Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Proezas gamísticas: Os grandes feitos de nossas vidas como jogadores



Jogar video game é colecionar vitórias. E não se trata apenas chegar em primeiro lugar naquela corrida ou vencer o último chefe, mas de realizar um feito que ninguém mais seria capaz. Sabe aqueles momentos em que você faz algo tão incrível que precisa contar para alguém sua proeza?

No entanto, esses grandes feitos nem sempre são motivos de orgulho. Quem nunca fez uma gambiarra enorme para conseguir passar de determinada parte ou criou todo um mecanismo para conquistar aquele troféu incrivelmente chato? A vida dos jogadores é repleta desses momentos.

E o nem importa o nível de dificuldade, já que é o desafio que importa. Para alguns, uma maratona já é o suficiente para se sentir orgulho, enquanto outros querem sempre ir além e estão constantemente em busca de algo para motivá-los a avançar.


Imagem
Pausa para a reflexão


Contando histórias

É claro que você já deve ter passado por algo assim ou visto alguém fazendo o absurdo. Na pior das hipóteses, ouviu histórias. Sabe o amigo do primo do irmão de seu vizinho cuja existência você nunca acreditou? Pois ele pode existir e fazendo alguma barbaridade neste exato momento.



Afinal, quem acreditou que algum maluco foi capaz de terminar Soul Calibur usando uma vara de pescar na dificuldade Ultra Hard? Falando assim parece um exagero, mas existem vídeos que comprovam o fato e mostram que o mundo está muito mais repleto de loucos do que imaginamos.

E nem é preciso ir muito longe para ver coisas do tipo. A redação do Baixaki Jogos, por exemplo, é um ninho para essas "proezas bizarras". E o mais engraçado é que boa parte do motivo de orgulho para uns é acompanhado da vergonha para outros.

Talvez o momento mais simbólico que ilustra esse tipo de situação foi a vez em que vi o Gabriel humilhando todo mundo no escritório em Super Street Fighter IV com a bateria do Rock Band. Usando o direcional do acessório para movimentar o personagem e os bumbos para soltar ataques, ele conseguiu fazer com que todo mundo abandonasse o jogo por um bom tempo, já que ninguém mais teve coragem de voltar às lutas depois daquela surra. Eu fui um deles.


Imagem

Outra peripécia que é até hoje lembrada por aqui foi a análise de Prince of Persia: The Forgotten Sands. Na época em que o último capítulo da série saiu, o atual coordenador do BJ, Ricardo Fadel, ainda escrevia e passou um bom tempo tentando passar de uma sequência de armadilhas. Foi quando um amigo nosso entrou na sala, tirou sarro da falta de habilidade e disse que passaria daquela parte com os olhos fechados. Ofendido, Fadel passou o controle e o infeliz conseguiu cumprir com a sua palavra. A vergonha persiste até hoje.

Porém, como citei no início do texto, todo mundo tem algum tipo de história para contar. Por conta disso, decidimos jogar a bola para os demais redatores do site para saber quais as peripécias que eles mais se orgulham nessa vida de jogador.


Terminando Metal Gear com o pé

Imagem

A galera me zoa até hoje e muita gente acredita que não é verdade (inclusive você, quer ver só). Mas, realmente aconteceu: eu terminei Metal Gear Solid pro PlayStation com os pés. Como assim, Gabriel? Bem, a falta do que fazer unida com a falta de jogos gerou uma nova maneira de usar o controle, que também rendeu muitas risadas. Mesmo com auxílios em algumas partes, o tiro final foi dado usando meu dedão. Devia ter um troféu pra isso!

A saga do Mega Drive

Streets of Rage trouxe um dos melhores multiplayers da história do entretenimento eletrônico. Mas eu tinha um problema: meu Mega Drive ainda tinha apenas um controle e ia demorar um pouco para que eu pudesse comprar outro. Foi então que tive a epifania: "Hein, mas o plug do controle do Atari [que eu ainda possuía na época] é exatamente igual!".

Ao plugar o controle, a surpresa: o direcional realmente funcionava, enquanto que o único botão do joystick atuava como os botões "A" e "B" simultaneamente. Dessa forma, embora pudéssemos jogar, meu amigo enfrentava a limitação de não poder pular e de ter que se aguentar ao máximo antes de apertar o botão — já que ele dava socos e disparava o especial do carro ao mesmo tempo.


Imagem

Com isso, eu dava cobertura para ele até que juntasse um bom número de inimigos na tela. [align=justify]Quando isso acontecia, ele apertava o botão e soltava o ataque especial do personagem. E como só era fazer isso uma vez por vida, ele precisava avançar normalmente a partir daí, embora sem poder pular.

