Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Como resolver problemas de lag no PC

Introdução:

Você pode estar jogando Black Ops, Bad Company 2 ou Team Fortress 2 online; ou talvez você está eliminando seus inimigos em Crysis 2, Fallout: New Vegas ou GTA IV. Não importa qual jogo é, ou se você estiver jogando multiplayer ou singleplayer - em algum momento a tão temida palavra Lag será pronunciada. Uma palavra que resume um mundo de frustração para os jogadores de PC de todos os lugares do mundo. Mas o que exatamente causa esta periódica falta de capacidade de resposta em um jogo? Existe alguma maneira de se livrar dele, ou pelo menos reduzi-lo? Vamos checar a fundo esse fenômeno irritante.

Uma palavra, muitas causas...

A palavra "lag" em si é um problema. Por quê? Porque é um termo geral e não particularmente descritiva. Claro, todos nós sabemos que lag refere-se a algum tipo de desaceleração ou queda da resposta de comando durante um jogo, mas precisamos ser mais específico. Existem múltiplas causas de lag, por isso vamos cobrir os sintomas e soluções para cada um deles.

Lag gráfico

O avô de todos os lag, este é o resultado de um abrandamento geral em gráficos, e é uma ocorrência comum para qualquer jogador. Basicamente, o sistema simplesmente não consegue produzir a quantidade suficiente de Frames por Segundo (FPS) para fazer tudo o que você vê, fique agradável e rode suave. A qualquer hora o lag gráfico acontece e você normalmente observa uma redução na capacidade de resposta dos seus controles. Suas ações se tomam uma fração de tempo mais lenta para ser refletida nos gráficos na tela, porque o seu sistema leva um pouco mais de tempo para criar cada novo quadro de gráficos e enviá-lo para o seu monitor.

Imagem

Esta queda súbita de FPS pode causar atrasos nos comandos.

Exemplo: Você acabou de virar a esquina em um pátio onde vários caras estão atirando de longe, talvez uma granada de fumaça está ainda por perto, e ocorre uma explosão ou duas por exemplo. Frustrado, você tenta a se mover rapidamente para que seu personagem reaja a tempo, mas tudo fica lento. Você sabe que o jogo não está rodando liso, isso é o maldito lag!

Solução: Mas como você pode ter certeza que é lag gráfico que está causando o seu problema? Seja esperto e use o utilitário gratuito FRAPS ou outro do gênero para medir o seu framerate real. Abra o FRAPS antes de iniciar o seu jogo, e olhe para o FPS que será fornecido durante o jogo. Em qualquer momento que a contador caia abaixo de 25-30 FPS, mais ou menos, especialmente em jogos de ritmo rápido, você vai sentir certa quantidade de lag gráfico. Se ela cair abaixo dos 15-20 FPS, então você vai realmente sentir isso. Se você estiver recebendo sérias variações de framerate, então só há duas soluções.

O primeiro é personalizar as configurações gráficas de seu jogo e otimizar o Windows para que você possa obter consistentemente FPS mais alto. Aqui estão alguns passos que você pode seguir:

Guia para jogos:

http://www.geforce.com/Optimize/Guides

http://www.tweakguides.com/Games.html

Otimizando setups:

http://www.geforce.com/Optimize/OPS

Guia para otimização do Windows:

http://www.tweakguides.com/TGTC.html

Certas configurações de jogos afetam o desempenho mais do que outras. Configurações como antialiasing e oclusão ambiental, por exemplo, podem reduzir significativamente o seu framerate. Se o seu framerate é inconstante, tente desligá-los. Se você ainda perde desempenho, reduza a resolução gráfica.

Preste atenção especial mente para elevar o seu FPS mínimo. Não há nenhuma vantagem se seu jogo está correndo com 100 FPS se na maior parte do tempo seu framerate cai para baixo da casa dos 30 fps durante o combate pesado e intenso.

O segundo é mais difícil de ajustar, mas se em algum momento você perceber que nenhuma otimização pode ajudá-lo e se o seu sistema simplesmente não está à altura da tarefa, você precisa atualizar o seu hardware. Para lag gráficos, a atualização mais importante é uma nova e mais potente placa gráfica. Verifique em sites especializados uma placa gráfica que caiba no seu orçamento e que supra a sua necessidade em jogos, dê mais atenção à taxa mínima de FPS que a placa consegue gerar, quanto maior melhor.

