Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Entrevista TriboGamer #01: BitCake Studios e seu Project Tilt



Atualmente o Brasil tem entrado numa boa fase com relação aos games, tanto com o crescimento do mercado interno quanto com o nascimento de uma nova indústria de games.

A cena independente de games brasileira tem crescido bastante, de modo que nós do Tribogamer já temos que nos esforçar para acompanhar tudo que está acontecendo.

Entre os games mais recentes sobre os quais nos falamos aqui nós temos o genial "Project Tilt" que encontra-se ainda em estágio de pré-alpha, mas já está aberto para qualquer um jogar gratuitamente.

Project Tilt é um game em 2.5D, para Facebook, com um modo versus frenético que lembra tanto games como Quake 2 (PSX, PC) quanto Metal Warriors (SNES), só que tudo isso online contra dezenas de pessoas ao mesmo tempo.

O game está sendo produzido pelo Bitcake, um estúdio brasileiro que tem uma história bastante legal. E foi este o estúdio que escolhemos para entrevistar nesse primeiro número do "Entrevista TriboGamer:

Imagem

Tribo: Antes de tudo conte-nos um pouco sobre o estúdio. Quem são os integrantes da equipe? Qual a formação de vocês? De que games (ou estilos de games) gostam? O que fazem quando não estão trabalhando?

BitCake: Os integrantes e suas funções dentro e fora da equipe são:

- Camilla Slotfeldt ([Dev]Milla)- Nossa super Diretora de Arte/Designer! Ela quem deixa o jogo bonitinho e faz a gente não colocar vermelho com verde como cor dos mapas! - Jogo favorito: Pokemon!

- Daniel Andrade ([Dev]DCA3D) - Nosso primeiro contratado! Esse rapaz é o nosso padawan da modelagem 3d! Promissor ele :) - Jogo favorito: Metal Gear

- Eduardo Lamhut ([Dev]Ashkental) - Game Designer formado em Game Design e com especialidade em Animação 3d! É também o cara que fala bosta nas redes sociais por aí! - Jogo favorito: DotA!

- Jefferson "Perdiga" Bandeira ([Dev]Vallcrist) - Se perguntar pra alguém da equipe ninguém vai saber quem é o Jefferson! Ele é o Perdiga, e quando não está sendo culpado por alguma coisa, está programando! - Jogo favorito: Legend of Mana!

- Matheus Lessa Rodrigues ([Dev]Matheus) - Pra summonar o Lessa é só falar em metodologia Agil ou Lean, ele aparece logo com um quadro de sprint na mão! As vezes ele programa também! - Jogo favorito: Sonic e MegaMan Zero!

- Vincius Pacha ([Dev]zIN) - Quando não está programando, está fazendo a gente perder players porque fica matando todo mundo sem parar. Atualmente teve que resetar o level pois estava ofensivo. - Jogo favorito: Unreal Tournament!


Tribo: Ouvimos uma história bastante interessante sobre o surgimento do BitCake. Poderiam conta-la? Como surgiu o BitCake? Por que entraram nesse mercado?

Bitcake: A gente surgiu dentro da Critical Studio (desenvolvedores do Dungeonland)! Em agosto do ano passado a galera da Critical resolveu reunir algumas pessoas completamente randômicas para irem lá desenvolver um jogo dentro da cozinha deles! (tudo bem, era uma sala/cozinha hahaha), eles nos deram o espaço, ajuda com a experiência que tinham e liberdade tanto de IP (fazer o jogo que quiséssemos) e de publishing (o jogo não era da Critical nem eles tinham nada a ver com ele)! Pode imaginar que isso é um sonho né? Deve ser mais difícil você achar condições melhores de trabalho do que ganhar na Sena, mas foi um processo bem demorado de ajuste. Também não tínhamos know-how né hahahaha e por isso o nosso primeiro jogo foi cancelado (nós mesmos o cancelamos) em dezembro. Em janeiro começamos o Tilt e depois de um período conturbado e mudanças na equipe nós fundamos a BitCake Studio e estamos firmes e fortes desde então!

Ah, e estamos nesse mercado pelo mesmo motivo de qualquer outro desenvolvedor que se preze, nós amamos games! Simples assim :)


Imagem

Tribo: Project Tilt parece-nos um título muito promissor, conte-nos um pouco sobre ele. Onde e como nasceu a ideia do game? Quais suas inspirações na criação deste game? Por que a escolha da plataforma (Facebook)?