E depois de tudo isso, finalmente comprei um controle adicional! E não era qualquer controle: era um daqueles modelos apelões, com turbo independente para os botões, câmera lenta — que nada mais era do que um "aperta/desaperta" repetido do botão "Start" — e um belo visual.

Entretanto, ao plugar o controle tive uma surpresa: as direções "esquerda" e "direita" do D-Pad estavam trocadas. Eu não poderia simplesmente voltar para o meu controle comum do Mega — isso seria ultrajante! Também não havia como arrumar naquele momento... De forma que eu comecei a jogar daquele jeito mesmo.


Imagem

Após alguns dias, estava plenamente acostumado. Na verdade, tive dificuldades depois para voltar para o direcional "normal" — eu jogava até mesmo Street Fighter II naquela situação lamentável.[/align]

Em busca dos melhores tempos

Imagem

Quando Resident Evil 2 foi lançado, eu e um grupo de amigos costumávamos bater recordes e mandar para as revistas. Como eu gostava muito da série, peguei o jogo para tentar bater recordes de tempo. Eu cheguei a zerar o primeiro cenário do Leon mais de 7 vezes seguidas sem salvar uma única vez para conseguir bater o recorde de tempo no Rank S. Todas as partidas eram gravadas em uma fita de vídeo, que infelizmente foi consumida pelo mofo e não existe mais para comprovar os fatos. Consegui fazer o tempo de 1h19, tempo que já foi batido por outros jogadores.

Bonus Round

Além disso, eu sempre gostei de jogar no PC. O problema era que, nos meados dos anos de 1990, era mais difícil encontrar controles de qualidade para os computadores, pelo menos aqui no Brasil. Por sorte, descobri um jeito de converter o circuito do controle de Super Nintendo para o PC, algo que rendeu conversões para mim e para todos os meus amigos.


Zerou Contra

Imagem

Hoje em dia, o nível de dificuldade dos jogos de tiro é bem menor do que no passado, vide a série Contra. Era só tomar um tiro e você morria. Simples assim. Contra HARD Cops, para Mega Drive, colocava quatro personagens sensacionais em um game com diversos finais. Um dia, resolvi que completaria todos eles. Com a ajuda de um amigo e muita paciência, fechamos todos os sete finais em um único dia. Foi épico.

Recentemente, tentamos repetir a proeza. Digamos que ir além das primeiras fases se tornou uma tarefa um pouco mais difícil com o passar dos anos.


Perdeu a vida para Demon’s Souls

Imagem

Conheci Demon’s Souls na Páscoa de 2010. Querendo aproveitar a folga do feriadão, decidimos conferir o porquê de todo mundo falar que aquele era o RPG mais difícil de todos os tempos. E o que era para se tornar apenas o passatempo de uma tarde acabou nos engolindo por três dias.

Sem saber em estávamos nos metendo, eu e meu colega colocamos o jogo dentro do PlayStation 3 na quinta-feira à noite e, quando nos demos conta, já era domingo à tarde e nós tínhamos conseguido fechar o game. O mais impressionante é que o arquivo do jogo salvo estava indicando 69 horas corridas, das quais nós não podemos afirmar se houve chuva, sol, noite ou mesmo dia. Só sei que em uma hora estávamos começando o jogo e dois ou três dias depois nos tornamos pessoas muito melhores.


Jogar PES com controle de TV

Imagem

Se você tiver um PlayStation 3 e uma televisão recente da Sony (como as da linha Bravia), saiba que é possível o controle da TV para navegar pelos menus do console. O mais interessante, no entanto, é que ele também é compatível com alguns jogos, como Pro Evolution Soccer. Os comandos oferecidos são limitados, sendo que é possível apenas movimentar seu jogador e realizar passes rasteiros. Ainda assim, é possível se divertir um pouco.

Não destruiu seu video game

Imagem

Para uma pessoa extremamente azarada tecnologicamente como eu, a maior proeza recente foi ter conseguido trocar o HD do meu PlayStation 3 sem destruir o console ou o disco rígido.

Explico: sou daqueles que destrói tudo o que toca. Certa vez, destruí um computador de forma desconhecida até hoje, simplesmente porque tentava girar um parafuso que estava entalado na carcaça.

