Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Por que jogar no PC ainda é tão complicado?



Finalmente aquele título que você tanto esperava chegou ao mercado. Você vai correndo até a loja – muitas vezes chegando a ficar horas esperando na fila – e finalmente consegue colocar as mãos em sua tão sonhada cópia. Em casa, coloca o disco no drive, inicia o game e uma jornada de muitas horas de diversão. Ou não, caso o PC seja sua plataforma principal.

Se você utiliza o computador para jogar, com certeza já se deparou com títulos que simplesmente não funcionavam em sua máquina. Seu equipamento está de acordo com os requisitos do game e tudo está perfeitamente atualizado, mas, ainda assim, aquele maldito jogo insiste em travar logo na abertura. Mas por quê?

Ao contrário do que um teórico da conspiração possa pensar, a razão não tem nada a ver com lobby da indústria de consoles ou com possíveis "ismos" das desenvolvedoras. As razões para isso são diversas, mas, em alguns casos, podem sim ser atribuídas às desenvolvedoras.

Em segundo plano

Restos de uma era de trevas


Enquanto nos anos 90 os PCs eram a plataforma com alguns dos principais games do mercado – normalmente títulos exclusivos e clássicos absolutos –, a década seguinte representou um declínio dessa indústria, com o PlayStation chamando todas as atenções para si. A chegada do Steam, porém, trouxe de volta o antigo período de glórias e auxiliou os computadores a estarem, novamente, em pé de igualdade com os consoles.

Algumas desenvolvedoras, porém, ainda carregam um pouco dessa mentalidade antiga e renegam o PC ao segundo plano, sempre privilegiando a produção de títulos para consoles. Um exemplo é a Capcom que, normalmente, lança seus títulos primeiro para os video games, marcando uma data posterior para os ports para computador.



Muitas vezes, a conversão dos títulos acaba ficando sob a responsabilidade de outra produtora e o resultado nem sempre é satisfatório. É o caso da versão de Resident Evil 4 para PCs, considerada um dos piores ports já lançados. Desenvolvida pela Ubisoft, a edição recebeu nota 69 em análise do BJ e apresenta uma total ausência de iluminação e detalhes. O suporte ao mouse também foi, inexplicavelmente, deixado de fora.

A mesma coisa se repete em outras produtoras. A solução para isso sempre vem da comunidade de fãs, que libera patches e modificações que solucionam problemas gráficos e melhoram a performance dos títulos. É um trabalho a mais para quem quer jogar seus games de forma decente nos PCs.



Isso quando as versões não apresentam bugs motivados pela falta de cuidado na programação. É o caso, por exemplo, de The Elder Scrolls V: Skyrim. O jogo do ano também foi um dos mais problemáticos de 2011, muitas vezes motivando que os aventureiros utilizem comandos de texto para que a saga continue em seu curso normal. A solução, mais uma vez, veio pelas mãos dos fãs e não por meio de uma atualização oficial.

Gráficos superiores

Mas só para quem entende


Que os jogos para PC normalmente apresentam visuais bem melhores que os para consoles todo mundo sabe. O problema é que, muitas vezes, é preciso trabalhar um pouco nas configurações para fazer com que o título funcione da melhor maneira possível na sua máquina.

Imagem

Normalmente, estas configurações estão presentes de forma amigável no próprio menu do game. Modificações em resolução e nível de qualidade de texturas estão lá para serem alteradas de forma simples e clara. Até que o jogador se depare com termos como anti-aliasing, efeitos volumétricos e qualidade pós-processamento.

Para muitos, o processo de otimizar a configuração acaba se transformando em um jogo de tentativa e erro. O gamer altera uma opção e verifica se tudo está funcionando bem. Então, volta para as opções e continua mexendo, até encontrar a melhor combinação de parâmetros.

Imagem

Isso levando em conta que todas as configurações possíveis vão estar disponíveis nos menus do próprio game. Na versão de Limbo para PC, por exemplo, só é possível deixar o título com resolução 1080p por meio da edição manual de arquivos de configuração, uma tarefa para usuários bem avançados. O restante pode contar com a ajuda do Google ou se conformar com um desempenho abaixo do possível.

Falta de padrão

A grande variedade de placas e componentes pode não ser tão boa assim


Consoles, por natureza, são caixas fechadas. Todos os PlayStation 3 são iguais entre si, e o mesmo vale para o Xbox 360. Isso torna problemas de incompatibilidade quase inexistentes, uma vez que os títulos também se tornam conjuntos coesos, feitos especificamente para um tipo de hardware.