BitCake: Tilt nasceu da nossa vontade de criar um jogo que nós mesmos gostaríamos de jogar dentro do Facebook! A idéia sempre foi de fazer alguma coisa frenética, com vários jogadores (afinal de contas todo mundo da equipe queria jogar o jogo ao mesmo tempo!) Daí as referências foram inúmeras, Soldat, Unreal Tournament, Quake, Mario Kart, Smash Bros, Team Fortress... Cada uma trouxe alguma coisa de especial pro jogo, por mais impossível que isso possa parecer.

Tribo: Agora é hora do spoilers: E para o futuro desse game quais as perspectivas? Ele poderá sair em outras plataformas? Podem nos contar algo que estejam planejando para o game?

BitCake: Nossa perspectiva maior é a de comprar a VALVe quando a gente ficar mais rico do que eles vendendo chapéu! Fora isso a gente pensa em muito, mas MUITO no futuro lançar o jogo em outras plataformas como Steam, Kongregate (quem sabe consoles?)... Mas isso é coisa de muito mas muito mais pra frente, nem vale a pena pensar nisso agora porque precisamos focar em deixar o jogo melhor e mais divertido! Coisas a curto prazo estamos planejando colocar: Modos de jogo novo (Capture the Flag, Team Deathmatch, e uns modos únicos do Tilt!), Drops de Item (no melhor estilo Team Fortress e Dota) e mais coisas que deixem o jogo interessante que eu não quero falar pra não estragar a surpresa!

Tribo: Quais as principais dificuldades encontradas no desenvolvimento de Project Tilt?

BitCake: A maior dificuldade nossa foi a equipe, com certeza... Nós tivemos problemas, discussões e tal, a equipe já mudou bastante, mas agora estamos mais unidos do que nunca e o desenvolvimento está andando a passos largos! Felizmente por termos surgido dentro da Critical Studio nós evitamos MUITOS problemas justamente por aviso e experiência deles, a gente deve muito a isso com certeza. Mas teve um aviso que eles deram pra gente que nós fomos na direção oposta: "NUNCA façam jogos multiplayer online". hahahahahhaha, pior que eles estavam certos... É MUITA dor de cabeça e aprendizado forçado e rápido (o que fazer quando seu server lota e cai? e quando aparecem hackers? E COMO DIMINUI O LAAAG?!)! Eu também recomendaria ao máximo não desenvolverem um jogo multiplayer online assim de cara, é muita porrada (e custos!) na sua cara até aprender (e a gente tá LONGE de aprender ainda!)

Imagem

Tribo: E para o futuro do estúdio tem algum outro projeto (game) em mente? Podem nos contar qual?

BitCake: Idéias sempre tem né, mas não adianta sair fazendo coisa, a proposta do time e da empresa é iterar em cima do Tilt até ele chegar num estágio de auto-sustentação, e aí sim partir para outras... Estamos muito longe disso e precisamos focar muito no Tilt ainda, então nada a anunciar por enquanto!

Tribo: O Brasil tem mostrado um grande potencial e diversos talentos no setor de desenvolvimento de games, mas sabemos que ainda há muitos problemas a serem corrigidos. Quais as principais dificuldades e obstáculos para quem quer estar no mercado de games brasileiro hoje?

BitCake: Com certeza tem potencial! A maior dificuldade de uma empresa no Brasil sempre vai ser o governo e as taxas, mas se a gente falar de uma equipe pequena a maior dificuldade está em começar, em ter gás, em sair do status quo e resolver fazer um jogo e levar a serio... Eu acabei de sair de um talk aqui na Unite Brasil onde o Saulo da Behold falou que depois de "fecharem" a Behold 1.0 eles foram trabalhar dentro da livraria cultura do shopping! Você quer mais exemplo de gente que FAZ e não só fica falando que é legal desenvolver jogo mas não leva a sério, ou não foca nisso? Se você quer você FAZ e o Brasil precisa de gente assim :) Estamos crescendo muito nesse mercado, não pode parar!

Imagem

Tribo: Que conselho podem dar aos desenvolvedores mais novos ou jovens que queiram produzir games no Brasil?