Por mais que o processo seja simples, a ideia de abrir o meu console e lidar com algo tão sensível quanto todos os meus dados contidos ali parecia aterrorizante. Mas eu fui em frente, troquei o HD pela primeira vez e, claro, não funcionou. O console demorava para iniciar e eu cheguei a contar 18 minutos no loading inicial de The Last of Us, até que ele carregasse uma versão sem texturas e com personagens estátua.

Depois de meia hora achando que tinha feito algo de errado, conversei com a consciência coletiva que é o Twitter e, com a ajuda principalmente do amigo Vinicius Karasinski, cheguei à conclusão que o problema estava no HD comprado. E não, eu não havia destruído ele! Troquei na loja e hoje tenho muito espaço no meu PS3, que vive feliz e contente em minha estante, funcionando perfeitamente.

E você?

Você certamente já deve ter feito algo bem bizarro ou conseguiu algum tipo de proeza única enquanto jogava. Seja passar da sequência dos raios de Heavy Rain usando a língua ou amarrando um pedaço de elástico no Vita para conquistar um troféu em Assassin’s Creed 3: Liberation, tudo é válido.

Portanto, conte-nos qual foi a maior "conquista da vida" que você desbloqueou enquanto se divertia. Quem sabe, isso tem alguma finalidade ou o torna famoso?

Fonte: Baixakijogos

Comentários

03 Set, 2013 - 22:00

Comentários

thiago52192 04 Set, 2013 21:47 1

Dei quatro chutes seguidos na trave no fifa 13.

cissogarcia13 04 Set, 2013 17:12 1

Fechei Tomb Raider 2013 no Hard com 100%. Foi mostrar o inicio do game para um amigo e sem querer apaguei esse save...!! Foi uma sensação muito gostosa, muuuuito mesmo!!!!!!! pelamor!!!

Wankaster 04 Set, 2013 12:47 2

Já derrubei um jato com um tiro de tanque no BF3 a 3 dias atraz no multiplayer.

dragon_slayer 04 Set, 2013 12:07 1

que me lembre, as minhas maiores proezas foram: terminar assassins creed 2, brotherhood e revelations a 100% (no 2 faltam 38 penas) e terminar final fantasy 12 com todos os espers e bosses derrotados exepto yazmat que ainda hoje estou a tentar matar. tenho zodiac spear e ragnarok

Boblek 04 Set, 2013 06:56 1

Fechei Crash Bandicoot 3 com 100% em uma noite, não lembro quantas horas foram, mas peguei todas as reliíqueas de ouro no time Attack.
Joguei no Console que ainda tenho, PSOne!

CadastrodeSite 04 Set, 2013 03:17 1

Nossa, esse Contra HARD Cops é o melhor de toda série Contra, sempre alugava esse cartucho na locadora todo fim de semana.
-
Minha única loucura foi zerar Silent Hill (minha obsessão) do PSone umas mil vezes, percorrendo o jogo de todas as formas possíveis, de modo que acabei descobrindo (mexendo até nos arquivos da ISO do jogo) quais boatos são verdadeiros (ler o livro de botânica) e quais são falsos (dirigir a ambulância).

th3math3us 04 Set, 2013 01:36 1

Boblek

É a nova DLC huehue

Boblek 04 Set, 2013 00:12 2

Noshahr Cannon?

Nunca ouvi falar deste mapa iuahiuahua

th3math3us 03 Set, 2013 22:52 1

Marlon018
Tenta com GTA V :D

Do que eu me lembro, eu meu "melhor feito" foi zerar CoD jogando 5 horas seguidas kkk

lipe1994 03 Set, 2013 22:52 1

Eu zerei o Mass Effect 2 '28' vezes (isso completando todas side-quests) cada zerada teve uma estimativa de 25 á 33 horas, foi uns dos meus maiores vicios na época :D, joguei de 2010 até 2012. Vi todas as escolhas e consequencias possiveis.

PcK 03 Set, 2013 22:52 1

Consegui pegar 5 Dog Tags seguidas no BF 3 em Noshahr Cannon no Team Death Match os entendedores sabem que aquela faze é bem pequena. e quando digo seguidas foram com intervalo de 2 segundos cada mais ou menos.

Marlon018 03 Set, 2013 22:43 2

Em 2010 joguei GTA IV por 8 horas e 30 minutos seguidas! Comecei às 12:00 de um domingo chato e só parei às 20:30 da noite.

Tento repetir esse feito desde então. O que mais chegou perto foi Skyrim ainda esse ano, em que consegui jogar 7 horas sem parar.

O objetivo ainda não foi alcançado... por isso, 9 horas seguidas lá vou eu!

Vida social pra quê, bitch? huhauhauha