Prévia: "rain" é mais uma obra de arte da Sony Japan Studio
Jogo segue o foco artístico dos títulos baixáveis da Sony e promete emocionarAparentemente é uma marca de jogos alternativos de manterem seus títulos em letra minúscula. Este é o caso de "rain", um game poético, tocante e muito melancólico, que conseguimos experimentar durante a E3.
Tudo começa com uma belíssima sequência de animação baseada em ilustrações aquareladas. Aqui, conhecemos um garoto que, um dia, enquanto olhava a chuva, avista a silhueta de uma garota na rua. Ela seria completamente invisível, se não fosse a maneira que a água da chuva escorria em seu corpo. A menina parecia pedir sua ajuda, e logo ele entende o porque: uma estranha criatura fantasmagórica a está perseguindo. O menino segue atrás dela, mas logo descobre que também se tornou invisível, e passa a ser perseguido pelos mesmos seres.
"rain" lembra imediatamente outros games de foco artístico que a Sony tem investido nos últimos anos, no sentido que mal começamos a jogar e ele já nos coloca em um humor muito específico. O barulho onipresente de chuva, a trilha sonora marcante, os cenários cinzentos, com bordas borradas e poucas cores, tudo parece conspirar para tornar a história mais envolvente. Essa temática de não conseguirmos saber o que está na tela dita as principais emoções, em tudo que pudemos ver, e aparentemente tem desdobramentos incríveis.
Os controles são quase inexistentes - o jogador controla o menino por uma cidade, ficando visível sempre que se encontra embaixo da chuva. O garoto não tem nenhuma arma ou habilidade especial além dessa "invisibilidade". Essa fragilidade colabora muito para o estado de espírito que o jogo sugere. Estamos desamparados o tempo todo, na chuva e no frio.
Para sobreviver, o jogador deve saber escapar das criaturas aproveitando os momentos que não podem enxergá-lo, ou usando a visibilidade para despistá-las ou força-las por caminhos específicos. Um dilema que enfrentamos, por exemplo, envolvia alcançar um telhado em uma vizinhança, para prosseguirmos por uma área bloqueada. A solução foi atrair uma das criaturas e fugir para uma área segura no último minuto: o monstro se chocou com a barreira de madeira, abrindo caminho para o menino prosseguir.
Com desenvolvimento pela PlayStation C.A.M.P! ("Tokyo Jungle", "Echochrome"), "rain" tem lançamento previsto para o terceiro trimestre de 2013, exclusivo para download no PlayStation 3.
sophos_nsm 25 Jun, 2013 22:47 -1
esse heavy rain ao que parece será de longe uma das maiores obras de arte da sony (que alias tem acertado na mão ultimamente, com aquele Journey, last of us e The Unfinished Swan e futuramente com esse rain e aquele puppeter)
Delutto 25 Jun, 2013 20:33 2