Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Confira o que os principais sites do mundo estão achando do Playstation 4

As principais opiniões sobre o lançamento do PS4 nos EUA



Lançado oficialmente ontem (15) no mercado norte americano, muito tem se falado a respeito do novo console da Sony, o PlayStation 4. Opiniões, testes e, claro, os problemas estão presentes em diversos artigos de sites importantes lá de fora, especializados na cobertura do que acontece no mundo dos videogames. Fizemos um apanhado de algumas informações que achamos importantes para você, consumidor e apreciador desse tipo de produto. É bom para já ir se atualizando e decidir, de uma vez por todas, qual console adquirir na próxima geração.

Imagem

Polygon

Com uma das compilações mais interessantes, visualmente e também em termos de informação, o pessoal do Polygon pareceu gostar bastante do console. Elogiado principalmente por causa do seu design, foram poucos os pontos negativos destacados pela equipe. Um deles faz referência ao modelo padrão para a conexão sem fio do aparelho, uma versão antiga e com menos potência do que deveria. O PS4 não suporta o novo modelo de wireless 802.11ac de transmissão, utilizando o 802.11b/g/n com 2.4 GHz, que segundo o pessoal do Polygon, "é bastante desapontador ver isso num aparelho em 2013".

Em relação ao XrossMediaBar (XMB), eles dizem tudo ser mais ou menos similar ao já visto nos demais produtos Sony desde 2006 (com os televisores). As evoluções pequenas, mas bem vindas, são demonstradas em pequenos atos, como suspender um jogo a qualquer momento e trocar suas configurações de áudio sem precisar desligar o jogo. A redução do lag encontrado quando navegávamos na XMB com o jogo aberto também não existe mais e deixa tudo com uma cara mais de 'next gen'.

A facilidade de navegação entre contas dentro de um mesmo PS4 foi elogiada pelo pessoal da Polygon. Agora é possível criar uma conta para convidado e excluí-la após o seu uso de uma forma bastante simples e rápida. Uma outra função bastante similar a encontrada no PS Vita é o toque duplo no botão PS e abrir todos os aplicativos em atividade no momento.

A PlayStation Camera possibilita o reconhecimento facial e leituras biométricas e trabalha em alta definição, mas o pessoal do Polygon achou o dispositivo ainda "verde". Possui dificuldades no reconhecimento dos (poucos) controles de voz que possui e também do seu próprio uso como dispositivo.

O remote play com a utilização do PS Vita funciona, mas é limitado. Sofre dos mesmos problemas de distanciamento do aparelho que o Wii U e ainda deve levar um tempo até que o conteúdo do PS4 seja completamente utilizado no Vita de forma remota.

IGN

O portal IGN passou por um pequeno probleminha de hardware durante os testes. Seu PS4 quebrou e teve que ser substituído. Não houve ainda uma explicação oficial da Sony em relação ao problema, apenas um comunicado oficial de que são problemas isolados e que não vão impedir o bom lançamento do console. Segundo apuração deles, outros usuários tiveram problemas semelhantes de travamento e mal funcionamento do aparelho.

Deixando esse "pormenor" de lado, o IGN explicou que não fará um review adiantado do console de forma a apressar a experiência do mesmo e entregar resultados incompletos, dada a capacidade do aparelho e suas novas funções. A equipe responsável avisou que soltará o seu review em algum momento da próxima semana.

Gamespot

O pessoal do Gamespot não entregou um review propriamente dito, mas em seus vídeos eles detalharam as principais funcionalidades do aparelho. Um em especial, mostra como trocar o HD do seu console. Aliás, não é uma simples troca, mas a troca por um HD SSD, mais rápido. Nos testes, o tempo de instalação dos jogos (eles testaram com Resogun) e o carregamento deles se mostraram mais rápidos que no HD convencional.

Joystiq

O blog Joystiq está com um review em andamento do aparelho. Eles também se mostraram felizes com o design do console, mas um pouco decepcionados com o material utilizado em sua fabricação. Segundo eles, o mesmo se apresentou frágil e "maleável" demais.

O pessoal também gostou bastante do novo XMB do console, dizendo que a mesma está mais clean e com os ícones maiores, ajudando na navegação. A integração com suas contas de Facebook e Twitter, segundo eles, passou por uma modificação interessante, que é a utilização do seu Avatar (do Facebook, no caso) na sua conta da PSN. Eles avisam que essa é a única maneira do jogador utilizar uma foto sua, personalizada, visto que é impossível (por enquanto) tirar uma foto com a PS Camera e transformá-la em avatar.

O chat coletivo possibilita até oito pessoas ingressarem em uma mesma conversa, mas eles afirmaram que a experiência não foi muito bacana, com ecos sendo notados durante a conversa entre dois membros da equipe.

