Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Programador de Super Meat Boy diz o que achou do Steam Controller



Você já deve ter visto (e estranhado) a proposta um tanto maluca e bastante interessante de controle que a Vavle apresentou esta semana. Ele substitui os clássicos direcionais analógicos por trackpads com feedback físico, e os posiciona de maneira um tanto estranha deixando os botões no centro do aparelho. Mas como não é justo julgar o Steam Controller antes de experimentá-lo, tudo o que podemos fazer é avaliar as primeiras impressões de desenvolvedores que já colocaram as mãos no aparelho.

Tommy Refenes, programador do estúdio Team Meat (Super Meat Boy), é um desses sortudos. E ele postou um texto em seu blog detalhando suas impressões em relação a ideia mirabolante da Valve. Logo no começo do texto, Tommy é bastante direto ao expressar sua chatice quando o assunto é controles para games, citando que não tocou no PlayStation 3 até a Sony lançar o DualShock 3, dois anos após o lançamento do controle. O cara é realmente exigente, o que deixa mais interessante ainda suas impressões em relação ao Steam Controller.




Refenes passou maior parte do tempo que teve com o controle da Vavle jogando Super Meat Boy, e afirma que os botões localizados no centro do controle não estão lá para auxiliar na gameplay, mas para servir como atalhos para funções externas ao jogo e menu – coisas como pausar, tirar fotos, salvar e carregar saves etc. Para controlar o Meat Boy com o Steam Controller, ele usou o trackpad da direita, que simula os botões que você estaria acostumado a usar em um controle comum como o do Xbox 360.

Refenes disse que a resposta tátil que o trackpad oferece cada vez que você o aperta ajuda na hora de tornar a experiência mais próxima da que você teria com um controle comum, mas que isso não resolve totalmente o problema do Steam Controller não ter botões voltados para gameplay. Ele afirma ter oferecido algumas dicas para a Valve, com ideias para deixar o trackpad mais acessível para quem prefere apertar botõezinhos. Elevações para demarcar botões, por exemplo.

No fim das contas, Tommy conclui dizendo que provavelmente vai continuar usando seu controle de Xbox 360 para jogos de PC, mas que o Steam Controller é realmente bom e tem bastante potencial. "Se todos os outros controles do planeta fossem obliterados do dia para a noite e tudo o que nos restasse fosse o Steam Controller, eu não acho que estaríamos numa situação ruim", disse o desenvolvedor.

Fonte: Kotaku

Comentários

29 Set, 2013 - 12:41

Comentários

firefox 01 Out, 2013 10:17 0

Para quem está pregando o fim do Windows, saibam que ainda é MUITO cedo para tais previsões estilo 'Patcher'. Ainda vai demorar para algum SO alternativo seja capaz de destronar o de Redmond.
Primeiro, porque a força do wundows não é e nunca foi os games, mas sim o uso corporativo. Por isso a MSD pouco se importa com a pirataria de seu SO.
Segundo, a AMD claramente está mirando o mercado de CONSOLES, que já está praticamente dominando fornecendo suas GPUs para os players atuis (Big N, Sony e MS).
Pensem nisso. ;

LucasRaykard 29 Set, 2013 21:02 0

Quem ai jougou o Super meat boy?
eu joguei, joguim massa.

hudsonLuis 29 Set, 2013 18:54 0

Parece ser promissor, mas acho qeu ainda tem que melhorar algumas coisas pra ficar mais intuitivo. Fora isso, acho que será um item que irei colocar no carrinho de compras futuramente.

sophos_nsm 29 Set, 2013 15:31 0

leo senin. eu consigo imaginar isso sendo confortavel como trackpad. digo não da para comparar a um trackpad de notebook ou celular por que nesse tem dois campos.

no primeiro campo vc arrasta a seta sem clickar. no segundo é por definição a tecla clicada, e para completar ambos os campos são clicaveis. e todo esse negocio pode ser alterado. me parece um bom substituto do mouse+teclado. pelo menos para meu genero favorito os rts.

leosenin 29 Set, 2013 13:37 1

Eu estou apreensivo, não consigo ver um track pad ou touch substituindo um controle digital ou analógico em games em geral e muito menos o mouse e teclado num FPS, por experiencia própria, jogar em track pads de notebook ou telas de celular é horroroso, jogos do DS ou 3ds que usam somente a tela touch ate são legais mas não substitui um controle clássico, ate gosto de novas formas de controlar, o controle do wii e o kinect tem um **** potencial, mas track pad e touch deve ficar com jogos tipo angry birds que são voltados e desenvolvidos para aproveitar esse sistema!

Geovany97 29 Set, 2013 13:25 3

Steam OS + Steam Controller + Mantler: Adeus Windows!

Ah Valve tipo que podia lançar duas versões do Steam Controller, por ex: Um Controller com botões, e a outra versão seria essa mesma.
Aí na hora de vender ele veria qual Controller vendeu mais, assim sendo ele poderia melhorar ainda mais o que vendeu, e também o que vendeu menos.
OBS: Opinião minha gente!

Henry Master 29 Set, 2013 12:57 3

Impressão minha ou o X e o Y como os demais são bem distante, será que não prejudica? ou seja, ruim pra executar uma ação rápida.
Dependendo do preço, acredito que será mais barato que os da Microsoft e Sony, compro sim, porque não? rsrsrsrsr

sophos_nsm 29 Set, 2013 12:57 0

o ideal é exatamente esse manter suporte aos dois controles: x360 e steam.

acho que vai ser bem chato jogar um game como super street fighter nesse controle.