Nos PCs, a realidade é bem diferente. Existem inúmeros modelos de processadores e placas de vídeo, que podem ser unidos em infinitas combinações. Criar um game para um conjunto tão disperso assim não é tarefa das mais fáceis e normalmente resulta em travamentos ou falhas gerais.

Imagem

Call of Duty: Modern Warfare 3 não pode ser iniciado porque o arquivo troll.dll não foi localizado. Crysis 2 encontrou problemas e será fechado. Entre em contato com o suporte técnico de sua placa de vídeo. Problemas de incompatibilidade que, às vezes, podem ser resolvidos com uma simples modificação de nome de arquivo ou outra modificação básica.

Em outros casos, a solução é mais complicada. É preciso executar diagnósticos, baixar atualizações específicas e mexer em configurações altamente técnicas, que podem envolver desde a quantidade de núcleos do processador até a forma como a placa de vídeo lida com cada textura dos títulos.

Enquanto isso, os jogadores de consoles já estão terminando o primeiro capítulo do jogo que você tanto estava esperando...

Fonte: Baixakijogos

Comentários

02 Fev, 2012 - 22:32

Comentários

jeopaladino 09 Fev, 2012 01:51 0

a melhor platarforma é o pc mesmo vc tem uma qulidade melhor traduções a opção da steam salva muito

guilhermeaxl 08 Fev, 2012 17:53 0

Nao tenho dinheiro pra comprar esses consoles que custam o olho da cara... e nem uma olaca de video super****HD6990... tenho um PC mediano eu sou feliz assim mesmo... ainda consigo jogar alguns lançamentos cm qualidade maxima.

pc e superbacana ^^

Maxgrilo 03 Fev, 2012 23:52 0

Só jogo no PC, tenho um Desktop top e também trabalho com manutenção, tenho amigos que tem maquinas que se comparam a minha e muitas vezes os jogos não rodam nas maquinas deles e digo com toda certeza 80% das vezes é o sistema que esta com problema, como arquivos corrompidos e faltando atualizar algum driver, os outros 20% o problema esta entre a cadeira e o monitor, desses jogos ai que falaram no tópico eu mesmo tive problema algum apenas que Resident Evil 4 é ruim mesmo em termos gráficos mais a culpa é da Capcom que sempre faz essas *****s

djefley 03 Fev, 2012 23:18 0

Eu sou totalmente PC não sou fanboy, quero dizer que sou totalmente adaptado pra pc, Ate jogos Como Futebol , Luta e Corrida..Sou Totalmente preferencial a Jogar Em Teclado e Mouse..Parece Inusitado..mais Foi a Plataforma que eu Mais tenho EXP em jogar...""

stylelucas 03 Fev, 2012 16:59 0

Nunca tive grandes problemas. Pouquíssimos games q não consegui rodar aki por algum erro sem solução ou coisa do tipo.
Hoje em dia é só pesquisar no Google que geralemente existe alguém que ja passou pelo mesmo problema... Além de que os PC's tem várias altenativas, mods, traduções...

Rael_MK 03 Fev, 2012 09:50 3

MsConfig

Realmente concordo com vc na parte dos jogos,o PC sempre sofreu com esse lobby que os consoles provocam nas produtoras. Em relação a preços, acho que os dois estão bem parecidos, mas na minha opnião, console hj em dia sai mais caro em relação ao PC.

Acredito que o atrapalha é a falta de conhecimento e também a preguiça que muitos usuários tem ao utilizar o PC. Todos os problemas citados no artigo, eu e várias amigos da Tribo, aqui resolvem facilmente.

Hoje em dia impera o "imediatismo", o cara quer chegar tacar o jogo no drive, sair jogando e só,ou por falta tempo, ou, na maioria das vezes por não entender (e não querer aprender também),ou simplesmente por preguiça, pra esse tipo de público o PC não é uma plataforma viável, porque até da pra jogar com a configuração padrão, mas a qualidade máxima não é extraída.


Também concordo com sua opnião sobre a variedade de componentes nos PC's, na minha opnião essa é a melhor parte, porque temos a liberdade de escolher e configurar conforme queremos e também de acordo com o nosso bolso. Mas aí batemos de novo na tecla dos usuários que não tem tempo, ou tem preguiça ou não entendem do assunto.