Compartilhar fotos e vídeos no PS4 é extramente fácil, de acordo com eles. O PS4 está sempre gravando seus jogos, com trechos de aproximadamente 15 minutos, e a qualquer momento, esteja você dentrou ou fora de um jogo, a única coisa que precisa ser feita é apertar o botão Share do controle. Se quiser um momento específico, é possível editar o seu vídeo antes. O editor do Joystiq avisa que é impossível compartilhar mais de um item ao mesmo tempo, e que vídeos podem apenas serem postos online através do Facebook, enquanto as screenshots podem ser postas também no Twitter.

Uma coisa que não agradou muito os editores do Joystiq foi o tamanho dos arquivos de instalação do console. Apesar da velocidade do processo, o tamanho do arquivo formado é bastante grande, ainda mais em um HD de 500 BG (409 GB contando o espaço livre real). Cada um dos jogos gera, em média, arquivos de 45 GB, enquanto vídeos e screenshots (eles disseram utilizar mais ou menos 40 minutos de captura e algumas imagens) consumiram algo em torno de 1.7 GB.

Para finalizar (por enquanto) o review do Joystiq, o pessoal também criticou a PlayStation Camera, dizendo que a mesma ainda precisa se provar e que está engatinhando se comparada ao Kinect. Eles reclamam, principalmente, que alguns aplicativos aceitam os comandos de voz, enquanto outros não. E os que aceitam, depois de iniciados, não podem mais ser controlados com a voz.

Destructoid

Ao invés de um review, o pessoal do Destructoid optou por uma compilação de fatos e explicações que tendem a levar o consumidor a uma conclusão final: comprar ou não o PS4. O foco do site foram os reviews dos jogos de lançamento do console, o que parece não ter agradado muito a galera.

Muitos outros blogueiros e youtubers americanos também receberam o console e estão criando conteúdo à exaustão. Reclamações de travamento de consoles, ou que ele fica balançando em superfícies planas estão fazendo a alegria dos istas de plantão. É preciso tomar cuidado e levar mais de uma opinião em consideração se você, como leitor, estiver realmente atrás de informações a respeito do produto e não só a opinião de alguém que concorda ou não com a sua própria.


Imagem

Praticamente todos os veículos se mostraram felizes em relação ao DualShock 4, o novo controle do console da Sony. Design e ergonomia foram bastante elogiados pelo Joystiq, assim como o D-Pad e os analógicos, agora com o topo convexo e um pouco mais de espaço entre eles. O auto-falante embutido no controle ainda tem pouca utilidade, como a transmissão do audiolog de Killzone ou a voz em Resogun.

O pessoal da Polygon também se derreteu pelo controle. Eles explicam que a luz da parte de cima do controle muda de acordo com a ordem a qual ele é sincronizado. Gostaram da ergonomia, do tamanho, do peso, e do topo convexo dos analógicos.

No entanto, as opiniões se mostraram negativas em relação ao uso do touchpad em determinados jogos (em ACIV, por exemplo, uma certa latência na utilização do recurso como mouse no mapa). A questão da bateria também foi levada em consideração e o maior problema, segundo eles. Ela dura aproximadamente sete ou oito horas, em contrapartida às 30h de navegação dentro da XMB com o DualShock 3.

E uma última notícia boa e outra ruim. A boa é que os controles podem ser carregados com o videogame em standby. A má é que o tamanho do cabo do controle continua minúsculo.


Imagem

Notícia ruim para quem estava esperando ansiosamente os jogos exclusivos de PlayStation 4. Com exceção de Resogun, praticamente todos os outros ganharam notas baixas dos sites especializados.

Knack, talvez o mais importante por se tratar de uma nova franquia, foi o que menos agradou aos profissionais, e suas notas foram as piores dentre os títulos de lançamento de console. Falta de inspiração, pouco ou nenhum desafio, combate medíocre, mecânicas defasada, as críticas acabaram tendo um mesmo ponto comum: parece um jogo novo do começo dos anos 2000.

O novo Killzone até que não se saiu tão mal. Tirando o fato do Polygon e do Kotaku americano terem odiado o jogo (com as notas mais baixas e um grande NÃO), os demais veículos entraram em um consenso de notas e opiniões, como por exemplo, a de que as partes que eles "deixam para trás" o lance do jogo ser um shooter, não precisavam existir. No mais, belos gráficos, IA um pouco pobre, multiplayer bacana e novidades bem vindas no sistema de combate.

Resogun é título campeão quando o assunto é aceitação. Praticamente todos os jornalistas pareceram gostar do game, exclusivamente na PSN. Um daqueles "bullet hell" que funciona de uma forma menos hardcore que seus antecessores. Com outras maneiras de se escapar dos tiros que não dependem primariamente da sua coordenação e velocidade de reflexos, um cenário "circular" e dificuldades variadas para iniciantes. Um excelente início de carreira no PS4.

Os demais jogos que estarão disponíveis no lançamento, como ACIV, NFS Rivals, BF4 ou CoD: Ghosts, todos passaram por reformulações gráficas e, graças à campanha de upgrade promovida pelas empresas que detém seus direitos de comércio, também são bons atrativos iniciais para o console.


