Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Wii beneficia tratamento da doença de Parkinson, diz estudo

O acessório Wii Balance Board, usado em jogos do console Wii, como Wii Fit e Mario & Sonic at the Olympic Winter Games, pode ajudar pacientes portadores da doença de Parkinson a melhorar o equilíbrio corporal.



De acordo com o site MedPage (via Polygon), a pós-doutora Antonella Peppe, do instituto Fondazione Santa Lucia, de Roma, conduziu estudo em que o Wii Balance Board provou ser "uma ferramenta excelente que pode competir com outros aparelhos" para reabilitação dos portadores de Parkinson.

O experimento teve participação de pacientes com idade média de 63 anos. O grupo que utilizou o Wii Balance Board junto com exercícios regulares de esteira e bicicleta apresentou aumento no equilíbrio e na capacidade de andar.

"A habilidade do Wii Balance Board de estimular o sistema nervoso central faz com que ele seja potencialmente útil na reabilitação de problemas de equilíbrio em pacientes com doença de Parkinson", afirmou Peppe.

Entretanto, a pesquisadora admite que o estudo ainda necessita de mais testes, já que não contou com um grupo de controle que não tenha sido exposto ao mesmo tratamento.

Remédio gamer - Não é a primeira vez que o Wii é considerado um periférico benéfico para a saúde. Estudos anteriores indicaram que tanto jogos do console da Nintendo quanto games para Xbox 360 com Kinect podem ajudar pessoas com deficiências e idosos a melhorar o condicionamento físico e até o bem estar e o equilíbrio emocional.

No Brasil, um dos casos mais conhecidos de uso do Wii para fins medicinais é o do Ambulatório de Osteoporose de São Bernardo, no qual o tratamento de osteoporose e artrite inclui atividades com o console.

Imagem

Fonte: Geralgamestec

Comentários

25 Jun, 2013 - 14:40

Comentários