Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

[ESPECIAL] A Geração Que Não Acabou – Parte 4: Multiplataformas



Ok, nós já relembramos os exclusivos de cada um dos grandes consoles da era 2006-2012. Mas enquanto o Xbox 360, PlayStation 3 e Wii estavam produzindo games exclusivos esporadicamente, algumas das grandes estrelas da geração estavam aquecendo nossos corações democraticamente, em todas as plataformas possíveis.

A geração passada, afinal de contas, foi muito menos focada em exclusivos do que suas antecessoras, e algumas franquias que haviam sido fiéis a uma ou outra fabricante de consoles começaram a ver o quão lucrativo pode ser dar o braço a torcer. Quem esperava por um Final Fantasy no Xbox 360 antes de 2009?

Vamos então relembrar alguns dos maiores clássicos livres das restrições de exclusividade da geração passada. Aqueles games que você provavelmente curtiu tendo um 360, um PS3 ou até mesmo um PC.


Imagem

Assassin’s Creed II

Imagem

Foi um páreo difícil entre AC II e sua continuação, Brotherhood, mas no fim das contas acabamos optando pelo jogo que nos apresentou a um dos melhores protagonistas de videogame que já conhecemos: Ezio Auditore da Firenze.

Apesar de ainda ficar um tanto preso aos vícios repetitivos de seu antecessor – coisa que Brotherhood prontamente resolveu – Assassin’s Creed II tinha uma bela história, uma trupe imensa de personagens carismáticos e uma das melhores ambientações de toda a franquia. E foi tudo isso que acabou transformando Assassin’s Creed no gigante indomável que é hoje.


Borderlands 2

Imagem

Com Borderlands, a Gearbox nos ensinou a gostar da mistura bizarra entre Diablo e um shooter Sci-Fi distópico que eles nos ofereceram. Com Borderlands 2, eles conseguiram nos fazer amar o conceito.

Borderlands 2 melhora tudo aquilo que já era maravilhoso no seu antecessor. O humor, a vastidão e a quantidade absurda de armas e equipamentos que podemos coletar. Junte isso a alguns dos personagens mais legais que vimos nesta geração, como Handsome Jack, e você tem um clássico que vai durar por muitos e muitos anos.

Batman: Arkham Asylum


Imagem

Arkham City pode ser um jogo excelente, mas não teria sido o que foi se, dois anos antes, a Rocksteady não tivesse recuperado as nossas esperanças por bons games do morcegão com Arkham Asylum.

Asylum é um jogo completo em todos os aspectos. Desde seu genial sistema de batalhas até as emocionantes brincadeiras de pique-esconde com capangas desavisados, passando pela sua história e sua poderosa narrativa que nos enchia de um senso de propósito digno do cavaleiro das trevas que conhecemos e amamos.


The Elder Scrolls V: Skyrim

Imagem

Não há jogo mais vasto que Skyrim em toda a geração passada. Um titã imenso e profundo capaz de sugar centenas de horas da sua vida sem que você ao menos perceba, esse jogo provou que tudo o que você precisa para fazer sucesso é um universo maravilhosamente vasto.

E alguns muitos memes para rechear o pacote.


Mass Effect 2

Imagem

Mass Effect é incrível e Mass Effect 3 é uma conclusão digna para a trilogia do comandante Shepard. Mas – como é o caso na grande maioria das trilogias – é o episódio central da série da BioWare que mais merece nosso amor e atenção. Estamos falando do Império Contra-Ataca de Mass Effect.

Mass Effect 2 melhorou tudo o que seu antecessor começou com uma mecânica de combate mais interessante e um universo imenso para explorar. Além disso, o jogo nos apresenta a alguns dos melhores personagens da série. E se você não gosta do Mordin, eu não gosto de você.


Dark Souls

Imagem

Dark Souls é um bicho esquisito que segue tendências totalmente contrárias às das maiorias dos jogos da geração passada. Uma enfase no desafio e na dificuldade que exige muito do jogador, aliados à um universo profundo, vasto e cheio de mistérios fizeram desse game um clássico instantâneo.

Junte isso a um dos modelos de multiplayer mais bacanas e satisfatórios que já foram concebidos, e você vai entender porque tem gente se sofrendo e apanhando nesse game até hoje.


Far Cry 3

Imagem

Em uma geração dominada por shooters lineares, repetitivos e pouco desafiadores, Far Cry 3 foi um prazer inesperado e viciante. Um shooter vasto, denso e cheio de coisas para fazer, que em momento algum te força a seguir determinado caminho ou jogar de determinada maneira, era tudo o que estávamos clamando em meio de tantos CoDs e Battlefields.

Far Cry 3 é o jogo de oportunidades únicas que você pode criar a todos os momentos. Em qual outro shooter você pode lutar com um tigre logo depois de queimar a plantação de maconha de um pirata psicopata com um lança-chamas?