Lag com travamentos:

OK, então você acha que está recebendo quadros o suficiente para remover o lag gráfico da sua lista de culpados. Mas por que o jogo ainda não roda liso? Pode ser gargalo, que ocorre durante os períodos em que o jogo aparece travar ou momentaneamente congelar. Para entender este problema, é preciso imaginar a cadeia de eventos que levam à imagem do jogo que aparecem na tela, como detalhado aqui. Basicamente, todos os dados de um jogo são carregados de seu HD para a memória RAM de seu PC e depois para a CPU e a placa gráfica (GPU) não pode fazer nada se esses processos anteriores não estiverem sendo realizados com boa velocidade. Há vários pontos que os dados são mantidos em áreas de armazenamento temporário, tais como seu sistema de memória (RAM) ou memória de vídeo (VRAM) para que seja acessado mais rapidamente pelo seu CPU ou GPU quando necessário. Você pode ver que há várias áreas que poderiam ser culpadas pelos dados do jogo não fluírem suavemente através de seu sistema. Quando os dados atingem pontos onde a informação do jogo não está sendo transferida com a rapidez necessária, você começa a ter congelamentos constantes o que chamamos de "travadas".

Imagem

O gargalo pode até mesmo ocasionar travamentos nos jogos, GTA IV tem travamentos constates devido à alta quantidade de memória RAM consumida pelo jogo.

Exemplo: Você está vagando por um mundo em um jogo aberto, apreciando as vistas e sons. Você realmente se sente imerso no jogo. Mas a cada metro que você anda ocorre pequenas pausas irritantes que realmente quebram a atmosfera. E fica ainda pior quando você entrar em novas áreas, ou no início de alguns combates, ou se você se virar muito rapidamente, e vê que os gráficos ainda estão construindo e travando.

Solução: O primeiro passo é otimizar as configurações do Windows para que seu sistema funcione tão eficientemente quanto possível. Está tudo detalhado no Guia de otimização do Windows como mencionado anteriormente. Isto é crítico, porque mesmo o melhor hardware vai travar, se o seu Windows e as configurações de BIOS não estiverem certos, e se você não fecha corretamente alguns programasse serviços que operam em segundo plano desnecessários, e não mantem o seu sistema corretamente atualizado.

O próximo passo é diminuir as configurações do jogo em particular, que são notórios para o aumento dos travamentos. Texturas e configurações relacionadas são conhecidas por causarem lag com travadas se estiverem acima do que o seu sistema pode lidar. Texturas estão em toda parte em um jogo, e quanto mais detalhadas forem, maior a quantidade de dados que tem de ser transferido de um lado para o outro em seu sistema, e quanto maior forem esses arquivos, maior serão as chances de travamentos ocorrerem em seu PC. Baixe as texturas antes de baixar outras configurações se você quiser reduzir os travamentos, especialmente se você tiver uma placa gráfica com uma baixa quantidade de RAM de vídeo.

Outra possível causa pode ser aquecimento excessivo de sua VGA ou CPU, utilize algum programa de monitoramento in game, do tipo, Riva Tuner, EVGA Precision, MSI Afterbuner, entre outros, para monitorar a temperatura de sua VGA in game, veja se a placa não está excedendo a casa dos 85°, sendo o ideal algo abaixo dos 80°, caso esteja alta demais, revise o sistema de refrigeração de seu PC, limpe seus coolers, verifique se os mesmos estão funcionando em perfeitas condições e troque a pasta térmica de seu processador, no caso de VGA, procure uma assistência técnica apropriada, se você não tem experiência com esse tipo de limpeza, pois VGAs utilizam pasta térmica especiais, pastas comuns podem danificar sua VGA. Retire algum overclock que tenha feito em excesso, ou em alguns casos, pequenos overclocks podem impossibilitar até mesmo que algum jogo execute normalmente.

Um truque que ajuda a reduzir travamentos durante os jogos online, onde um stutter mal programado pode levar a sua morte prematura, é ir para o modo de espectador quando se entra no jogo, e permaneça por um minuto ou dois.



