Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

"Linux é o futuro dos games para PC", afirma fundador da Valve.



A Valve, empresa por trás do Steam, a maior plataforma de distribuição de jogos digitais para computador, nunca escondeu que pretende lançar seu próprio "console", apelidado de Steam Box. Trata-se, em resumo, de um PC, otimizado para jogos, que tenta tomar o espaço de concorrentes como o Xbox e o Playstation na sala de estar. E este novo videogame deve rodar Linux, "o futuro dos games", segundo o fundador da empresa, Gabe Newell.

Newell se mostra otimista sobre a plataforma de código aberto, mesmo ela tendo participação praticamente nula no mercado, mas que poderá ser potencializado com as apostas da Valve em um dispositivo voltado para jogos.

O Steam já está disponível no Linux desde fevereiro e a loja já oferece 198 jogos para o sistema operacional. Mesmo assim, jogos para a plataforma representam menos de 1% em número de jogadores, minutos de jogo e receita gerada. O movimento de levar a loja para o sistema foi "um sinal para parceiros de desenvolvimento que estamos falando sério sobre o Linux", afirma .

Mesmo assim, o Steam Box deve ser uma realidade em breve, e Newell já promete novidades para a próxima semana. Um anúncio oficial? Ele não confirma e deixa espaço para especulação. "Semana que vem, iremos dar mais informações sobre quais são as oportunidades de hardware para levar o Linux para as salas", afirma durante a Linuxcon.

De qualquer forma, os esforços da Valve já se provam úteis para o ecossistema Linux para atrair desenvolvedores. A companhia já mostrou que é possível superar os desafios de instalação e atualização dos jogos com Left 4 Dead 2, jogo próprio que foi adaptado para a plataforma aberta com sucesso.

Newell reiterou suas reclamações sobre o Windows 8, que considera uma catástrofe para o PC. Segundo ele, plataformas fechadas irão perder para as abertas que possibilitam maior inovação. "Sistemas que abraçam a abertura e são mais amigáveis a inovações terão vantagem competitiva sobre sistemas mais fechados", ele conclui.

Fonte: Olhardigital/Uol

Comentários

22 Set, 2013 - 21:28

Comentários

lfca7 23 Set, 2013 14:31 0

agora que a valve anunciou o steamOS está explicado o por que

juniorthrash 23 Set, 2013 11:50 1

Muita pessoas compram pcs que vem com linux e a primeira coisa que elas fazem é mandar tirar o linux, a verdade é que 99% não usam linux, eles nem tem interesse, apesar de ser um bom sistema, eu ainda fico com o Windows. Mesmo a valve incentivando ela sabe que todo mundo usa windows, esse negocio de que o linux vai ser o futuro esta meio fora de onda, o linux é muito bom, principalmente no quesito segurança, mas para o usuario comum, ele vai querer o windows, essa é a verdade!

lencerskay 23 Set, 2013 11:35 1

Me lembro quando o Linux era o "futuro" dos PC's em 2006.

cubadog 23 Set, 2013 10:14 1

não acho o windows 7 ruim muito pelo contrario acho ele muito bom. ja trabalho/ei a muito tempo com OS diversos e o w7 é bom mesmo que os jogos comecem a aparecer em larga escala no linux os usuários ""comuns"" irão continuar no Windows.. so pra constar a muito user "culto" de modinha em relação a OS.. E mais, fãs de open sources que sempre acharão que o OS open é superior aos outros mesmo que esse software open seja fadado a ser péssimo desde suas fontes ((ex android, que é péssimo, mas, vão me crucificar por eu dizer isso)). PS: vários linux são ótimos

ExpansionPack 23 Set, 2013 09:37 1

Uso o o Windows desde 1999 quando tivemos o primeiro PC aqui em casa e sempre foi usado, entre outras coisas, para jogar. Essa bagaça nunca deu problema comigo!

O problema do Windows não é o próprio SO, e sim de alguns que ficam na frente da tela do computador.

Pra que tanto ódio contra isso? Nunca vou entender.

yurigreger 23 Set, 2013 01:53 1

Num viaja ele nao vai anunciar as 3 amanha vai anunciando de tempo em tempo.

juniorthrash 23 Set, 2013 01:30 2

Eu gosto do Linux, tenho em outra partição, mas vou falar uma coisa, eu gosto dessa tranqueira chamado windows. Uso Win seven 64, não tenho o que reclamar, e pelo menos eu não vou deixar de usar o windows, não mesmo.

jeffborba 23 Set, 2013 01:17 1

Forçação de barra fudida. Sou leigo no assunto, então se alguém souber, por favor me explique: Qual o problema do windows e jogos? Pra que esse desespero em passar pra linux?

Cruzverme 23 Set, 2013 00:18 -3

PedroIgor | 22/09/2013 (23:14)
Quando isso acontecer eu nunca mais vou usar ruindows

somos 2 PedroIgor \o

fahfts 22 Set, 2013 23:55 3

Quando vejo "Valve"
Só penso nos 3 anuncios de amanhã 23 Setembro de 2013 as 13:00
Que venha Half-Life 3 ou Left 4 Dead 3 *-*

Husayn al-Musayyab 22 Set, 2013 23:43 0

Acompanharei com imenso interesse.

PedroIgor 22 Set, 2013 23:14 4

Quando isso acontecer eu nunca mais vou usar ruindows.