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Análise de The Wolf Among Us - Episode 2: Smokes and Mirrors de BaixakiJogos

The Wolf Among Us — Episode 2: Smoke & Mirrors

Dando prosseguimento à trama iniciada em Faith, Smoke and Mirrors, segundo capítulo da série The Wolf Among Us, continua a seguir o xerife Bigby Wolf e sua investigação para descobrir quem é o responsável pelo assassinato que está abalando a comunidade de fábulas de Nova York. Além de ter que solucionar esse mistério, o personagem se confronta com algumas subtramas que ajudam a enriquecer o universo do game e as figuras estranhas que o habitam.



Como acontece em qualquer jogo dividido em capítulos, para aproveitar o lançamento é essencial ter presenciado os acontecimentos apresentados pela primeira parte da história. Caso contrário, não somente o jogador terá dificuldades em entender o que está acontecendo (algo no que a retrospectiva mostrada no início do episódio não ajuda muito), mas também não vai ter a oportunidade de fazer escolhas que modificam a maneira como a aventura se desenvolve.

Um conto noir

Com Smoke & Mirrors, a Telltale Games continua a demonstrar a força dos roteiristas que fazem parte de sua equipe de desenvolvimento. O game não somente resolve de maneira interessante as pontas soltas deixadas pelo primeiro capítulo da série, como se mostra capaz de gerar situações igualmente intrigantes e criar situações que vão deixar os jogadores ansiosos para jogar o vindouro terceiro episódio da história — que, felizmente, surgem em número mais reduzido do que em "Faith".




Ao focar principalmente nas questões levantadas no primeiro capítulo da série em vez de criar novas perguntas e subtramas que serão desenvolvidas no futuro, o estúdio conseguiu criar um roteiro que parece mais coeso e direto. Embora Bigby ainda passe por diversos cenários durante sua investigação, não há mais aquela sensação de que ele simplesmente está juntando peças distintas com a esperança de que elas façam parte do mesmo quebra-cabeça.

Infelizmente, essa opção narrativa acaba resultando em um capítulo que se mostra mais linear e mais curto do que seu antecessor, o que implica uma diminuição dos momentos interativos do jogo. Mesmo para um jogo do gênero adventure, há uma quantidade grande de cenas em que somente diálogos acontecem, o que torna o título mais próximo de uma história interativa do que de um game nos moldes tradicionais — o que não seria algo exatamente ruim, não fosse o fato de que isso pode tornar o episódio um pouco cansativo em alguns momentos.


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Como forma de compensar essa perda de ritmo, parece que a Telltale deu uma atenção especial aos diálogos, escritos de forma bastante competente. O texto bem elaborado, somado à boa interpretação da maioria dos atores de voz contratados pelo estúdio, resulta em uma experiência que vale a pena ser testemunhada diversas vezes, nem que seja para vermos o resultado que uma decisão diferente a uma pergunta pode causar.

Sem medo de tratar do mundo adulto

Embora seja difícil falar sobre a trama de Smoke & Mirrors sem revelar detalhes pertencentes ao campo dos temidos "spoilers", uma qualidade que pode ser observada em todos os momentos é o fato de ela não ter medo de tocar em temas adultos de uma maneira com a qual não estamos acostumados a ver no mundo dos jogos eletrônicos.


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Deixando de lado a violência sem sentido e a violência gráfica vista em outros jogos "maduros" (que na verdade não passam de meras fantasias juvenis transformadas em imagens interativas), o jogo não tem medo de tratar de temas como fantasias sexuais, exploração sexual e assassinatos — tudo isso de maneira bastante natural, sem que em nenhum momento haja a glorificação de nenhuma dessas atividades.

Embora o título conte com alguns momentos bastante explícitos (incluindo a nudez parcial de uma personagem), eles são apresentados de maneira totalmente coerente com a trama. Atenção especial deve ser dada a uma cena em que há a opção de torturar um personagem, na qual é possível sentir o peso de cada ação de Bigby — o sangue, a saliva e a dor apresentadas não são meras ferramentas de entretenimento, mas sim elementos que mostram o quanto o universo de The Wolf Among Us é sujo e o nível ao qual o protagonista está disposto a descer para manter sua comunidade segura.

Vontade de quero mais

O maior problema do segundo episódio não são os pequenos bugs gráficos que aparecem em alguns momentos, mas sim a característica episódica da série. Mesmo que trama do episódio seja bem desenvolvida, é difícil não sair dela com a sensação de que tudo aconteceu rápido demais — mesmo que você decida explorar todas as opções de diálogo e vasculhar detalhadamente cada ambiente, é difícil gastar mais de 1 hora com o título.


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Embora a Telltale Games tenha colocado algumas escolhas que estimulem jogar o episódio ao menos duas vezes seguindo caminhos diferentes, a disparidade entre eles se mostra menor do que a vista em "Faith". Isso, somado ao fato de a companhia ter abandonado alguns dos experimentos do capítulo anterior (como as sequências de perseguição), passa a sensação de que estamos lidando com um pedaço meramente intermediário da história, cujo verdadeiro objetivo não é desenvolvê-la plenamente, mas sim preparar um cenário que só será devidamente explorado em algum momento futuro.

Assim, Smoke & Mirrors não traz estímulos suficientes para convencer aqueles que ainda não compraram The Wolf Among Us a investir no título — até o momento, simplesmente não há conteúdo suficiente para justificar a ansiedade pelos próximos lançamentos da série. No entanto, caso você já tenha investido na compra do season pass e já possa acessar o título, não há motivos para não fazê-lo. De qualquer forma, esteja preparado para aguentar mais alguns meses de ansiedade e dúvida caso opte por seguir esse caminho.


Pontos positivos

  1. Trama envolvente
  2. Temas adultos são apresentados de forma competente


Pontos negativos

  1. Alguns bugs gráficos
  2. Ritmo da história pode se tornar cansativo em alguns momentos
  3. Duração bastante breve


Smoke & Mirrors resolve pontas soltas da primeira parte da série e apresenta situações que vão deixar o jogador curioso quanto a seu futuro

Fonte: Bj

2 Comentários

07 Fev, 2014 - 19:28

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8.5

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Comentários

TONY MIG 08 Fev, 2014 11:17 2

só estou esperadno sair todos os 5 episódios para comprar de uma vez, e também esperar as traduções da tribo para esses jogos!!
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chinobistar 07 Fev, 2014 20:23 2

A análise está muito boa, mas discordo dessa parte: "Ritmo da história pode se tornar cansativo em alguns momentos". Na verdade, não achei o episódio 2 nada cansativo. Muito pelo contrário. A cada fala, eu só pensava: "não pode terminar, tem que ter mais coisa". Claro, isso depende de pessoa para pessoa.

Agora, pra quem ainda não começou a jogar, deixo a seguinte mensagem: The Wolf não é exatamente um jogo, é mais como uma história interativa, onde você escolhe o que dizer e as cenas de ação ocorrem em QTE. É semelhante a Indigo Prophecy, Heavy Rain e TWD.