Intercalando através de vários jogadores, se possível, para permitir o máximo de diferentes tipos de dados do jogo para pré-carregar antes de entrar no jogo.

Mas se tudo isso não der certo, você precisa atualizar o seu hardware. Ninguém disse que ser um gamer PC seria barato. Mas onde é que você começa a considerar qual peça de hardware deve atualizar primeiramente? O método mais rápido se você estiver executando o Windows Vista ou Windows 7 é olhar para o seu Índice de Experiência do Windows (WEI), encontrado sob a informações de desempenho e componente de Ferramentas do Painel de Controle do Windows. Verifique-o para ver qual componente tem a pontuação mais baixa, porque apesar do que você possa ouvir, o WEI é realmente uma indicação razoável do ponto mais fraco do sistema. É por isso que o Índice de Base de Dados de WEI geral é sempre igual à do seu componente com mais baixa pontuação, em vez de uma média de todas as suas pontuações.

Imagem

Como pode ver na imagem, a pontuação se baseia no score do HD que é o mais baixo.

Considere estas dicas:

Drive: Se você tem uma unidade mais velha de disco rígido (HDD), então isso vai certamente contribuir para o atraso e travamentos. Atualize para um modelo novo e mais rápido, como discos rígidos são baratos hoje em dia (antes da crise). Se você tiver alguns reais sobrando, então dê preferencia a um Solid State Drive (SSD) em vez de HDs comuns, pelo menos para a instalação do S.O.. Sem partes móveis e com um incrivelmente rápido tempo de acesso aleatório, os SSDs podem reduzir visivelmente o gargalo em todos os jogos.

RAM: relativamente barata e fácil de atualizar, aumentando a memória RAM do sistema não resultar em mais FPS, mas quase sempre resulta em uma jogabilidade mais suave, já que mais dados podem ser mantidos na memória RAM, e memória RAM é mais rápido do que acessar qualquer unidade. Eu recomendo 4GB ou mais se você quer jogar jogos recentes.

GPU: Se você gosta de lindos e belos gráficos, você precisa de uma GPU com uma quantidade razoável de RAM de vídeo. Texturas de alta qualidade e configurações como Filtragem Anti-aliasing e Anisotropic comem um monte de memória, especialmente em altas resoluções. Quanto mais VRAM você tiver, mais os dados dos jogos podem ser executados, e haverá menos necessidade de seu sistema trocar dados diretamente com a VRAM.

Uma indicação que você tem um hardware baseado em lag com gargalo é a luz da sua unidade de Disco Rígido: se ele é ligado ou piscando constantemente sempre que ocorrerem travamentos, o seu sistema está lutando para manter a carga / swap de dados o mais rápido o suficiente para manter as coisas suaves.

Lag no controle:

Às vezes, mesmo os mais suaves FPS sem um pingo de travadar em um jogo, você se sente desconfortável. Controlando o seu personagem na tela não se sente confortável e fluído, mesmo depois de você ter ajustado o ajuste de sensibilidade do mouse. Este Lag no Controle pode afetar todas as entradas para o jogo, embora seja normalmente o mouse laggy que possa estar o ocasionando.

Imagem

Atire rapidamente, mate o cara a sua esquerda!

Exemplo: Você está correndo para frente quando você nota um cara se escondendo a esquerda, você saca rapidamente a sua arma. Você mira ao redor e dispara um tiro, mas parece que você está arrastando o mouse através com cola, e você errar o alvo – e ele lhe acerta um tiro bem dado.

Solução: Se você está absolutamente certo de que não é lag gráficos, e você não percebe qualquer gargalo, então existem três coisas que você pode fazer.

Primeiro certifique-se seus drivers de dispositivo estão todos atualizados e configurados corretamente. Enquanto a maioria dos dispositivos funcionam no Windows sem necessidade de drivers de terceiros, sem o driver correto alguns dispositivos de entrada podem não funcionar corretamente em jogos. Verifique no site do fabricante ou verifique o Windows Update para obter os drivers mais recentes para cada dispositivo de entrada.