BitCake: Meu conselho é: SENTA A BUNDA E FAZ! Procure entender tudo de tudo, se você for programador vai estudar arte, se for artista procura saber um pouco de programação! Os programadores da BitCake vivem me perturbando porque eu me meto na conversa deles de programador e dou uns pitacos nada a ver, mas tem que ser assim se quiser aprender! Se você tem vontade de fazer jogo no Brasil com uma equipe pequena, cedo ou tarde vai ter que entender tudo que está acontecendo e não se fechar só no seu mundinho!

Ah, e tenha BOM GOSTO. (Ou seja, vai atrás de referências boas!)


---------

Nós do TriboGamer gostaríamos de agradecer imensamente a atenção e o tempo que nos foi cedido pelo pessoal do BitCake. Deixamos aqui nossos elogios tanto ao estúdio quanto ao game Project Tilt. Estamos torcendo por vocês.



Para os leitores que quiserem conhecer mais sobre o estúdio o Facebook pode ser acessado a partir deste link, e o game pode ser jogado gratuitamente a partir deste link. Quem tiver experimentado o game deixe abaixo as impressões e até a próxima Entrevista TriboGamer com o estúdio Microblast Games.

Fonte: Tribogamer

Comentários

21 Out, 2013 - 17:00

Comentários

sophos_nsm 22 Out, 2013 20:21 0

3via escreveu:
sophos_nsm escreveu:primeiro numero da seção de entrevistas do Tribogamer. Comentem o que acharam e deem sugestões para as proximas entrevistas.

e não deixem de experimentar o game Project Tilt clicando aqui

o pessoal é uma galera muito gente boa, esforçada e o game é muito legal. me chamou a atenção pq me lembrou um pouco a diversão que eu tinha jogando METAL WARRIORS do snes.

esse jogo ainda curto com a rapaziada das antigas, select e go go go kakaka bons tempos quando era criança, esses jogos não possuíam gráficos mais fazia a alegria e ainda faz ! incrível .

ainda hoje eu jogo metal warriors. fico extremamente triste que ninguem fez uma continuação dele. ou pelo menos outro jogo nos moldes dele com modo offline e split screen

3via 22 Out, 2013 12:51 1

sophos_nsm escreveu:primeiro numero da seção de entrevistas do Tribogamer. Comentem o que acharam e deem sugestões para as proximas entrevistas.

e não deixem de experimentar o game Project Tilt clicando aqui

o pessoal é uma galera muito gente boa, esforçada e o game é muito legal. me chamou a atenção pq me lembrou um pouco a diversão que eu tinha jogando METAL WARRIORS do snes.

esse jogo ainda curto com a rapaziada das antigas, select e go go go kakaka bons tempos quando era criança, esses jogos não possuíam gráficos mais fazia a alegria e ainda faz ! incrível .

chucky515 22 Out, 2013 11:13 1

legal d+ essa iniciativa em
a tribo ... esse cara sou eu

Dayco 22 Out, 2013 08:25 1

Notícia boa! +1

Rael_MK 21 Out, 2013 17:36 2

Brother ótimo trabalho, ficou muito interessante e informativa a entrevista, inclusive me ajudaou a conhecer mais não só sobre o game, mas a equipe, essa interação é ótima.

Em relação a equipe, desejo sucesso e muita força, vcs merecem e estão fazendo por merecer.

http://www.reactiongifs.us/wp-content/uploads/2013/03/slow_clap_citizen_kane.gif

Alves_TR 21 Out, 2013 17:27 2

Ótima news mesmo, muito boa essa entrevista com o pessoal da BitCake.

ItalloIgor 21 Out, 2013 17:25 2

Eu gostei do jogo, bem ao estilo Awesomenauts. O ruim é poder comprar as coisas para melhorar o personagem.

sophos_nsm 21 Out, 2013 17:05 3

primeiro numero da seção de entrevistas do Tribogamer. Comentem o que acharam e deem sugestões para as proximas entrevistas.

e não deixem de experimentar o game Project Tilt clicando aqui

o pessoal é uma galera muito gente boa, esforçada e o game é muito legal. me chamou a atenção pq me lembrou um pouco a diversão que eu tinha jogando METAL WARRIORS do snes.

Notícias