Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar
7.5
Análise de Contrast de IGN

Contrast: Um pouco mais escuro do que a luz



Sobre o jogo

Contrast é um jogo de plataforma / puzzle onde você pode se mover entre um mundo fantástico em 3D e um universo sombrio misterioso em 2D no piscar de olhos. Mergulhar em um mundo de sonhos e surreal dos anos 1920, inspirado no mundo de arte de vaudeville e film noir, e embalado por uma atmosfera de jazz.

Neste universo, onde as fronteiras entre carisma, magia, intriga e engano estão desfocadas, você joga na pele de Dawn, a amiga imaginária de uma jovem garota chamada Didi. Você tem o poder para escapar do mundo de sonhos em 3D para um mundo paralelo 2D interligado. Lançe luz sobre uma história sombria através da manipulação de fontes de luz no mundo 3D para distorcer, ampliar ou esticar o mundo de sombras em 2D. Manipulando e se deslocando entre a luz e a sombra será o elemento chave que ajudará a resolver os muitos quebra-cabeças que irão testar a sua massa cinzenta!


Imagem

Análise do jogo

Eu tenho que dar os créditos à Compulsion Games por situar Contrast na Paris de 1920. A "Cidade Luz" é o cenário ideal para um jogo de plataforma que brinca com as sombras de formas tão interessantes e criativas. Ver um lindo e estilizado mundo a partir da perspectiva de uma amiga imaginária de uma garotinha, dá ao jogo uma qualidade maravilhosa como de um sonho. Contrast nem sempre faz o melhor uso de suas ideias para criar puzzles sempre interessantes, mas quando o faz, é um verdadeiro deleite.



Em meio a mistura entre o 3D e plataforma 2D, Contrast é uma história emocional do pai trapalhão da jovem Didi, tentando alcançar o sucesso e conquistar de volta a mãe dançarina da garotinha. Como? Com acordos arriscados com mafiosos violentos e um ilusionista que viaja pelo mundo. Naturalmente, os adultos são um pouco caracterizados de uma forma vaudevilliana, mas o desempenho de Didi é mais humano e compreensível. Há uma reviravolta um pouco bizarra nos últimos segundos que reduz o deslumbramento infantil de tudo isso, mas chegar ao final não o torna menos encantador. (Não quero dizer que a premissa não seja adequadamente bizarra, para começar.)

Como a amiga imaginária de Didi, você só pode ver as sombras e ouvir as vozes das pessoas reais com quem ela interage, e eles se tornam parte de um "level design" único. Ter o poder de deslizar de um mundo em plataforma de três dimensões, e saltar livremente de sombra em sombra em 2D, abre um leque de possibilidades para puzzles inteligentes. Por exemplo, manipulando fontes de luz para colocar as sombras bem onde elas deveriam estar para alcançar níveis mais elevados, é uma ideia com muito potencial.


Imagem

Exemplos Brilhantes

Algumas vezes, nem sequer notamos. Existem momentos particulamente afetantes quando estamos pulando sobre as sombras dos pais de Didi em em meio a uma discussão, e algumas cenas divertidas que acontecem em um velho parque de diversões quebrado. O controle é muitas vezes complicado, uma vez que um movimento errado pode abruptamente jogá-lo para fora do plano em 2D. Não há penalidades em cair para a morte, embora isso torne a experimentação o "resumo da ópera". Portanto o jogo apenas insinua o que um complexo mundo de saltos entre plataformas 3D e 2D poderia ser. Me senti como se muitas das técnicas que aprendi em puzzles anteriores nunca tivessem sido expandidas.

O destaque fica para a excelente parte em que em um circo você joga como uma princesa que deve continuamente salvar seu incompetente salvador numa peça de teatro com marionetes narrada pelo pai de Didi. É um conceito inteligente que poderia ter mantido seu próprio estilo à la Limbo como plataforma 2D, mas que infelizmente acabou muito rápido.




O jogo com as sombras de Contrast é encantador, mas o feitiço é quebrado em meio aos cerca de cinco horas de gameplay, quando os enigmas começam a se focar em ideias clichê como a de mover caixas em botões para manter portas abertas. Digo, qual é, ao menos coloque um coração na caixa. Próximo da belíssima experiência de saltar das sombras dos cavalos de um carrocel giratório, ter que carregar caixas do "ponto A" para o "ponto B" te faz sentir muito pedestre. Infelizmente, foi aí que senti que passei a maior parte do meu tempo no jogo.