Segundo, controle relacionados a várias configurações de jogo podem causar lag de entrada mesmo no mais rápido dos sistemas. As duas configurações mais comuns que podem afetar a forma como responde a sensibilidade dos movimentos do seu mouse, são o Smoothing Mouse e a aceleração do mouse. Tente suavizar o seu mouse para a média dos seus movimentos para que não haja saltos perceptíveis no movimento do cursor / retículo quando você mover o mouse. O problema é que isso também resulta em uma sensação laggy e menos precisos, especialmente quando se tenta mirar rapidamente em um alvo, então desative-o. A aceleração do mouse afeta o quão longe o cursor / mira move-se dependendo de como rapidamente você mover o mouse. Movimentos mais rápidos levam a mudanças maiores no cursor / posição crosshair 's, enquanto que movimentos lentos levam a mudanças menores e mais precisas. Isto pode ser útil na área de trabalho do Windows, mas na maioria dos jogos pode tornar difícil a atingir consistentemente um alvo em várias circunstâncias por causa de seus efeitos imprevisíveis sobre o seu objetivo, por isso é também melhor desativado. Verifique o Guia de jogos mais acima para mais detalhes.

Uma última definição que é uma causa muito comum de ambos os lags gráficos e lag de controle é sincronização vertical (VSync). Quando o VSync está habilitado, por causa da forma como ele funciona, ele não só tem o potencial de reduzir o seu FPS em até 50% ou mais, como também frequentemente introduz lag no seu controle. Desabilitando o VSync é a maneira mais rápida e fácil de eliminar tanto os lags gráficos com também reduzir a defasagem de controle. Se você encontrar a "tela rasgando", coisa chata que ocorre quando VSync está desabilitado, então você pode habilitar VSync e também o Triple Buffering para diminuir a maioria dos seus efeitos negativos, então sempre que ligar o VSync ative também o Triple Buffering.

Ping Lag

É interessante notar que o Lag foi um termo originalmente utilizado apenas em jogos multiplayer. Isto é porque quando você está jogando um jogo online algum nível de lag (atraso) é inevitável. Todas as suas ações precisam ser enviadas para um servidor central para que os outros jogadores vejam o que você está fazendo em sua tela. Ao mesmo tempo, o servidor tem que constantemente enviar dados sobre as ações dos outros jogadores para o seu computador. Há um inevitável atraso entre quando os dados são enviados, e quando é recebido por ambas as partes, que foi batizado como "LAG". Podemos chamá-lo também de Ping Lag para ser mais específico.

Imagem

Com certeza sem lag ping, este deve ser um belo headshot.

Exemplo 1: Você tem o inimigo na mira de seu sniper enquanto ele corre em toda a sua tela e você apertar o gatilho quando você está absolutamente certo de que sua cabeça está bem no meio de sua mira. Mas no jogo ele continua correndo ainda, ileso e agora ciente de que há um franco-atirador pronto para matá-lo. Você grita obscenidades em seu microfone e acusa o outro jogador de hacking!

Exemplo 2: Desta vez você é o único na mira do atirador, e você está em campo aberto. Seu primeiro tiro falha, e você só consegue ficar atrás de uma parede - quando de alguma forma você ainda acaba sendo morto pelo atirador. "Dammit!" você diz para si mesmo: "Esse cara é definitivamente um hackers ... Como ele pode atirar em mim através de uma parede de tijolo maciço?"

Solução: Nove em cada dez vezes, a outra pessoa não é hacking. É só ping lag. Esta forma de lag é exclusiva apenas para os jogos multiplayer online, e mais uma vez, tem a ver com pequenos atrasos na transmissão de dados. Estes atrasos são medidos pelo seu Ping, que é o tempo necessário para uma ida e volta de dados de sua máquina, para o servidor, e vice-versa, em milissegundos (1000 milisegundos = 1 segundo).

Não há nenhuma maneira de remover completamente ping lag, porque os dados não podem ser instantaneamente transferidos entre todos jogando em um servidor remoto. No entanto a maioria dos jogos on-line tentam encobrir o ping lag usando algum tipo de compensação de lag, assim que as pessoas não sentem o lag na tela. Você não pode realmente mudar a forma como um jogo particular com ping lag, já que é codificado pela engine do jogo, mas você pode reduzir a frustração de estar constantemente errando o que parece ser um tiro certo, ou ser abatido quando você pensa que você saiu da mira do inimigo, tendo a certeza que você está entrando em um servidor onde o ping é baixo. Isto significa encontrar um servidor que está localizado fisicamente perto de você, de preferência no mesmo país, ou mesmo na mesma cidade, se possível. Quanto mais próximo o servidor, menor será seu ping provavelmente. Um ping de 100 ou menos é bom o suficiente para lhe dar deixar livre de lag durante o jogo e ajudar a baixar a sua pressão arterial.