Fallout 3

Imagem

A vastidão de Skyrim pode ser insuperável, mas ainda está para nascer um universo virtual mais incrível que o de Fallout. Esta é uma das melhores distopias já criadas em qualquer mídia, não apenas nos games.

O clima ao mesmo tempo irônico e desamparado, triste e sarcástico dessa terra-de-ninguém que é a América pós-apocalíptica vira cenário de algumas das aventuras mais divertidas, emocionantes e inusitadas que já vivenciamos. E eu mal posso esperar para continuar a brincadeira em Fallout 4.


Deus Ex: Human Revolution

Imagem

É raro encontrar um jogo tão minuciosamente bem planejado e executado quanto Deus Ex: Human Revolution. A responsabilidade da Eidos em criar uma continuação para um dos melhores RPGs de todos os tempos era evidente, e os caras conseguiram se superar em todos os aspectos.

Desde as questões densas e polêmicas debatidas em sua história, passando pelo seu sistema inovador de tiro em primeira E terceira pessoa, até o seu universo muito bem construído e verossímil, Human Revolution é uma obra prima que todos deveriam jogar.


BioShock

Imagem

De tempos em tempos surge um jogo que supera, em todos os sentidos, as expectativas depositadas sobre eles e criam um marco fundamental para o gênero que representam. Esses jogos são pérolas raríssimas que influenciam toda uma gama de games que virão a seguir. E BioShock é um desses jogos.

Nada poderia nos preparar para o que BioShock ofereceu ao gênero shooter. Um jogo sublime tanto em suas mecânicas quanto na sua ambientação e história, que consegue nos fazer pensar e questionar até mesmo nosso papel como jogador. BioShock foi, sem sombra de dúvida, um dos grandes marcos criativos da geração passada.

Quais são os seus preferidos? Conte sobre suas lembranças com os jogos multiplataforma nos comentários!


Leia também: A Geração Que Não Acabou – Parte 1: PlayStation 3

Leia também: A Geração Que Não Acabou – Parte 2: Wii

Leia também: [ESPECIAL] A Geração Que Não Acabou – Parte 3: Xbox 360

Fonte: Kotaku

Comentários

13 Dez, 2013 - 18:05

Comentários

chucky515 17 Dez, 2013 09:46 0

muito fera essa lista

andre5236974 14 Dez, 2013 18:50 0

ME3 não foi um final digno para a saga de shepard... alem do mais ele não morreu

derfel_clark 14 Dez, 2013 00:05 0

Fica difícil escolher entre esses qual o melhor, Batman nunca vou cansar de zerar, Fallout as vezes jogo de novo só pra explorar os cenários, mas Bioshock tem um lugar especial no meu coração pq foi o primeiro jogo dessa geração que terminei,na época tinha um bom pc e pude ver o jogo com tudo no máximo, fiquei impressionado com os lindos cenários e depois que foi lançada a tradução,fiquei impressionado com a historia.Como esquecer a cena em que Andrew Ryan morre? Que jogo

jeopaladino 13 Dez, 2013 23:16 0

Só não joguei farcry 3 por falta de tempo mais todos os games citados estão no meu coração zerei e me emocionei até com alguns deles esses games sempre serão lembrados como clássicos de sua epoca

Poligno 13 Dez, 2013 21:38 0

akumariper escreveu:tantos jogos que não joguei , Falta de Tempo é F...


Somos 2,tantos games que estou deixando pra trás cara,aqui não falta tempo,mas falta grana,e quando eu tiver grana (pelo meus cálculos) vai faltar tempo ;( **** viu huHUHSUAHUH

lucashubner 13 Dez, 2013 20:06 0

assassins creed eles estao acabando com a serie lançando todo ano...

Scarrface_ 13 Dez, 2013 19:44 2

só jogo **** aí,mas desses aí fico com Bioshock,a saga inteira foi boa,perfeita,magnifica,uma obra prima

Eu mesmo 13 Dez, 2013 19:25 0

Só jogo espetacular, desses fico com Deus Ex: Human Evolution. Já tinha conferido o primeiro em 2000. Achei que esse poderia não me causar o mesmo impacto que o primeiro mas me enganei bonito !
Pena o game é curto demais para um RPG !!!

akumariper 13 Dez, 2013 19:15 0

tantos jogos que não joguei , Falta de Tempo é F...

crauzus 13 Dez, 2013 19:02 0

darksouls e bioschok sem mais

gvgl94 13 Dez, 2013 18:43 2

Num sou muito fã de FPS, MAS FarCRY3 Pota que pareo!
Jogo bom demais!!!!

ItalloIgor 13 Dez, 2013 18:23 3

Só jogão. Magico!
Assassins Creed por mim poderia ter parado na trilogia do Ezio. Já os outros quanto mais melhor. :D