Pegar caixas é também onde Contrast apresenta seus maiores bugs, e eu frequentemente fiquei preso em um manequim ao tentar pegar ou interagir com os objetos. Em um certo ponto, uma caixa que eu deixei cair em um buraco muitas vezes, se recusou a reaparecer, e eu tive que reiniciar todo o nível.


Imagem

É difícil dizer se Contrast é mais bonito quando jogado em suas silhuetas minimalistas ou correndo em volta de um mundo totalmente em 3D, mas ele nunca se parece com algo "comum". No PC e no PS4, as texturas das ruas de pedra possuem uma forma atraente ao brilhar na luz do luar, e a iluminação do cenário é muitas vezes impressionante.

A animação das sombras dos adultos é expressiva, mas um pouco dura, e seus modelos são estranhamente desproporcionais (todos eles têm enormes mãos). Isso é um detalhe menor, mas muito mais grave são as quedas de framerate surpreendentes no PS4, particularmente nos ambientes ao ar livre. Isso ficou especialmente evidente enquanto eu vagava pelas ruas das áreas semi-abertas desejando ter um mapa para me guiar ao meu próximo objetivo. Contrast é atraente, mas não ao ponto de fazer um console recém lançado trabalhar desta forma.

O Veredito

Contrast é um jogo cheio de coração, beleza, e pelo menos alguns excelentes puzzles. Tem seu ponto mais forte quando casa sua comovente história com sua jogatina em plataforma, e seu ponto mais fraco quando se trata de movimentação de caixas, mas raramente passa muito tempo sem nos mostrar algo que vale a pena jogar.


Contrast foi totalmente localizado para o Português do Brasil (textos e imagens) por membros da Tribo Gamer em parceria com o site Nuuvem, onde pode ser adquirido ao clicar neste link.

Fontes: IGN, Nuuvem e Tribo Gamer

Fonte:

18 Comentários

17 Nov, 2013 - 20:17

3077 Views

7.5

Como você avalia o Contrast?

0
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Escrever Análise

Comentários

andrech116 12 Jan, 2014 16:19 0

amigo do forum... gostaria de saber se o jogo tem save pois joguei um pouco quando iniciei de novo tive que voltar ao inicio. se puderem me ajudar eu agradeço.

cyberkid 19 Nov, 2013 09:51 0

umapena que nao funcionou comigo,o jogo não aceitou minha geforce 210 1gb,pretendo atualizar meu pc ano que vem quem abe eu jogue

Carnivale25 18 Nov, 2013 16:07 0

Parabéns Tribo ô/

borges21 18 Nov, 2013 09:49 0

https://www.change.org/petitions/namco-bandai-launch-a-version-of-tekken-for-pc

llmc71 18 Nov, 2013 08:56 1

Com essa iniciativa da Tribo, as traduções brasileiras atingem um novo patamar na história dos games. Seria bacana que alguém contasse como aconteceu para não passar batido,

Parabéns a vocês, Tribo Gamer.

Luchta 18 Nov, 2013 01:57 0

O jogo é ótimo adquiri logo na pré venda, fico feliz do pessoal da Tribo Gamer ter ajudado na tradução, realmente estão de parabéns.

Ecthelion 18 Nov, 2013 01:01 3

Sim, fomos nos que traduzimos o jogo que por sinal ficou muito bom.

alipas 18 Nov, 2013 00:47 0

Gostei do game, porém ele é muito curto. Quando estava ficando bom acabou. Agora uma pergunta: de onde tiraram que a tradução para português foi feita pela Tribo Gamer? Não reparei nenhuma menção sobre isso no jogo e ele já veio com a tradução..
Obs.: Sou fã da Tribo Gamer!

marlucio 18 Nov, 2013 00:20 0

Muito bom o jogo. Pena que é tão pequeno... Zerei muito rápido eu apenas tá vó testando, quando fui ver já acabou!! Mais é muito louco!!!

f_santos 17 Nov, 2013 23:56 0

escreveu:ventura_20 | 17/11/2013 (22:54)
a tradução só pode ser acessado pelo link da nuuvem???

não, eu comprei o jogo pelo Steam e o jogo já veio traduzido desde o inicio na verdade eu nem sabia que a tradução teria algo a ver com a Tribo/Nuuvem...

Filth_Viper 17 Nov, 2013 23:06 0

Comprei o meu na Steam e pra minha surpresa veio localizado. Parabens Tribo!!!! e Sucesso pra vcs, é gratificante ver q o trabalho de vcs começa ser reconhecido lá fora (ex. The Witche 2, Outlast)

ventura_20 17 Nov, 2013 22:54 -1

a tradução só pode ser acessado pelo link da nuuvem???