Imagem

Seu Ping é geralmente exibido no placar.

Para saber seu ping em um servidor, verifique se há uma coluna de Ping no browser do servidor do jogo, ou no placar. Alguns jogos não mostram uma figura de ping real, eles podem ter outro método ou um aviso, talvez com uma determinada cor, onde o verde geralmente representa um ping (baixo) bom e vermelho representa um ping (alto) ruim. Lembre-se, ping lag não é realmente sobre o quão rápido sua conexão é. Contanto que você tenha uma conexão debanda larga, você deve ser capaz de reproduzir a maioria dos jogos on-line sem ping lag se você participar de um servidor com um ping menor.

Sem relação com o ping lag, mas igualmente irritante é perda de pacotes. Este fenômeno é realmente um problema relacionado a conexão em si, porque alguns dos pacotes de dados que trafegam entre você e o servidor estão sendo perdidos em algum lugar ao longo da linha. Isto significa que algumas de suas ações não serão refletidas no jogo, e muitas vezes você vai ver um efeito elástico ou deformação, e as coisas vão tornar-se irregulares e imprevisíveis. A única coisa que você pode fazer em seu final é ter a certeza que desativar todos os programas de fundo que estiverem usando sua conexão de Internet ao mesmo tempo. Isto inclui qualquer arquivo de download / compartilhamento, programas de mensagens ou similares - que podem resultar tanto em ping lag, como perda de pacotes durante os jogos online. Se você verificar com os outros jogadores no servidor e eles também estão enfrentando o mesmo problema, o servidor é o culpado, e você deverá encontrar outro servidor ou esperar.

Conclusão:

Imagem

Livre de lag e pronto para detonar.

Tente o que você puder, mas sempre algum tipo de lag irá ocorrer em jogos de PC. A menos que você tenha uma máquina extremamente poderosa e uma conexão perfeita para todos os servidores disponíveis, uma ou mais das formas de lag acima irá bater-lhe de vez em quando. O truque é entender o que está causando o lag em particular, e aplicar a solução correta ao problema.

Então, da próxima vez que gritar "Lag!" quando você estiver jogando, basta lembrar que uma palavra tão simples tem um monte de causas complexas. E lembre-se, lag também é a desculpa perfeita se você estiver perdendo...

Da Redação, traduzido e adaptado por Leo Strife

[via Geforce em inglês]

Se lhe foi útil positive.

Fonte:

Comentários

21 Jan, 2012 - 00:59

Comentários

yozoka 11 Out, 2013 23:09 0

Vlw, Muito Bom as Mesmo as Dicas

SKoL4ever 29 Jan, 2012 22:19 0

Excelente "tutorial" pra galera que têm esses tipos de problemas.É sempre bom revisar alguns conceitos que achamos que somos phds...Ótimo post!

Buchetti 24 Jan, 2012 18:18 0

vlw pelas dicas

D3J0T4 23 Jan, 2012 23:07 0

OMG acho que vou comprar o TweakGuider para Windows 7 Deluxe Edition e sso $4.50.

BielZinho_o 22 Jan, 2012 23:09 0

Putz valeu pelas dicas =D

mateus9434 22 Jan, 2012 00:18 0

grandes dicas principalmente pra quem utiliza o pc para gráficos

LucskyD 21 Jan, 2012 13:13 0

ótima matéria, mesmo sabendo muito sobre computação, aprendi mais lendo sobre o Vsync, o único que ainda sou leigo.

ToLoveRu 21 Jan, 2012 02:52 0

O: Cara, você é ****.
A matéria ficou MUITO boa.

FoxDeath 21 Jan, 2012 01:29 1

Caramba, matéria interessante! Alguém tem que mostrar isso pra Infinity Ward.... =P