogo mostra como é diferente e único, especialmente ao se comparar com seus antecessores. Personagens que não são super deformados (SD), sem menus de diálogo azuis, os companheiros de Squall o seguem por aí ao invés de "entrarem" nele quando o grupo está viajando são algumas das particularidades desse jogaço que deixa muitas saudades.

Fonte: Playtv

Comentários

16 Fev, 2014 - 19:30

Comentários

rafaelsantosx 17 Fev, 2014 20:05 1

Jogasso, muito grande, quase impossível terminar sem detonado.

Knight Beast 17 Fev, 2014 16:39 2

A discursão sobre a morte do Squall vi que tem muitos argumentos até convicentes, mas e os momentos aonde mostra o foco nos outros personagens?

A parte da Selphie (aonde invadem uma base) é um dos exemplos que pode quebrar a teoria. Afinal se fosse um sonho não seria mais logico sonhasse estando no local?

E também o link que pfoxs passou explica muitas contradições, mas se jogar o jogo explorando tudo encontra todos os detalhes (falo isso por ter zerado o jogo ainda com tradução que encontra no site Pobre).

Sobre o Squall não ter a marca do gelo bem provavel que recebeu dano elemental de gelo, portanto não teve um ferimento de perfuração real.

pfoxs 17 Fev, 2014 14:16 1

Manolos no começo achei Balela, depois comecei a ler e ler e ler bagarai KKK sobre a morte de squall a galera é **** faz vc chegar ao ponto de acreditar mesmo com imagens e videos, sempre me perguntei pq squall não tem a marca do gelo no peito, o gelo atravessou vey, aqui nesse site fala sobre a morte

https://acidblacknerd.wordpress.com/2013/04/12/euvi-teoria-squall-is-dead-squall-morreu-do-jogo-final-fantasy-viii/

buster1987 17 Fev, 2014 12:40 1

Esse da saudades, graficos simples para o padrão de hoje, mas muito superior a um tal de XIII,XIII-2,XIII-3.

Sawlyn 17 Fev, 2014 12:26 1

Mais um dos lendário games aki, esse foi o primeiro final fantasy que joguei em PC a uns 10 anos atrasXD
Uma obra prima, não precisa de puxação de saco pra ninguém ver isso, e vc nao encontra nenhum ser humano decente pra dizer nada contra ele, melhor que esse so o FF 6....

macckart2 17 Fev, 2014 11:21 0

Final Fantasy VII sem dúvidas para mim, é o melhor, NA MINHA OPNIÃO.

Joguei todos os FFs do 3 (americano) ao XII2.

Entre varios Outros, Chrono Thrigger/Cross Etc...

FF VII foi o melhor, porque tinha os personagens mais carismaticos, além de um universo onde foram precisos mais de 3 jogos 1 filme e anime para contar a histora, quem conseguiu jogar os 3 ver o filme e o anime, sabe que nada se compara ao seu universo...

Sephirot foi sim o vilão mais marcante de todos os games que já vi.
Tanto que até hoje a produtora disse que so vai fazer um remake depois que eles o superassem e até hoje nao saiu ^^

aragnbr 17 Fev, 2014 01:48 3

Pra mim FF VIII consegue ser melhor que o VII, pra ficar melhor como o Knight Beast falou la embaixo faltou somente ter criado um chefe tão marcante quanto Sephirot. O VII foi um jogo incrível e sempre vai ser, mas na minha opinião eu prefiro o VIII.
E realmente a luta das duas Gardens é de surtar msm

douglas ito 17 Fev, 2014 00:30 1

Seifer Almasy seria um otimo vilão para o final [http://www.ffcompendium.com/low/ff8characters.shtml/img]

antmarciovs 16 Fev, 2014 22:55 1

A melhor cena é a que o Seifer mata o Odin.
FF VIII me frustou porque criei muita expectativa após jogar o FF VII, realmente ele é bem inferior ao FFVII, más não deixa de ser um ótimo Final Fantasy.

Obs: Xenogears é o melhor RPG de todos os tempos, só ele para superar o FFVII.

yurifortunat 16 Fev, 2014 21:40 1

eu lembro de quase tudo desse jogo só não lembro do mistério entre squall e Laguna alguém pode me lembrar??
algo me diz que Laguna viveu no passado é isso mesmo?

Knight Beast 16 Fev, 2014 19:56 5

Eu acho que FF VIII é melhor do que o FF VII (o que faltou pode ter sido não ter um chefão tão marcante como o VII teve).

Eu não sabia da discursão da suposta morte do Squall, que tudo não passaria de um sonho. Se isso contar, será que o restante depois da morte de Aerith, o resto do jogo não é sonho dela?