Imagem

Nós brasileiros, infelizmente, não teremos o PlayStation 4 no dia 15 de novembro. Mas felizmente, graças aos esforços da equipe brasileira responsável pelo PlayStation no país, o teremos no dia 29 de novembro, e, pela primeira vez, fazemos parte do projeto de lançamento mundial do console, antes mesmo do Japão.

Só que infelizmente, graças a fatores externos ligados às altas taxas de importação e impostos dos produtos eletrônicos no país, o PS4 chega ao nosso mercado custando salgados R$3.999,00. Temos o PlayStation 4 mais caro do mundo e não podemos fazer nada a respeito por enquanto.

Fonte: Playtv

Comentários

16 Nov, 2013 - 19:30

Comentários

maykol2013 18 Nov, 2013 21:53 0

Primeiramente a sony colocou o dissipador e o cooler da pny gtx760 de pior qualidade com algumas pequenas modificações no ps4 pra resfriar todo o aparelho,essa vga esquenta muito em jogos pesados imagina no ps4 que e super pequeno mesmo a gpu dele com 180mhz a menos que a gtx760,no killzone shadow fall tem gente relatando que em 30 minutos de jogatina ja passa de 60 graus,se fosse so a gpu tudo bem + esse calor afeta todo o sistema e acasionando menor tempo util de vida das peças e concluindo a sony se preoculpou com a potencia do aparelho e esqueceu o sistema de refligeração...

Randomico 17 Nov, 2013 21:17 0

Continuando meu raciocínio.

Tenho um PS3 nesta geração e vou comprar meu próximo videogame, no natal do ano que vem, provavelmente, mas se a Sony continuar com este desrespeito com o consumidor brasileiro, vou de Xone sem problema nenhum.

Não existe empresa santa, o preço do Xone não é o ideal, mas mesmo assim, na minha opinião, a MS está respeitando muito mais o consumidor brasileiro do que a Sony.

Se daqui a um ano as vendas de videogame estiverem na proporção de 10:1 a favor da MS, por exemplo, duvido que a Sony não baixe o preço de seu console por aqui.

O mercado brasileiro de games é relevante hoje, é um dos maiores do mundo e se, fizermos a nossa parte, que é não comprar um absurdo desses, mesmo importado, a Sony muda sua postura.

Mas infelizmente as pessoas têm o hábito de olharem apenas para si. A maioria pensa assim: comprei meu PS4 por R$ 1.800,00 importado, então que se dane o resto. Por isso que tudo aqui é caro e vai continuar caro.

Randomico 17 Nov, 2013 21:10 0

Vitral Games escreveu:É triste pelo menos para mim saber que temos o console mais caro do mundo. Mesmo com as explicações da SONY, não dá para aceitar que o console custe R$ 3.999 .
Sem contar que quem comprar o console corre o risco de ter dor de cabeça, algumas unidades apresentaram problemas e pode ser que o problema seja bem maior que o anunciado, dizem que o problema pode ser na escala de lotes, mesmo assim, nós brasileiros precisamos mudar a situação, todos produtos eletrônicos no Brasil custam muito caro, o que podemos fazer?


A solução para isso é não comprar, mas não é isso que vai acontecer. Alguns poucos sem conhecimento vão comprar o PS4 nacional parcelando em 24x e um monte de gente vai comprar no ML ou importar o console, mas isso não é a solução do problema, pois de qualquer maneira a Sony estará ganhando o dela.

Vitral Games 17 Nov, 2013 15:54 0

É triste pelo menos para mim saber que temos o console mais caro do mundo. Mesmo com as explicações da SONY, não dá para aceitar que o console custe R$ 3.999 .
Sem contar que quem comprar o console corre o risco de ter dor de cabeça, algumas unidades apresentaram problemas e pode ser que o problema seja bem maior que o anunciado, dizem que o problema pode ser na escala de lotes, mesmo assim, nós brasileiros precisamos mudar a situação, todos produtos eletrônicos no Brasil custam muito caro, o que podemos fazer?

lcshmoller 17 Nov, 2013 12:07 0

espero que faça MUITO SUCESSO,e espero que o Xbox one chegue aqui na sexta que vem e sobre um para mim,o ps3 vou dar de presente pro meu sobrinho.

Randomico 16 Nov, 2013 21:43 -1

O que eu queria realmente saber é se a velocidade de download dos jogos da PSN melhorou em relação ao PS3 que é um lixo neste quesito.

Tenho uma boa internet, mas o download de jogos da PSN parece um parto de tão demorado. Tenho PSN Plus, mas tem hora que desanima. Uncharted 3, por exemplo, levou 2 dias pra baixar.

Espero de verdade que isso tenha melhorado no PS4, já que os jogos serão maiores que os de PS3.

Fantoshy 16 Nov, 2013 20:06 3

So eu que não importo com os comando de voz?
Tipo,eu acho que oque um comando de voz faz,eu posso fazer com o controle mais rapidamente

Mrenrisco1 16 Nov, 2013 19:43 2

QUERO QUE A SONY QUEIME