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Faz sentido um Xbox com trava anti-usados?



Ouvimos de uma fonte que o próximo Xbox pode ter algum tipo de tecnologia anti-usados. Quando você lê isso pela primeira vez, seu primeiro instinto é achar que é mentira ou a pior ideia que uma empresa já teve na história. Mas acredito que não seja nenhum dos dois.

Se isso acabar se provando verdade, faria total sentido. Por que? Durante o último ano vimos desenvolvedores, produtoras e até donos de plataformas, como a Sony, abraçarem a ideia dos "passes online", conceito criado tanto para impedir que os jogadores revendam games usados quanto para sugar mais dinheiro de quem for comprar de segunda mão.

É uma tendência que, com o passar do tempo, só vai ganhar força. E agora que praticamente todas as maiores produtoras entraram no barco de um jeito ou de outro, o próximo passo óbvio é incluir esse sistema no próprio hardware.

Lembre-se: a nossa fonte não disse que a máquina barraria permanente e irrevogavelmente a execução de jogos usados. Só disse que haveria medidas contra esse tipo de coisa. Nenhuma empresa faria um aparelho que nunca permitisse que você pegasse um jogo emprestado ou comprado de segunda mão. Haveria resistência demais por parte dos consumidores e dos varejistas.

Mas colocar medidas restritivas dentro do hardware eliminaria a necessidade de cada empresa inventar seu próprio sistema inconsistente e improdutivo de passes online, como acontece hoje. Ele poderia ser algo universal, parte do console em si, atrelado a contas de usuário, códigos seriais ou coisa assim. Se tais medidas estivessem funcionando, todo game precisaria de um código de destravamento para funcionar se comprado usado. Ou emprestado. O que seria uma droga. Mas eu não estou dizendo que gosto da ideia, só que esse é, provavelmente, o futuro.

O novo sistema deixaria as produtoras felizes, já que haveria um grande incentivo para que as pessoas só comprassem jogos novos. Também agradaria, provavelmente, redes como a GameStop. Elas poderiam continuar vendendo games usados e ainda ganhar dinheiro vendendo os passes online.

Mas veja: ainda não sabemos ao certo como tudo isso vai funcionar. Tudo o que sabemos é o que o Stephen escreveu. O resto sou eu falando das tendências da indústria e de possibilidades.

Mas acredito que são especulações completamente plausíveis. O que você acha?

Fonte: Kotaku

Comentários

26 Jan, 2012 - 23:31

Comentários

Raykkonen 27 Jan, 2012 11:56 0

Ao invés de darem vantagens para que compra o produto original, estão dando desvantagens. Vai entender ...

mikemuir 27 Jan, 2012 08:12 2

Se tratando de interesse financeiro de produtoras e varejistas,tudo isso é provável.Como o amigo Rael_MK disse,a recessão está fazendo eles tomarem medidas desesperadas.Eles querem é dinheiro,não importa de quem e a maneira que vão conseguir.E os governos que deveriam defender os nossos direitos de consumidor estão todos vendidos.Se essa idéia se tornar realidade será um absurdo.Hoje eles reclamam dos jogos piratas,amanhã dos jogos usados.Se a tendencia continuar vão colocar prazo de validade nos jogos,se a pessoa não terminar o jogo em determinado tempo limite já era,vai ter que comprar outro.Onde eles vão parar?!Não há limites para a ganância.

Rael_MK 26 Jan, 2012 23:39 1

Aí é que vai aumentar mais ainda os desbloqueios de consoles. A ganância dessas empresas vão leva-las pro buraco, vejam a recessão que a Europa e os EUA estão passando, este é somente um dos motivos.

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