Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Interação era o foco de Silent Hill: Shattered Memories, conta designer

Amado por uns, odiado por outros, Silent Hill: Shattered Memories é um dos títulos mais controversos de toda a série, principalmente por focar na sobrevivência "pacifica". E é exatamente por isso que ele é um dos queridinhos dos desenvolvedores.

Em entrevista à revista EDGE, o designer-chefe da Climax Studio comentou um pouco sobre o processo de criação. Segundo Sam Barlow, a Konami tinha permitido a criação de remake do game original, mas o estúdio optou por fazer algo um pouco diferente.

Para ele, embora todos os todos os jogos da série compartilhem o uso do terror psicológico, a luta contra o mal era outra constante dentro da saga. Assim, eles decidiram fazer uma releitura do original em que o objetivo não era enfrentar o inimigo, mas fugir dele.

Imagem

Para isso, a Climax tinha algumas ideias mais ambiciosas em termos de jogabilidade além de simplesmente colocar um protagonista desarmado em cena. Exemplo disso era a utilização do Wii Remote para simular uma lanterna — o que preocupou alguns executivos da Konami, já que o título seria levado também para o PSP — e a própria construção do mundo com base em suas respostas.

Barlow explica que a ideia era fazer com que Shattered Memories trouxesse diferentes formas de interação para que o jogador realmente se sentisse dentro daquele universo sombrio. E foi exatamente por isso que eles optaram por remover o sistema de combate, já que a intenção era permitir que mais pessoas pudessem experimentar essa abordagem — o que também justifica a decisão do Wii como plataforma principal.

E talvez tenha sido esse o maior erro deste Silent Hill. O designer aponta que, mesmo sabendo que esta tinha sido a diretriz tomada pelo estúdio, a Konami apresentou o game como algo voltado para o público hardcore — o mesmo público que esperava atirar em demônios e lutar contra Pyramid Heads —, o que causou muito estranhamento no público.

Fonte: Bj

Comentários

16 Jan, 2014 - 16:22

Comentários

GD_Detonados 11 Set, 2014 11:27 0

Por mais que muita gente critique por apenas "correr", o jogo é incrível justamente por isso! Silent Hill não se trata de matar monstros, nunca se tratou disso. O terror em si era muito afugentado justamente por que você poderia empunhar uma arma a hora que quisesse e matar quem te atormenta. Aqui não, pra você sobreviver tem que fugir daquilo que te persegue incansavelmente! Jogo nota 100000000

fabriciorasta 17 Jan, 2014 08:30 -2

deveria se chamar silent run ou silent scape.....mto bosta..que graça tem ficar fugindo ?? bom é meter bala nos monstros...silent hill 2 foi o melhor...matei mto...o silent hill home comming tbem foi bom...

ananindeua 16 Jan, 2014 22:59 1

esse silent hill conseguio a façanha de ser o único
silente hill que não gostei ....

Wankaster 16 Jan, 2014 20:12 1

Gostei muito desse game, zerei ele no meu psp não se é só no portatil mais a unica coisa que eu achei ruim nesse game foi o monstro, é sempre o mesmo do inicio ao fim.

Vertigem 16 Jan, 2014 19:17 0

Jogo muito bom, a versão do Wii é a melhor de todas, os controles ficaram perfeitos

Eu mesmo 16 Jan, 2014 18:36 0

Esse jogo é espetacular !
Ele deveria ser lançado numa versão HD para outras plataformas...

haroldo10 16 Jan, 2014 16:52 1

Excelente Game, Recomendo...

manoel3xd 16 Jan, 2014 16:45 1

zerei ele no ps2