Infelizmente muitas pessoas atualmente estão muito acomodadas, não se interessam em ler, adquirir conhecimento, só procuram coisas o mais automatizadas possível para não terem trabalho com nada, e nisso preferem pagar qualquer preço para manter esta facilidade.

Na verdade não compartilho da opnião do autor do artigo, mas gostei deste artigo por levantar um assunto que ainda é muito nebuloso para a maioria, e decide por aqui para propor um debate entre opniões.

Veja bem debate, não confusão, a formas de expor nossas opniões sem desrespeitar o próximo. O que estou vendo aqui até agora é um debate saudável, que continue assim, estão fazendo a diferença.

pelica77 03 Fev, 2012 05:45 0

Muito bom o artigo parabéns, o único problema que eu tive no PC com instalações de jogos foi com a falta de uma dll, mas foi facil de resolver, eu só baixei de um site chamado dll files!

PC RULES!

atrelegis 03 Fev, 2012 01:47 2

PC é pra quem valoriza acima de tudo qualidade e isso é um fato, tenho console e sei que ele tem suas vantagens e qualidades mas sem exclusivo console não vive, mesmo pq aquela velha desculpa de "nao sei jogar no teclado e mouse" acabou hoje em dia controle para pc nem precisa mais de instalação so conectar e jogar, e ainda tem gente que acha o PC a mais complicada de todas as plataformas...

MsConfig 03 Fev, 2012 01:37 1

Bom n concordo com quase nda dae...o problemas citados logo no começo sao problemas apenas de pessoas iniciantes na plataforma pc como gamer,hj em dia e muito barato montar um pc pra jogo,ao contrario doque muita gente pensa.

Agora sobre nos anos 90 o pc ter jogos de primeira mao e muito engraçado,acho que o kra que escreveu o artigo deveria ser muito jovem,ja que o pc nunca teve tantos jogos como hj em dia,mesmo que n saia ao mesmo tempo,hj em dia so n sai pra pc exclusivos dos consoles,pelo simples fato deque as fabricantes dos consoles como microsoft e sony,pagam por eles,ja no pc infelizmente ninguem injeta nda,muito pelo contrario so extraem da plataforma,no anos 90 n tinha nda pra jogar no pc,a n ser jogos que as fabricantes dos consoles n queriam para elas mesmas,como muitas perolas de hj em dia,que hj sao sucesso,mas n epoca nenhum fabricante de console teve interesse neles.....e sobre a capcom(n so ela mas varias fazem isso tbm,como a rockstar por exemplo)n lançar o jogo pra pc na mesma epoca doque pra console e uma extrategia de marketing.....pois as vendas n sao maximizadas nos consoles si o mesmo jogo existir no pc,com maior qualidade e preço baixo,e ainda por cima em muitos casos a pirataria.


Agora a pior parte desse artigo foi mesmo a parte em que a variedade de artigos e placas n fazem tanto bem assim a plataforma.......hj em dia um jogo so da problema por parte do hardware si ele for muito antigo e obviamente n aver compatibilidade com ele,pq fora disto n tem como acontecer um erro em que a atualizaçao dos drivers n resolva,e c vc for adepto do steam entao ae e que n tem como dar erro mesmo,pois o steam baixa c necessario tudo que vc precisa pra rodar perfeitamente o jogo comprado nele.......nda contra a que gostou ou quem compartilha da visao do autor da materia,mas na minha opiniao n tem uma so parte dela que realmente seja problema.

rrezend3 03 Fev, 2012 01:34 2

Jogar no PC pode ser complicado as vezes pra quem não tem experiência mas está longe de ser um bicho de sete cabeças, já tive inumeros consoles mas nunca larguei o PC mesmo com os possiveis problemas porque pra mim a experiência de jogo que eu tenho em um PC nunca vou ter em um console.

Rael_MK 03 Fev, 2012 00:14 0

Antes que comece alguma coisa, venho dizer que fiz essa postagem porque achei o artigo interessante. O que está sendo apresentado são fatos, e acredito que o autor deste artigo não tenha redigido para atacar ninguém.

Eu mesmo só jogo no PC atualmente, e já tive vários consoles. Mesmo concordando e convivendo com o que está descrito acima, continuo gostando de jogar no PC, o que interessa é a satisfação que vc sente na escolha de uma plataforma.

Vamos respeitar a opnião dos outros amigos da Tribo, e fazer comentários construtivos, vamos fazer a diferença.

greendolf 02 Fev, 2012 23:59 1

tomara que a tribo nao fique nem a gamevicio

Notícias